Como lidar com uma mãe controladora

Feita por >Samira · 8 jul 2022 Terapia familiar

Olá meu nome é Samira, tenho 20 anos e de uns tempos pra cá tudo tem ficado muito difícil aqui em casa, namoro a 1 ano e 1 mês e desde então minha mãe não aceita o meu relacionamento, fala que meu namorado não é o homem ideal pra mim. Estou a 1 mês sem ver meu namorado por que ela me proibiu de ve-lo depois de hackear meu celular e pegar mensagens minhas com meu namorado falando sobre o que ela acha a respeito dele, ela sempre falou muito mal dele pra mim, e depois que meu namorado ficou sabendo das coisas que ela disse sobre ele, ele resolveu se impor sobre suas criticas e nisso me proibiu de ve-lo, ela fala que não aprova esse namoro e que é pra mim me afastar dele, sendo que ele nunca faltou com respeito com ela, sempre a tratou muito bem, quando tento conversar com ela e até mesmo perguntar se eu posso visita-lo sempre acaba em discussão, me agride em palavras e fala que sou ingrata, tenho depressão e ansiedade e ela até me falou um dia que isso é frescura. Essa situação toda tá acabando comigo e eu não sei o que fazer, pois conversar não adianta queria sair de casa, ir morar com o meu namorado porém ela não quer deixar de jeito nenhum e quando eu falo sobre sair de casa, até esconder as chaves ela esconde pra que eu não saia de casa.

A melhor resposta 9 JUL 2022

Olá, Samira
Eu sinto muito que você esteja passando por isso. Nosso trabalho aqui acaba ficando um pouco limitado, uma vez que o "causador" da situação é um fator ao qual você não tem o menor controle. Diante disso, talvez o melhor a ser feito seja seguir teu caminho, da melhor forma que acha ser possível, mesmo que esse caminho se afaste do dela.
Busque um profissional que te ajude a entrar num processo de terapia para elaborar sobre as consequências desse evento para ti (imagino que conviver com uma mãe que te limite deve ter várias consequências de aprendizado em tua vida, como talvez possíveis danos a autoestima, por exemplo) e também se fortalecer para seguir a diante. Essa última tarefa pode ser bem difícil nesse contexto, por isso sugiro fortalecer tua rede de apoio (namorado, amigos, outras pessoas da familia e um psicólogo), assim esse peso pode ser suportado com um pouco mais de leveza.
Boa sorte no teu caminho, torço para que você consiga ser feliz
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

8 AGO 2022

Oi Samira,
Uma mãe não resolvida sempre procura se compensar nas filhas, nos filhos...
Não espere que ela facilite a tua vida; primeiro precisa cortar o cordão umbilical psicológico com ela;
De agora em diante, cove deve ser pai e mãe de ti mesma, ela pode ser amiga tua.
está deve ser uma conquista tua e muitas vezes, como não se pode fazer omelete sem quebrar os ovos, precisa se impor.
Porém, qual é o seu nível de dependência com ela? Emocional? Financeira? As duas? Nenhuma?
Quanto mais autônoma, melhor! Ela sempre vai procurar te impedir fazer as coisas, as vezes são ousadias que voce tem e ela não teve.
Voce não nasceu para ser submissa a ela; nasceu para ser feliz, para se realizar como pessoa, como mulher, como profissional.
Samira, se precisar, faça psicoterapia para se garantir, para não sucumbir, para vencer.
Abraços

5817 respostas

11 JUL 2022

Olá Samira! Obrigado por escrever. Nunca podemos perder de vista que nossas mães e pais, com seus erros e acertos, coerências e incoerências, querem o bem da gente. Também não podemos esquecer que precisamos gradativamente assumir posições e pagar os preço delas. Há situações de preço extremamente alto, as vezes, impagável, como, por exemplo, gravidez e AIDS. Você não falou os fundamentos da tua mãe. Você diz ter depressão e ansiedade. Tais quadros, quando consistentes, faz as pessoas verem as coisas de forma distorcidas. É preciso cuidado.
A ação mais amadurecedora será você ver nossos perfis, escolher um de nós, psicólogos, e contar com assessoria profissional para aprofundar entendimento das coisas e escolha das melhores ações, com os menores riscos. Há ex-namorado, não há ex-mãe.
Seja prudente.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos: "líderes religiosos" são atores, falsos, querem é dinheiro, são comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde.)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome a máscara, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8607 respostas

10 JUL 2022

Olá Samira.
Tem situações em que os pais tem razão, em outros não. Procure entender as razões dela e analise com calma o que ela está dizendo, avalie os prós e contras do que ela diz. Por outro lado, ela pode apenas estar com medo e ansiedade sobre sua relação, se for isso, é necessário ter inteligência emocional para lidar com sua mãe.
Sair de casa para evitar um problema é encontrar outros problemas depois. A melhor forma de enfrentar uma situação é se perguntar: Como eu posso resolver isso? Buscar a resposta e ter ação para isso.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo