É normal uma criança de 10 anos mentir e falar em sexo?

Feita por >Andreia · 11 ago 2023 Psicologia infantil

Tenho um neto de 10 anos que mente por qualquer coisa ele chora e jura que esta falando a verdade e só quando não tem mais jeito e que outros provam que é mentira que ele admite que mentiu isso é constante em casa na escola com os amiguinhos isso é comportamental ou é uma doença psicológica? Outra pergunta ele também tem uma erotização precoce faz desenhos na escola de pessoas praticando sexo fala coisas para as meninas e ja não sabemos o que fazer em casa ele não tem acesso a nada disso nem no telefone que é controlado por aplicativo e nem na tv.

A melhor resposta 13 AGO 2023

Olá Andreia! Obrigado pelas perguntas. Não é normal nem adequado. A mentira acontece porque a pessoa não está podendo lidar com a verdade. Acontecer algumas vezes, é aceitável, mas com muita intensidade não.. Cabe aos adultos, orientar, esclarecer, desfazer, mostrar que a mentira não se garante. A questão do sexo, certamente tem algum espaço que direcionou ou ainda está direcionando, de forma imatura, essa questão. Será preciso identificar e direcionar.
Será preciso redirecionar a vida dele.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8630 respostas

13 AGO 2023

Andreia
O fato de ele mentir é comportamental e a erotização... os dois podem ser doutrinação exercida no ambiente escolar.
Veja que ele chora quando é pressionado a falar a verdade, mas ele fica triste porque pode estar em conflito com o que ouve e é ensinado na escola.
Verifique isso, só não brigue com ele... quanto mais amigos dele vocês forem, melhor. Quanto mais derem contra, pior, mais ele sofrerá.
Verifique os cadernos dele, os livros, alguns indícios do que pode estar acontecendo.