Relacionamento desgastou? 1 ano e 8 meses sem sexo

Feita por >Thiago · 24 ago 2020 Terapia de casal

Namoro com minha parceira a 3 anos. Eu tenho 29 anos e ela 24 anos. Durante os dois primeiros anos de namoro era tudo mágico. Éramos animados, fazíamos vários programas juntos, saímos e a considerava a mulher da minha vida. Mudamos de cidade para morarmos juntos. Durante está vivência juntos tivemos 5 meses com muitas brigas e discussões, mas conseguimos nos acertar e ter uma relação divertida na minha visão. Em janeiro de 2019 foi a última vez que fizemos sexo e de lá para cá são as mesmas desculpas. Ela diz que não quer, que eu tenho que respeitar o tempo dela. Ela teve um período muito difícil onde ficou muito deprimida no emprego. Consegui arrumar um emprego para ela aonde eh trabalho e ela gostou bastante, contudo foi péssimo para nossa relação. Falamos TODOS os dias sobre trabalho, o que eu odeio mas que ela faz naturalmente. Hoje temos um relação que considero teatral. Pois há a encenação que está tudo bem, mas não está. Já assumi para mim mesmo que ela perdeu o tesão em mim, é que não nos separamos pois a relação é cômoda. Isto me incomoda muito, me considero jovem e quero ter uma vida mais ativa, não sinto que estou tendo ou proporcionando um relacionamento legal. Isto faz com que eu tenha problemas de autoestima, me sinto feio a todo segundo. Considero a relação um pouco abusiva também, com diversas coisas sou alvo de implicâncias como o fato de beber cerveja (bebo duas latinhas por final de semana), roncar, até a forma como mastigo ela já implicou. Realmente me incomoda. Eu a amo pois tivemos muitos momentos bons juntos e sei que ela se preocupa muito comigo, mas está insustentável.

A melhor resposta 25 AGO 2020

Thiago, sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta.
É evidente que vocês precisam conversar sobre o que está acontecendo com vocês. Os dois precisam aprender a se relacionar, e não é fazer sexo. Relacionamento de casal é fazer amor e não sexo. É dar prazer e não sexo. Provavelmente ela não está mais confortável contigo, está falhando com ela. Pergunte como ela gostaria de ser tratada, tocada, deixe ela te ensinar... deixe ela expressar a fantasia dela, deixe ela te usar. A mulher é diferente do homem. A mulher é toda sexo, ela tem orgasmos na pele toda, nos pés, nas pernas, braços rosto, cabelo... a região genital é a última parte que pode ser tocada... se ela permitir. Devem aprender se relacionar. Sugira sim fazer terapia sexual juntos.

5817 respostas

25 AGO 2020

Olá Thiago! Obrigado por participar. Vinte e nove anos, vinte e quatro anos. Janeiro de dois mil e dezenove para agosto de dois mil e vinte, implica vinte meses. Namoro de três anos envolve trinta e seis meses, descontados os vinte, segundo seu relato, sem troca sexual, implica namoro de dezesseis meses. Outro fator, namoro, em tese, começa sem sexo, depois surge a conquista e prerrogativa do sexo. Com vocês parece que foi o contrário. Também repare que morar juntos, de corpo, implicou em ficar longe de intimidade e essência.
Namoro é algo para experimentar, conhecer um pouco melhor e, na maior parte das vezes, terminar.
Postas todas essas considerações, vamos às mais importantes:
Cada pessoa precisa ser, muito antes de namorada de outra pessoa, dela mesma;
O ser humano é uma máquina extremamente complexa e rica que passa a vida se conhecendo, descobrindo, desenvolvendo. Tanto você como ela, estão em constante transformação e crescimento. Certamente, um conhece muito pouco do outro, mas já fixou em detalhes desagradáveis. Estarão dispostos a dar novo significado ao relacionamento? Há muito o que conhecer. Em que medida os preconceitos negativos que alimentaram, cada qual em sua mente, podem ser removidos?
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, abertura mental empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.