Mãe narcisista, como lidar com isso?

Feita por >Carol · 21 abr 2020 Terapia familiar

Eu tenho 27 anos e infelizmente, por motivos alheios a minha vontade, ainda moro com minha mãe, ela é uma mãe narcisista e que desde que eu me lembro sempre me diminuiu, tive problemas quando adolescente na escola e sempre ouvi que era incapaz e que nunca me esforçava mesmo me esforçando bastante e me sentindo muito mal por isso, ela nunca pareceu se importar com meus sentimentos (em nenhum momento da vida)...

O problema é que ela nunca aceita as coisas que não são as que ela quer e quer impor suas vontades, a uns 4 anos foi diagnosticada com ansiedade (e culpou minha irmã mais velha por isso), desde então usa da desculpa de estar "nervosa" sempre que algo não sai da forma que ela quer. Eu tenho um namorado a 5 anos e desde então passo os fianis de semana com ele, ainda não moramos juntos nem casamos por questões financeiras mas isso é o que me faz "respirar" um pouco .

Por mais forte que me sinta, afinal ao longo dos anos tive de aprender sozinha como lidar com tudo, eu me incomodo demais com algumas coisas, acabo perdendo um pouco a paciência e sei que isso só faz mal a mim. Como disse nunca tive nenhum orientação profissional sobre esse tipo de assunto e nem posso contar com família para isso.

A melhor resposta 22 ABR 2020

Olá Carol! Grato por participar. A capacidade de adaptação do ser humano é imensa. Veremos isso acontecer na caminhada em busca de lidar com a Covid-19. Aos vinte e sete anos, você pode construir caminhos para você. Cuidado para não trocar a dependência da mãe pela dependência do namorado. Nenhuma pessoa pode nos diminuir, sem que aceitemos isso. Lute, valorize-se: cada ser humano é único, com enormes potenciais. Narcisismo, ainda que não especificado por você, tem uma infinidade de formas, é uma força que acompanha as pessoas, com construções individuais, que tem seu lado necessário para a sobrevivência. Como será que se pode visualizar o seu narcisismo? Será muito importante você consolidar a ideia de que, além de um poder enorme de adaptação, você conta com a necessidade e responsabilidade de organizar em si mesma, a centralidade de sua vida, limitações e possibilidades. Para tanto, será importante você poder contar com o apoio técnico-científico de um psicólogo. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia o mínimo possível de casa). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8689 respostas

23 ABR 2020

Olá Carol
Como você disse que nunca recebeu orientação profissional, seria muito bom fazer psicoterapia, assim você poderá melhorar a sua forma de entender os comportamentos e pensamentos que tem diante das situações que você relatou.
Você também comenta, que sua mãe foi diagnosticada com ansiedade. Saiba que a Terapia Cognitiva Comportamental, que é uma atuação da psicologia, tem comprovação científica que poderá diminuir a ansiedade daqueles que utilizam deste tipo de terapia, mas para isso é necessário que o paciente tenha interesse e se disponha a fazer o que for necessário para melhorar sua ansiedade.
Fico a disposição, Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo