Como falar sobre sexo para criança de 8 anos?

Feita por >Gaby · 3 mai 2022 Psicologia infantil

Minha filha de 8 anos pesquisou na internet sobre transar e chamou uma amiguinha para brincar de transar, estou sem saber como agir sei que nessa fase a criança tem curiosidade, mas não sei como conversar com ela

A melhor resposta 11 MAI 2022

OIá Gaby! Tudo bem? Como você disse, nessa fase realmente existe curiosidade para essas questões e outras diversas. Você deu o primeiro passo para ajuda-la nessa fase, que é tentar compreender como conversar sobre o assunto. Primeiro, é importante vocês manterem uma relação aberta, transparente e sobretudo, com muito afeto. Tente compreender de onde surgiu essa curiosidade e pergunta-la o que ela acha que é. A partir daí, explique para ela o que é em termos que ela compreenda. É importante sempre pontuar que isso é algo que adultos fazem. Existem diversos materiais sobre educação sexual para crianças. Busque livros infantis para que leiam juntas, muitos deles auxiliam as crianças a compreenderem mais sobre os próprios corpos e a compreenderem esses assuntos dentro do universo infantil e não do adulto.

Kênia Abreu Psicólogo em Belo Horizonte

5 respostas

9 MAI 2022

Boa tarde! Nessa idade eles tem curiosidade sim. São como cientistas querendo descobrir as novidades no mundo.Pergunte o que ela já sabe sobre o assunto. Tem livros que ajudam os pais a a falar com os filhos sobre sexualidade. Converse e tire as dúvidas que ela tem. Que bom que ela perguntou a vc. Assim poderá ter uma orientação correta. Aproveite para aumentar o vinculo afetivo com sua filha. Tem um livrinho da terapia criativa que fala sobre sexualidade para crianças.
Converse com ela que na internet tem muita coisa errada e que ela deve te procurar sempre que tiver dúvidas.

Um abraço

Um abraço.

Lilian Guedes Psicólogo em Salvador

14 respostas

8 MAI 2022

Boa noite, Gaby
A criança aos 08 anos de idade tem curiosidades sim e hoje essa curiosidade fica mais aguçada pela facilidade do acesso às informações pela internet. O importante nesse momento é você consolidar o vínculo entre você e sua filha através de uma conversa de maneira simples e sincera, começando perguntando sobre o que ela entende sobre sexo e tirando as dúvidas que possam surgir através desse diálogo. O importante é ela ver em você uma figura em que possa confiar e conversar quando sentir necessidade.
Lisandra Matos de Pinho
Psicóloga clínica

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

8 MAI 2022

Olá Gaby, espero que esteja tudo bem com você!

A minha reflexão inicial é como uma criança de 8 anos chegou a um aparelho eletrônico, sem a supervisão dos pais ou de um adulto, e colocou em um mecanismo de busca uma pesquisa de um assunto que é considerado inadequado para a idade dela. É muito importante que essa criança não tenha livre acesso a esse tipo de aparelho, e haja uma supervisão adequada e constante neles, com a aplicação de filtros de idade para determinados assuntos. É uma idade de dúvidas sim, você está certa, e essas dúvidas devem ser feitas aos pais ou responsáveis pela educação da criança, não a sites de busca. Desta forma existe a possibilidade de que vínculos de confiança e cumplicidade possam ser criados e reforçados, e isso é muito saudável para o bom desenvolvimento da sua filha. A minha sugestão é que você limite bastante o uso desses aparelhos pela sua filha, e tenha um plano de uso para esses aparelhos, se for o caso. A minha recomendação para uso desses aparelhos é a partir dos 12 anos. Sobre a dúvida dela, você pode iniciar sua fala dizendo que ela não deve ficar pesquisando estes assuntos na internet, e que se ela tiver alguma dúvida sobre alguma coisa, pode perguntar a você. Sobre transar, especificamente, você pode deixar claro que esse não é um assunto para crianças, mas sim apenas para a adultos, e que ela não precisa se preocupar com isso e não deve falar disso agora, nem com outras crianças, porque o mais importante para ela no momento é brincar e ir para a escola. Se sentir necessidade, você pode buscar um Psicólogo para acompanhar sua filha no processo de desenvolvimento dela.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

928 respostas

4 MAI 2022

Oi Gaby,
Inicia perguntando sobre sexo, o que é sexo para ela e o que é transar para ela. Ela pode ter um entendimento diferente do que os adultos, do que o seu.
Convem sim explicar tudo para ela porque, além do interesse dela em saber, em praticar (que não é nada errado), ela pode estar sendo doutrinada na escola. Há muita informação distorcida no meio cultural, há uma sexualização exacerbada no sistema de ensino.

5891 respostas

4 MAI 2022

Olá Gaby! Obrigado por perguntar. Não fale, pergunte. Jamais adiante os saberes e significações do adulto para a menina. Muito provavelmente elas estão, no entendimento e tempo dos oito anos, procurando aprender sobre as coisas. A questão séria é a pesquisa na internet. Crianças dessa idade, não podem, não devem ter acesso a internet sem supervisão de adultos.
Será bem interessante você conversar de forma mais aprofundada sobre como lidar com isso, com um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A pandemia ainda é verdadeira, assim como a maioria dos políticos são falsos, a grande maioria dos religiosos são falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento "preste atenção". Ainda temos alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara. Enriqueça o afeto, mas evite aglomerações.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.