O que faço pra não sentir que sou um peso para meu marido?

Feita por >Isamel hadad · 7 out 2019 Terapia de casal

Tenho 22 anos e meu marido 26 ele trabalha muito faz tudo pra mim e pra nossa filha. Sinto que ele sofre muito com a vida é o trabalho
Ela trabalha muitas horas. Pra ajudar os pais dele e sustenta a casa... Eu amo ele e fiquei com depressão porque não gosto de ver ele triste e preocupado. Me sinto inútil e um peso pra ele.. Por isso eu decidi deixar ele. Nos separamos mas ela não quer... Peguei minhas coisas e fui pra casa da minha mãe e não quero voltar... Será que eu fiz a coisa certa... Eu amo ele e quero que ele ficar bem.

A melhor resposta 13 OUT 2019

Oi Isamel hadad, boa Noite.
Bom estar falando contigo.
Em primeiro lugar, ninguém é peso para o outro. Nós que nos sentimos assim. Tire esta culpa dos teus ombros.
Não é ele quem vai realizar voce. Não é ele o responsável pela sua felicidade.
Cada um constrói a si mesmo e junto com o outro, compartilhamos o que somos.
Provavelmente ele também tenha um sentimento de que esteja sendo explorado, usado, injustiçado. Por isso, voces precisam conversar entre voces esses sentimentos e procurarem ajuda.
Porque ele fica triste? Não deverá ser só porque ele trabalha demais. Se for isso, convém ele mudar um pouco o ritmo e usufruir da vida, contigo, com a filha, com seus pais. Deixe ele colocar para fora tudo o que sente.
Procure sentido para sua vida. Você não vai ser feliz sendo esposa, sendo mãe da sua filha...
Serás feliz se descobrir o sentido da sua vida, a sua missão de vida.
Voce se sente um estorvo porque não descobrir quem voce é, o que gosta, o que não gosta, como ser autônoma e não ser sustentada. Para isso, precisa ser auxiliada por alguém. Consegue fazer Psicoterapia? Nem que seja de 15 em 15 dias, se não puder fazer semanalmente. Mas precisa querer se descobrir, precisa investir em si mesma.

5817 respostas

10 OUT 2019

Boa noite Isamel, você relata que teve depressão, mas não fala se fez tratamento, e a filha de você? Quantos anos tem? Olha pelo o seu relato posso sugeri na sua situação que, primeiro fique bem, se sinta bem, para depois retornar para sua casa e ajudar seu marido o apoiando nessa fase da vida de vocês, pois as dificuldades do relacionamento tem que ser discutidas pelos dois, pelo casal, repense em tudo e, saiba que você já o estava o ajudando ficando ao lado dele, você e a filha de vocês, nesse momento você não é um peso e nem inútil para ela, só porque não trabalha na rua, contudo o seu apoio é fundamental para que ele se sinta bem e siga em frente. Pense em tudo isso e chame ele para conversar conte a ele o motivo de você ter indo embora para casa de sua mãe, abra o seu coração para o seu marido e seja feliz. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

8 OUT 2019

Olá Isamel! Grato pela participação. Pelo texto que você escreveu, certamente que fez algo que não tem fundamento. Primeiro o sofrimento de cada pessoa, pode ter outro lado (realização), se associado a trabalho, a caminhada para a vida. A tristeza e preocupação de uma pessoa não pode ser eliminada pelo afastamento de outra pessoa, principalmente quando a outra pessoa é mãe do filho da pessoa que está triste. Sentimentos, percepções e sensações acontecem dentro de cada pessoa, por isso, precisam passar por ações organizadas a partir do mundo interno daquela pessoa. Não podemos medir ou ser responsáveis por sentimentos dos outros, nem os outros podem ser responsáveis pelos nossos. É preciso lidar com essa questão com mudanças internas. Quais são suas metas? O que fazer para deixar de ser inútil e peso? Essas atitudes sim ajudarão muito e sua filha ficará muito melhor com vocês dois juntos, da mesma forma que o casal. Um abraço: Ary Donizete Machado.