Tenho uma filha de 9 anos e que está falando de namoro , sexo, etc.

Feita por >Roberta Cais · 21 jan 2018 Psicologia infantil

Olá, eu e minha filha não moramos mais no Brasil, ela esses dias me perguntou sobre masturbacao e ao conversar com ela me disse que já havia se tocado, isso aconteceu no Brasil qdo por motivo de doença na família voltamos e passamos 3 meses lá, depois que conversamos ela disse que não ia mais fazer isso, que tinham sido apenas duas vezes. O fato é que foram uma série de mudanças, onde moramos atualmente ela não tem amigos (algumas meninas na sala) pq ela não fala o idioma ainda...tem sido uma batalha! Estamos fazendo o possível para ajuda- lá na adaptação, mas tem sido bastante complicado pq ela não demonstra interesse no aprendizado do idioma. Como não tem amigos aqui ainda, seu “hobby “ é ver vídeos no YouTube, e eu vou fiscalizando, ela também gosta muito de funk e dança mas sempre que entro na sala os porta retratos estão postos com a foto para baixo por que ela diz que não gosta que “vejam”ela dançar. O fato foi que ontem achei um app no cel dela e quando acessei as conversas( que é um robô conversando com ela) todo o diálogo dela era de pornografia, expressões como “ quero tranzar” “me chupa” “vou kikar no seu pau” e por aí vai... Gente, me ajuda pelo amor.. eu to horrorizada!!!! Ela não tem essa referência em casa, não convivemos com ninguém próximo,não temos nenhuma pessoa aqui a não ser eu , ela e o pai. Na escola também já observei e segue tudo normal,não sei como conversar com ela... estou arrasada!

A melhor resposta 22 JAN 2018

Olá, Roberta.
É normal a criança se tocar é descobrir a sua sexualidade, quanto a essas frases que você a viu falando, são letras de funk, ela ouviu e ficou curiosa e foi buscar o que era. É muito importante conversar com ela sobre isso.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

1 JUL 2022

Oi Roberta,
Sei que na sua casa é diferente mas não tem como esconder dos filhos esta realidade. Então, voce precisa ser a melhor amiga da tua filha além de mãe para as coisas que ela precisa de apoio seu. Ela precisa ver e sentir que voce é uma amiga... e uma amiga não vigia, não impede, não ameaça, mas compreende, explica, esclarece...
Portanto, masturbar-se é a primeira forma de relacionamento, é uma descoberta, é a primeira forma de ela fazer amor consigo mesma. Não tem nada de errado. Quando ela era pequena (4/5 anos, ela apenas sentia que era diferente quando ela tocava a PPK dela e quando tocava o rosto, mas não relacionava com sexo. De agora em diante, seu corpo já se percebe diferente pois os hormônios corporais já funcionam e é inegável ela se ver diferente, ter sensações de prazer... pode mostrar para ela como funciona, o que sente quando se toca, mas nunca reprimir, nunca impedindo ou dizendo que é feio, que é errado, que é pecado... isto não existe e só vai bloquear ela. O corpo exige o toque e a mente impede pela ameaça do castigo.
Então seja amiga compreensível dela.
Pornografia também ela vai ter acesso fácil e voce não impede ela... mas pode esclarecer que isso na verdade não existe, isto prejudica a ela... o que ela pode fazer para satisfazer a curiosidade dela e ao mesmo tempo não olhar ponografia. Pornografia orienta mal as pessoas, informa de forma errada porque o relacionamento normal não é como a pornografia mostra. Pornografia significa:
pornô exprime a noção de sexo explícito baixo, prostituição; grafia: representação escrita.... amostra explícita de um sexo baixo, decadente.
A sexualidade é é a expressão divina do prazer e da alegria, mas quando sentido e praticado de forma divina e não de forma decadente como mostra a pornografia.
Então, diga para a sua filha que voces duas podem ver coisas sobre sexo e expressões sexuais divinas e não decadentes.
Assim ela vai se ligar a voce, vai evitar a ponografia e voce pode orientar ela mais saudavelmente.
Não fique constrangida diante das perguntas e espontaneidade da filha... ela não não os esquemas mentais rígidos que os adultos tem; isto também serve para nós adultos quebrar com os nossos tabus sobre sexo, sexualidade, masturçaão.
O segundo passo do relacionamento (o 1º é a masturbação) é o de forma compartilhado e então sim ela deve ser orientada para os devidos cuidados e prevenções, gravidez, responsabilidade... principalmente pela irresponsabilidade dos rapazes, dos homens que só visam o sexo e pouco se importam com o comprometimento da mulher, da menina.
O rapaz, o homem deveria ser orientado para proteger a menina, dar prazer, mas não expô-la à gravidez. Os pais, a escola, a cultura, a sociedade parece pouco se importar com esta realidade. Sentir prazer é uma coisa, mas comprometer o futuro da mulher, da menina é outra coisa; esta deveria ser em como a menina e o rapaz serem orientados.

5817 respostas

22 JAN 2018

Olá Roberta, primeiramente, essa referência em relação à sexualidade veio de algum lugar, mesmo que você não consiga no momento identificar a fonte. O importante é saber como lidar com esse comportamento da sua filha, sem repressão ou punição desproporcional. Como tem sido a adaptação dela aí? Não ficou claro há quanto tempo vocês estão morando fora. Talvez ela esteja tendo dificuldade nesse processo de adaptação. Outro ponto é o funk. Em geral, os funks de hoje tem letras muito erotizadas, sexualizadas, e de algum modo pode ser a fonte (ou uma das) de onde sua filha iniciou esse comportamento. Logo, buscar vídeos e apps por causa da curiosidade, se tocar, acaba sento um comportamento recorrente.

Com relação a perguntar sobre o app, tente conversar com ela naturalmente, perguntar como ela achou esse app, e porque ela instalou. Quanto mais você demonstrar estar aberta a ouví-la e quanto menos você demonstrar estar "horrorizada" melhor. Não sei como seria a busca de um profissional psicólogo no país que você está, ainda mais porque sua filha ainda não fala o idioma. Mas se fosse possível ajudaria também. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

22 JAN 2018

Olá Roberta,

É comum as crianças terem curiosidade com a sexualidade, como se tocar e querer conversar sobre o assunto. É indicado tratar desses assuntos da forma mais natural que é possível para vocês, para que ela não ache que é algo ruim. Em relação as falas dela, parece muito com letras de funk ou mesmo com vídeos em youtube. A internet é perigosa nesse sentido pois mostra muitos conteúdos relacionados a isso. Pode ser que ela estivesse assistindo um vídeo e como sugestão apareceu ao lado um vídeo com um conteúdo mais sexualizado, que ela ficou curiosa e clicou, e assim, entrando em contato com esse conteúdo, outros mais pesados podem ter aparecido. Acredito que seria bom bloquear alguns tipos de conteúdo para ela, existem alguns programas que fazem isso, e converse com ela, para que ela saiba o que essas frases que ela diz querem dizer e para ter uma referência de vocês sobre o assunto.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa estou a disposição.

Abraço,

Ana Constantino

Ana Paula Constantino Psicólogo em São José dos Campos