Meu namorado usa cocaína. Não sei como ajuda-ló

Feita por >umaesposadesesperada · 6 jun 2022 Drogas

Olá, bom dia! Tenho um relacionamento de 1 ano e 4 meses, moramos juntos há 10 meses. Quando descobri que ele usava droga estávamos há 2 meses juntos, porém eu já estava muito envolvida com ele, decidi tentar ajuda-lo e n ir embora. Ele melhorou, o nariz dele melhorou, conseguimos ficar em paz. Agora, parece que voltou, já tem 1 mês e meio, o nariz dele voltou a ficar ruim, encontrei embalagens da droga nas coisas dele e ao confronta-lo ele não disse que sim e nem que não, ele meio que quis dizer que aquilo n era nada. Mas vejo traços de cocaína nas roupas dele, nos cartões, o nariz dele vive escorrendo sendo que nem gripado ele está. Eu estou bem preocupada, ele se isola mesmo em casa, fuma muito cigarro, fica sozinho na varanda jogando o jogo dele, vai muito ao banheiro (acho que nessa hora ele usa), eu não sei mais o que fazer, eu estou muito preocupada com ele, amo ele e jamais queria vê-lo nessa situação. Antes ele usava com o auxílio do álcool, agora ele nem precisa mais do álcool para usar. Às vezes ele sente uma dor de cabeça muito forte, tem tremores, palpitação, não quero que aconteça nada com ele. Falei para ele que iria pagar uma sessão com a psicóloga para ele ver como que é, ele aceitou isso me deixou muito feliz, espero que ele fique bem logo!

A melhor resposta 7 JUN 2022

Antes de tudo, precisa perguntar-se qual a necessidade tua de estar se relacionando com esse tipo de pessoa. Qual a tua dependência, qual a tua carência e solucionar isso em você mesma.
Se você está se relacionando um drogado é porque você também está viciada e precisa estar com ele. Então, resolva isso dentro de você, faça Psicoterapia para poder enxergar o que não está percebendo.
Precisa dar-se conta das escolhas que você está fazendo. É isso que você quer?
Qual o ganho que você tem? Aplausos? Ser cuidadora e sofrer junto?
Se for isso o que você escolhe, está tudo bem e nada se pode fazer.
Mas se você quiser saber porque isso está acontecendo contigo, quais as correções que deve fazer em sua vida, aí a Psicoterapia é a saída para você e pode servir para o seu namorado também.
O teu namorado... ele não precisa de uma sessão com a psicóloga. Ele PRECISA FAZER PSICOTERAPIA
PRECISA encontrar o motivo de ele necessitar tomar droga para ser.... o que ele pretende com a droga? Ele quer alguma coisa só que procura num caminho errado.
Consciente disso, precisa dar a liberdade para ele decidir: ou se cura, faz Psicoterapia e se resolve ou fica sozinho... deixa ele.
A vida é uma liberdade e uma escolha! A vida é uma ciência exata: ou você a vive como ela é ou ela te mata!

5817 respostas

7 JUN 2022

Olá,
vejo que você gosta muito dele e está empenhada em ajudá-lo. Esse tipo de situação toma muito da nossa energia, ainda mais quando é com alguém que mora junto, então, se possível, converse com familiares dele ou amigos de confiança e explique a situação, não coloque todo o peso do cuidado sobre você! Ter proposto a consulta com uma psicóloga foi bom e ainda melhor ele ter aceitado. Avalie o quanto você se dispõe a estar nessa situação, pois devemos estar bem com nós mesmos para que possamos cuidar de outras pessoas.

Um abraço.

Psicóloga Mara Dias Psicólogo em Porto Alegre

48 respostas

7 JUN 2022

Olá! Primeiramente quero lhe parabenizar por procurar ajuda, reconhecer que está passando por um problema/dificuldade e ir em busca de “soluções” é o primeiro passo. Vejo seu empenho em querer ajudá-lo, mas é preciso o empenho dele próprio, o maior responsável por essa mudança é ele, você só consegue ir até certo ponto. Cuidado para que essa sua ajuda não se torne algo demais para você. Busque evidências se ele de fato quer melhorar, se ele está fazendo algo e se esforçando para mudar isso que tanto lhe incomoda, se não ? Vale a pena para você continuar dentro de um relacionamento com essas características? Quais os seus limites para está dentro de uma relação ? Será que eles estão claros para você ? Até onde posso ir pela pessoa que amo? . Estou à disposição para ajudá-los. Abraço acolhedor

Deysiane Tereza da Silva Psicólogo em João Pessoa

4 respostas

7 JUN 2022

Olá Umaesposadeseperada! Obrigado por escrever. A resposta poderá parecer, a princípio insensível, mas deve te gerar reflexão:
- Relacionamento de um ano e quatro meses , com dez meses morando juntos, embora não tenhamos a idade dele, é muito menor do que o contínuo namoro dele com a cocaína e o álcool. Ela não namora, em primeiro lugar, exatamente você, ele namora, antes e mais a cocaína. Você não namora a si mesma, namora muito mais a aproximação de outro, sem conhecer.
Uma sessão com psicólogo, nesses casos, não contribui. São necessárias dezenas, desde que seja vontade espontânea dele.
É verdade: você está desesperada porque não está amando a si mesma, nem colocando sua essência no centro das coisas.
Essas dezenas de sessões científicas com psicólogo, muito bem, podem se aplicar a você.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão ativas. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" gostam é de dinheiro, são atores, falsos, opositores do conhecimento - preste atenção.
Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças. Use máscara, mantenha distanciamento, elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.