Como lidar com a exaustão de viver?

Feita por >Lia · 26 mar 2024 Abordagem psicológica

Tenho 27 anos, faço 28 em alguns dias e já estou farta da vida. Tive uma vida complicada, pais separados, pai acoolatra e falecido por causa disso, mãe com várias questões ( mas é uma mulher incrível, que sempre foi capaz de seguir em frente sem deixar ninguém na mão), família com vários problemas serissimos e um ou outro abuso na infância para fechar o combo. Não gosto da minha aparência, costumo dizer que pareço a cruza de uma coisa com um troço que deu errado, sou gorda, baixinha e com as proporções todas erradas. Sou pobre, odeio ser pobre odeio de verdade. Estou prestes a me graduar em um bom curso. Sempre fui bem nos estudos. Mas Simplesmente já não aguento mais. Não tenho mais alegria na vida, nada, nada mesmo. Não tenho prazer em nada. Mesmo nas coisas que antes eu gostava. E o pior, sou preguiçosa, não gosto de trabalhar, estou sempre desanimada, quero apenas estar no meu quarto dormindo ou viajando, sonhando em estar em um lugar melhor. Tenho feito isso com muita frequência, e tenho dificuldades de me concentrar no mundo real. Tenho pensado em acabar com a minha vida, já tenho um plano. Se não consigo ser produtiva e útil, se não gosto de trabalhar e não aceito ser um fardo para os outros, acredito que essa seja a melhor solução. Estou bem cansada e não sei por quanto tempo vou conseguir manter essa fachada para todo mundo.

A melhor resposta 2 ABR 2024

Olá, Lia!

Muitas vezes é quando estamos mais desesperançados, sem ver perspectiva de um futuro melhor, que surgem oportunidades inesperadas para futuros melhores. O fato de você estar escrevendo aqui é um importante passo nesse sentido, cada passo por menor que pareça é importante para alcançar uma vida melhor. E para que este passo tenho um efeito ainda maior é importante dar um novo passo.

Diante de tanta tristeza e angústia pode ser difícil para você perceber nesse momento que existe sim esse caminho, esses passos, que levam a uma melhor qualidade de vida. Por isso, é importante que busque um profissional de saúde mental para explorar as razões por trás desses sentimentos e desenvolver estratégias para lidar com eles.

Entendo que pode parecer que não há mais sentido para nada e que a vida se tornou uma luta constante. A falta de entusiasmo com trabalho, dificuldades financeiras e a sensação de que nada faz sentido podem ser fontes de grande sofrimento, mas há recursos e apoio disponíveis para ajudá-la a encontrar esperança, a encontrar o caminho para um futuro melhor.

Você pode lidar com esses sentimentos de desesperança e angústia com o tempo e apoio adequado. Você não está sozinha e há esperança e ajuda disponíveis para você. Desejo o melhor para você e que encontre a esperança e a força que está dentro de você para construir seu futuro cheio de possibilidades.

Busque um psicólogo que te passe confiança para compartilhar esse processo e para ter o auxílio necessário nesse momento de tanta angústia. Precisando conversar, fico à disposição.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraço, Lia!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

HOJE, 2 MAI 2024

Olá, pelo seu relato você tem uma história de vida complexa e com muitos desafios. Sugiro que busque ajuda de um profissional urgente para ressignificar as questões da sua vida que a impede de enxergar o seu potencial. Todos nós temos a capacidade de superação, só precisamos nos dá a oportunidade de trabalhar as coisas que nos incomodam e buscar ferramentas para mudar o que é possível mudar e ressignificar o que não é possível. Não desista de você. Você não precisa passar por este processo sozinhas, nós profissionais, podemos ajudá-la. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode ajudá-la neste processo, abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

3 ABR 2024

Bom dia, Lia! Obrigado por escrever. Você escreveu aqui porque quer modificar as coisas. Apresente, em seu texto, consciência de que precisa modificar. Nunca se esqueça de que nos sentimos desanimados, porque vislumbramos ficar animados; nos sentimos cansados porque temos a dimensão do descanso; queremos viajar porque o há a referência do voltar. Ir bem nos estudos permite muitas luzes abertas no final do túnel. Persista em olhar para isso.
Além disso, com mente aberta, disciplina e persistência, procure por um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8637 respostas

3 ABR 2024

Seu traço predominante de personalidade é o traço oral, que é muito de sentir as coisas, é sensível, gosta de conforto mas sem muito esforço. A boa noticia é que todos temos cinco traços na mente e podemos fazer acordos com eles para vivermos bem. Você deve ser falante, comunicativa, emotiva, gosta dos prazeres e quer no fundo ser cuidada sim. Não precisa manter fachada de nada, vem buscar se conhecer melhor e deixar o passado lá no lugar dele, você é quem faz sua história. O seu brilho e beleza estão aí dentro de você, pelo visto você também parece ser alguém bem franca mas que de repente tantas coisas ruins te fizeram ficar mais na sua e engolir muita coisa. Talvez até isso do peso seja reflexo do quanto que você suporta, guarda, e vai acumulando, talvez precise falar mais de si, do que sente, quer viver , independente das falas do mundo. Vem te conhecer de modo mais profundo e fazer as pazes consigo mesma, mudar seu destino e fazer valer a pena!!! Agenda um horário!
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

2 ABR 2024

Olá, Lia, espero encontrá-la bem.
É exatamente quando tudo parece sem solução e estamos sem energia para seguir em frente que precisamos buscar ajuda - e tu estás aqui. Este é um primeiro e muito importante passo. Contudo, é necessário que este passo seja seguido de outro e outro e outro, e por assim em diante. Existe algo de muito especial na persistência - cedo ou tarde, passamos a reconhecer a nossa própria força.
Contudo, é importante aceitarmos ajuda e ver a ajuda como parte da nossa determinação em termos uma vida feliz e realizada. Sim, é possível para ti.
Aqui tu encontrarás psicólogos e psicólogas aptas para te ajudar, incluindo eu. Sendo assim, estou à disposição para auxiliá-la neste momento tão crucial que, se me permite, será uma virada de chave na tua vida.

Abraço,
Lourenço Torresini
CRP-08/31556

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba