Como faço pra deixar de ser grosso e arrogante com quem amo?

Feita por >Carlos · 9 out 2024 Agressividade

Me chamo Carlos e tenho um problema de ser arrogante e ignorante com minha esposa, e as vezes são brigas que poderiam ser evitadas, não sei explicar o porquê eu faço isso só acontece, aí quando percebo já é tarde demais, já aconteceu.
Como hoje pela manhã, ela me ralhou pois tava com barulho no celular baixo mas perto dela, aí ela me chamou a atenção por isso e eu acabei explodindo, fui grosso e arrogante com ela e quando me deu conta já tinha feito e isso não só me afeta como também afeta ela e eu no quero que isso fique aguentando ela, não quero machuca-la pois mexe muito com ela e isso me deixa muito triste porque eu percebo depois quando já aconteceu e não tem mais como voltar atrás. Preciso de ajuda com isso, preciso mesmo

A melhor resposta 10 OUT 2024

Bom dia, Carlos! Obrigado por escrever. Certamente há impulsividade, dificuldade para lidar com frustrações. O comportamento arrogante, grosso, é uma agressão ao outro, que é precedido pela legitimação psicológica do agressor, como se estivesse se sentindo agredido. Você está frágil, vulnerável; precisa desenvolver autoconfiança, aprimorar empatia, autocontrole.
Estaremos a disposição para isso.
Atenciosamente,

9366 respostas

12 OUT 2024

Olá, Carlos. Entendo que essa situação seja difícil para você e que lidar com os sentimentos de culpa e arrependimento possa ser doloroso. Reconhecer que seu comportamento está afetando o relacionamento e que você deseja mudar é um passo muito importante e demonstra coragem.

Explosões de raiva e atitudes arrogantes podem acontecer em momentos de estresse ou diante de dificuldades para expressar emoções de outra forma. É importante lembrar que, embora seja difícil, existem caminhos para desenvolver maneiras mais saudáveis de lidar com essas emoções. Tente, sempre que possível, identificar os sinais de que está começando a se irritar e dê um tempo a si mesmo para se acalmar antes de reagir. Pequenas pausas, técnicas de respiração ou atividades que ajudem a relaxar podem ser um bom ponto de partida.

Buscar apoio psicológico pode ser uma forma de compreender melhor o que está por trás dessas reações e encontrar estratégias eficazes para gerenciar suas emoções. A terapia pode ajudar a explorar os gatilhos que levam a esses comportamentos e trabalhar em mudanças graduais e sustentáveis. Além disso, o processo terapêutico pode oferecer um espaço seguro para você refletir e se expressar.

Lembre-se de que mudanças podem levar tempo, mas o fato de você estar disposto a buscar ajuda já é um grande avanço. Você não está sozinho nesse caminho, e existem recursos para apoiar seu crescimento.

Sandra Aparecida de Souza Silva Psicólogo em Osasco

4 respostas

10 OUT 2024

Olá Carlos, espero que você esteja bem!
Sobre a sua questão, é importante que você reconheça esse padrão e esteja disposto a trabalhar nele. O primeiro passo é a conscientização, e você já está fazendo isso ao perceber que suas reações têm consequências negativas. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:
Reflexão: Tente identificar os gatilhos que levam a essas reações. O que você sente antes de explodir? Muitas vezes, emoções como frustração ou estresse podem estar por trás da raiva.
Respiração: Quando você perceber que está prestes a reagir de forma negativa, tente fazer algumas respirações profundas. Isso pode ajudar a acalmar sua mente e dar um tempo para você refletir antes de responder.
Comunicação: Pratique expressar seus sentimentos de forma assertiva, mas respeitosa. Dizer algo como "Eu me sinto frustrado quando..." pode ajudar a evitar reações defensivas da sua esposa.
Reconciliação: Quando você perceber que reagiu de forma inadequada, é fundamental pedir desculpas sinceras. Reconhecer o erro é um passo importante para restaurar a confiança e fortalecer o relacionamento.
Apoio: Considerar a ajuda de um psicólogo pode ser muito benéfico. Um profissional pode ajudá-lo a explorar as causas mais profundas do seu comportamento e desenvolver estratégias personalizadas.
Diálogo: Converse com sua esposa sobre suas dificuldades. Ela pode oferecer suporte e compreensão, e isso pode ajudar a criar um ambiente mais seguro para ambos.
Trabalhar nessas questões é um processo, e pode levar tempo. O mais importante é sua disposição para mudar e melhorar seu relacionamento. Espero ter ajudado, abraços!

Joseliane Tuchtenhagen Cardoso Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

10 OUT 2024

Carlos, é louvável que você esteja reconhecendo o impacto de suas reações na relação com sua esposa. Esse tipo de comportamento muitas vezes surge de emoções não expressas, como frustração ou estresse. Tente se aprofundar nessas emoções e refletir sobre os gatilhos que o levam a reagir de forma arrogante ou grosseira. Uma pausa consciente antes de responder pode ajudá-lo a evitar reações impulsivas e permitir que você responda de maneira mais equilibrada.

Além disso, comunicar-se abertamente com sua esposa sobre suas lutas pode fortalecer a conexão entre vocês. Explicar que você está comprometido em melhorar pode facilitar um ambiente de compreensão e apoio. Buscar a ajuda de um terapeuta também pode ser um passo valioso, pois um profissional pode guiá-lo na exploração dessas questões e na construção de novas estratégias de comunicação e empatia.

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

179 respostas

10 OUT 2024

Olá Carlos,

Agressividade está ligada ao comportamento impulsivo, dificuldade de lidar com as frustrações e principalmente, com os próprios sentimentos, o que te gera culpa e arrependimento, em um ciclo vicioso. Surge um eu sabotador que fere a vc e outras pessoas importantes de sua vida. Te aconselho a buscar por terapia para trabalhar a raiz ou a ferida original dessa agressividade que pode estar no passado, infância e adolescência ou em questões mais atuais.

Espero ter ajudado,
Estou a disposição, caso precise de ajuda,
Atenciosamente,

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

60 respostas

10 OUT 2024

Olá Carlos, como vai.
Bom, o primeiro passo é entender qual a origem dessas reações exageradas, porque sua esposa tem te irritado tanto? Deve haver algum motivo para isso. É comum num ambiente familiar você abaixar mais a guarda, e não conseguir controlar seu comportamento.
Recomendo psicoterapia individual, para se aprofundar mais em suas questões, já que esse comportamento tem te incomodado.

Vitória Martins Suliano Psicólogo em São Paulo

32 respostas

10 OUT 2024

Carlos, é bom que você reconheça o problema e queira mudar. Aqui estão algumas sugestões:

1. Autoconhecimento: Tente entender os gatilhos que levam a essas reações. O que te faz perder a paciência? Refletir sobre isso pode ajudar a evitar explosões.

2. Comunicação: Trabalhe na forma como você se comunica. Quando sentir a irritação crescendo, respire fundo e procure se expressar de forma calma e respeitosa.

3. Pedir Desculpas: Sempre que você perceber que foi grosso, peça desculpas sinceras. Isso mostra que você valoriza os sentimentos dela.

4. Terapia: Considerar terapia individual ou de casal pode ser muito útil. Um profissional pode ajudar a entender melhor suas emoções e a melhorar a comunicação.

5. Praticar a Empatia: Tente se colocar no lugar dela. Como você se sentiria se estivesse na posição dela?

O importante é que você está disposto a mudar. Isso já é um grande passo.

Fábio Cruz Psicólogo em Teresina

13 respostas

10 OUT 2024

Olá Carlos! Muitas pessoas tem dificuldades em lidar e expressar suas emoções. O bom é que você esta consciente e deseja melhorar. Para isso, busque uma ajuda psicológica para aprender a comunicação não violenta, entender o porque de seres assim, lidar com seus sentimentos e expressa-los de forma assertiva. A disposição.
Lisiane Hadlich Machado
Psicóloga, especialista em psicanalise junguiana, psicoterapia e casais.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria