Como lidar com uma mãe que é extremamente nervosa?

Feita por >juliana · 9 fev 2015 Terapia familiar

Tenho sérios problemas com minha mãe, ela é totalmente de um gênio forte e agressivo nas palavras. Não pensa para falar, ainda mais se for comigo, a filha dela. Para ''ajudar'' também sou um pouco estressada, e sempre brigamos por nada, até mesmo quando eu fico quieta em varias brigas. Como faço pra lidar com ela até o dia que eu sair de casa?

A melhor resposta 10 FEV 2015

Você precisa se poupar, correr o menor risco possível de ser atingida. Como? Afaste-se, mantenha distância,fale o mínimo possível, procure ser paciente, nunca discuta. Ela deveria fazer terapia, porém...Enfim, se proteja. É isso.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

12 FEV 2015

Oi Juliana! Em primeiro lugar é importante que vocês descubram o que dispara esses desentendimentos. O mais importante não é saber quem tem a razão, pois tal questão é relativa, mas sim pensar no que gera esses momentos entre vocês. Muitas vezes dificuldades mal resolvidas do passado e mágoas que se acumulam ao longo dos anos podem devastar um relacionamento entre mãe e filha, se não receberem o devido valor e tratamento. Por isso é necessário cuidar deste vínculo tão delicado e para isso um trabalho de fortalecimento da sua estrutura emocional pode ser de grande ajuda. Não se feche, não tenha medo de pedir ajuda. Um profissional que pense junto é a melhor saída.

11 FEV 2015

Oi Juliana. Essa tensão diária é bastante prejudicial a ambas. É importante que você perceba que todos nós temos limites e dificuldades a serem superadas. Ajudará muito se você conseguir ouvi-la... acolher o que de importante tem para você repensar, ponderar e descartar o que for dela e não fizer sentido para você.
Lembre-se que cada pessoa está num nível de desenvolvimento pessoal, às vezes mais maduro do que nós e o inverso também é verdadeiro. Abraço.

11 FEV 2015

É importante que busquem ajuda de um profissional da área, para mãe e filha lidarem com esses conflitos. Ou se for necessário, busque um atendimento individual.

11 FEV 2015

Supostamente ela tenha esse comportamento explosivo por ainda não ter conseguido aprender moderar sua maneira de expressar suas emoções.
Bem, tenta evitar contra-atacar, evite não jogar mais combustível. Se possível, tenta encontrar alguma coisa que ela tenha razão e fale de forma razoável sobre o assunto, assim, poderá entender que se você estivesse no lugar dela talvez sentisse o mesmo. Outra forma de beneficiar as duas a resolver esse conflito seria uma terapia individual ou familiar.

Psicóloga Adelia de Jesus Psicólogo em Mogi das Cruzes

17 respostas

10 FEV 2015

Prezada Juliana, existem padrões de relacionamento, que se repetem, por razões inconscientes. Normalmente, aquilo que nos queixamos do outro, pode, também, existir e estar em nós. Sabemos que o conflito da mulher com a mãe, guardam questões, as quais cada um lida de uma maneira muito peculiar. Assim, o trabalho com um psicanalista pode contribuir no sentido de levá-la a se indagar sobre essa relação ruim, que pode se refletir em outros universos amorosos, como em um namoro ou casamento. Vale a pena investir em um tratamento psicanalítico, se essa situação lhe incomoda.

Janilton G. de Souza Psicólogo em Varginha

4 respostas

10 FEV 2015

Boa tarde Juliana, é preciso entender os pontos de partida destas brigas, as causas, o que levam vocês a tanto. Entender o problema é um ótimo ponto de partida para resolvê-lo e saber quem realmente está ou não com a razão e os pontos que podem ser evitados... dias estressantes, problemas sociais e financeiros, autoestima, tudo isso são fatores externos que sem os devidos cuidados, provocam reações adversas.

Clínica Popular de Água Fria Psicólogo em Recife

7 respostas

10 FEV 2015

Juliana, acredito que vocês duas e talvez outras pessoas que dividem o mesmo espaço do lar devam procurar um profissional para a Terapia Familiar. O objetivo é que cada um dos membros da família perceba quais as atitudes que estão desencadeando reações negativas para o relacionamento. Por isto a importância de um profissional habilitado nesta área que poderá contribuir no processo de mudanças necessárias para o melhor relacionamento familiar, em especial o seu e de sua mãe.

Edna Sandra Rocha Psicóloga Psicólogo em Bombinhas

29 respostas

10 FEV 2015

Olá Juliana!
A situação não está fácil para nenhuma das duas, é estressante viver em um ambiente conflituoso. Acredito que, como em muitas famílias, com vocês tem algumas questões não resolvidas, e que somente através do processo psicoterapêutico serão desvendadas, e em conjunto, descaracterizadas. A terapia pode ser com as duas, ou individualmente. Se é você que não está suportando a situação, a terapia poderá ser realizada somente com você. Os resultados vão te surpreender e você vai aprender a lidar com a situação o tempo necessário.
Uma triagem esclarecerá e direcionará o psicólogo nos procedimentos. Deus te abençoe.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

10 FEV 2015

Se vocÊ já conhece o jeito dela, o ideal é que evite situações de conflitos, previnindo o surgimento de possíveis brigas, porém como o relacionamento depende da mudança e cooperação de ambas as partes pode ser que mesmo assim ela queira tirar satisfação, mas ninguem briga sozinho, então evite as discussões no momento em que uma das duas ou ambas estiverem alteradas, aprenda a respeitar a opinião do outro e procure melhorar a comunicação e o diálogo entre vocês. Na maioria dos casos as discussões acontecem porque não aceitamos o jeito do outro ser e agir e queremos que ele aja a nossa maneira. Lembrando que você não precisa concordar com as atitudes, falas e pensamentos dela, mas tem que aceitar.

Melissa Stefanie Brandino Psicólogo em Limeira

10 respostas

10 FEV 2015

Juliana, o caso relatado por você é bastante comum entre mães e filhas, porém como é uma coisa que te incomoda bastante, sugiro que procurem acompanhamento psicológico a fim de melhorarem a comunicação entre vocês. Fica a seu critério sobre uma terapia familiar ou individual, mas seria interessante que as duas entrassem em processo terapêutico, que ela também aceitasse. Primeiramente uma conversa franca acho que poderia ajudar neste sentido.

Att,
Monica Soares

Mônica Soares Psicólogo em Recife

9 respostas

10 FEV 2015

Olá Juliana! De fato a nossa capacidade de mudar o outro é mínima, por isso o foco recai sempre em nós. O que podemos fazer para nós mesmas para ser menos afetada psiquicamente pelo comportamento dos outros? E assim então podemos iniciar mapeando os gatilhos que disparam os conflitos para buscar novas formas de lidar, já que as usadas até então não rem funcionado. Perceba que uma mãe neevosa com filha estressada é um barril de pólvora prestes a explodir. Procure buscar terapia e fazer algumas leituras de técnicas e exercícios para minimizar o estresse e controlar a resposta impulsiva. Uma boa prática são os exercícios respiratórios que podem lhe ajudar a conter um pouco mais o impulso e assim, talvez, alterar o fluxo da relação de vocês. Vale a pena investir, afinal é sua mãe!

Ana Cristina Botelho - Psicóloga Psicólogo em Salvador

3 respostas

9 FEV 2015

Uma boa maneira de vocês duas melhorarem a comunicação e aprenderem a lidar uma com a outra é a terapia de família, ela pode beneficiar vocês duas. Você também pode buscar atendimento individual, mesmo sem modificar os comportamentos da sua mãe, com a terapia individual você pode focar nas coisas que você tem controle, que dizem respeito a você. Mesmo com modificações apenas nas suas formas de reagir é possível obter bons resultados no relacionamento com a sua mãe.

Priscila Nadaletti Rech Psicólogo em Florianópolis