Como melhorar meu alcoolismo?

Feita por >vivi · 14 dez 2021 Alcoolismo

ta começando a atrapalhar a minha vida, cheguei bebada no trabalho, chamei meu chefe de mano.
preciso de ajuda! eu consigo parar sozinha? tentar diminuir meu consumo de alcool já resolve? tenho q parar de vez?
só consigo me divertir se eu beber!

A melhor resposta 29 DEZ 2021

Olá Vivi! Muito bom o seu relato, pois é uma queixa que parece comum, mas sub notificada. O vício se caracteriza por:
- Falta de controle sobre a quantidade a ser ingerida;
- Dependência;
- Frequência;
- Sintomas de abstinência;
- Prejuízo biopsicossocial.
Você relatou que já começa a apresentar prejuízos na vida social e que só consegue se divertir se beber (dependência). Mas por que só consegue se divertir se beber? O que a bebida te traz e que lacunas ela preenche (falta de assunto, falta de uma atividade mais prazerosa, ansiedade social, acredita ficar mais interessante bebendo e as outras pessoas menos chatas)?
Cuidado! O vício tem mais força para se consolidar quando você insiste em uma rotina vazia e amizades superficiais, que nem sequer conhecem ou apreciam sua versão sóbria.
É possível parar sozinha? Sim e não. Isso é extremamente individual. Algumas pessoas conseguem e outras precisam de uma ajuda a mais, inclusive com acompanhamento multiprofissional. Não é vergonha nenhuma buscar ajuda para superar alguma dificuldade, e sim demonstração de força e autocuidado.
Se precisar, busque atendimento no AA (Alcoólicos Anônimos); CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas); Clínicas de recuperação; Universidades que possuem atendimento médico e psicológico gratuito na sua região e conte conosco também.

Cordialmente,
Pâmela CJ Fernandes

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

20 JAN 2022

Vivi vc pode procurar o alcoólicos anônimos já q esse vicio está atrapalhando sua vida.
Um dia de cada vez.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

20 DEZ 2021

Olá! Que bom que já reconheceu que isso está prejudicando sua vida.
Para tratamento do alcoolismo é necessário buscar ajuda profissional.
Fazer isso sozinha é muito difícil. Imagino que se fosse fácil, já teria começado a fazer por conta própria. Você pode encontrar formas de se divertir que não seja usando bebida alcóolica.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

19 DEZ 2021

Olá Vivi.

Li seu relato com muita atenção. Você trás ao nosso conhecimento que percebe que tem bebido um tanto a mais...a ponto de chamar seu chefe de "mano"... você nos pede ajuda...tem dúvidas se consegue parar sozinha...ou se consegue diminuir...se indaga quanto a parar de vez, no entanto, é um ponto ruim, visto que você só se sente se divertido se estiver bebendo....

Que bom que você consegue falar sobre isso...Com isso, acredite, a ajuda pode ser muito melhor...
Baseando-me pelo seu relato, e pelo título, entendo que há dúvidas sobre o seu próprio potencial em lidar com seu hábito de beber....vontade para diminuir....vontade para parar de uma vez...e será possível isso na sua vida...gostaria de ter uma resposta pronta para te dar. É verdade, algumas pessoas fazem isso com facilidade, outras não...me refiro aqui, as duas condições que você estabeleceu....parar de vez ou diminuir...

Penso que você trilha um caminho positivo, e encontrará uma maneira de melhor guiar a sua vida...
Já pensou em ter uma imersão em sua vida a partir de psicoterapia?

Um grande abraço,
Hugo Henrique Carvalho de Souza

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

17 DEZ 2021

Oi Vivi!
Tem que compreender por que está bebendo, o que te leva a beber.
Te convido a fazer Psicoterapia para compreender muitas realidades que podem estar acontecendo contigo, inclusive obsessão.
Precisa tomar consciência disso.
Não basta diminuir, não vai conseguir diminuir, muito menos parar sem conhecer as razões por que está acontecendo isso.
Abraços

5817 respostas

16 DEZ 2021

Olha, confesso que ri tanto do seu 'melhorar meu alcoolismo' quanto do seu 'chamei meu chefe de mano' hahahaaha. Mas olha, o alcoolista nem sempre é aquele que bebe todo dia. Há um problema a ser tratado em pelo menos 3 situações: quando você percebe que quando começa a beber não consegue mais parar até ficar bêbada e se arrepender depois; quando começa a se tornar um problema em outros campos da sua vida (como está acontecendo agora com você); quando o álcool deixa de se tornar um meio para facilitar o relacionamento interpessoal e se torna uma droga de uso solitário, que te afasta do relacionamento com os outros. No seu caso, tente diminuir o consumo, ou parar de tomar destilados, ou tentar fazer o consumo de forma mais responsável. Caso você veja que não consegue parar, aí é o caso de pedir ajuda: CAPS AD é uma saída, Alcoólicos Anônimos, internação em hospital, enfim. Caso queira uma terapia pra te auxiliar neste processo, conte comigo, um abraço!

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

15 DEZ 2021

Olá Vivi! Que bom que você está perguntando! A resposta é individual; é da história, rotina, demanda e personalidade de cada pessoa. A maior parte experimenta dificuldades para lidar sozinhas. Sugiro que você veja nossos perfis, escolha um de nós, e venha para uma caminhada científica no sentido de compreender a função do álcool para você, a história desse convívio, teus elementos de personalidade, possibilidades, potenciais, metas e objetivos.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

15 DEZ 2021

Ola!!que bom que reconhece o problema. Precisa de ajuda faça terapia e procure o grupo AA o mais rápido possível.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo