Como deixar de ser grossa com minha mãe?

Feita por >jcbd24 · 16 set 2023 Terapia familiar

Tenho 24 anos e ainda moro com minha mãe, que é diagnosticada com TPB há vários anos. Nós temos um longo e conturbado histórico. Quando eu tinha 6 anos de idade, vi minha mãe surtar pela primeira vez e foi me dada a responsabilidade de cuidar dela, já que ela só comia se fosse eu a dar a comida e o mesmo pra tomar banho, beber água e etc. Não consigo me lembrar de tudo então não sei ao certo quando os surtos dela se tornaram agressivos, mas ela me feriu fisicamente diversas vezes. O pior, para mim, foram todas as palavras cruéis. Na minha adolescência, defendi ela do marido abusivo, apanhei dele e ela ficou contra mim. Isso me causou uma mágoa imensa que até hoje não consigo deixar de revisitar. Ainda mais porque ela ainda vive com ele e eu aqui, junto.
Explico tudo isso porque me consolei diversas vezes dizendo que minha grosseria é um reflexo do que foi feito comigo, mas eu já tenho idade para lidar com isso e ter a consciência do problema deveria fazer com que eu não o faça. Ela não tem surtos de perder a consciência há muitos anos, mas ainda não consigo me aproximar quando sinto que ela está mal e constantemente sou grossa desnecessariamente com ela.
Na minha infância e adolescência, ela tinha essa postura agressiva e grossa, mas hoje em dia só consigo ver dor e tristeza nela. Uma postura passiva. Bom, pelo menos comigo. Ela é extremamente agressiva com meu irmãozinho, sempre gritando e xingando ele. Eu o defendo sempre e o crio quase como se fosse meu filho e não o dela.
Mas tenho a sensação constante de que me tornei ela e ela se tornou eu. Como posso mudar isso? Tentei diversas escolher melhor as palavras, falar em um tom mais suave (ao contrário dela, eu não grito, mas sempre sou muito ríspida) ou até mesmo me calar para evitar ser cruel sem perceber.
Como posso ter uma boa comunicação com ela? Não me tornar o que me feriu?

A melhor resposta 18 SET 2023

JCBD
Entendo a tua situação e não se julgue pela agressividade que demonstra.
Este é um reflexo de como voce foi tratada e a mágoa, a revolta dentro de ti é grande.
Voce tem 24 anos de idade... já não pode sair de casa? Ter a tua vida?
Voce precisa se desligar desse ambiente familiar... se ficar, vai ficar doente também.
Você apenas nasceu através dela, mas não é dela. E nasceu para se realizar e aprender a lidar com esta situação e ter sucesso. Hoje, voce está amargurada, magoada, se sentindo injustiçada. Se este ambiente não te faz bem, respeito ela mas saia de lá. Você não é obrigada a ficar num ambiente onde não é respeitada como indivíduo, como pessoa.

Este é o primeiro passo... sair de junto dela e do marido dela... depois pode até ficar com o teu irmãozinho.
Você já trabalha? Tem o teu dinheiro? Consegue se autosustentar? Se não tiver, pense nisso e resolva.
Com certeza tua mãe pode usar de chantagem emocional para te fazer desistir da ideia de sair, te chamando de ingrata, etc. Mas ela tem o marido dela e os dois podem se cuidar mutuamente.

O segundo passo é você recuperar a ti mesma, deletar da tua mente tudo o que aprendeu com a mãe: apagar a agressividade, a mágoa, fazer as pazes consigo mesma, fazer a vida valer a pena para si mesma. A vida te deu a liberdade e o poder de sempre fazer novas escolhas. Precisa aprender a viver a vida com alegria, prazer e leveza. Para te auxiliar nesse processo tem a Psicoterapia.

O terceiro passo é se desenvolver profissionalmente.
Nada é por acaso, estamos aqui para aprender, corrigir e expandir a consciência...
Abraços

5817 respostas

25 OUT 2023

Olá.
Para que possa ser mais suave e ter uma boa comunicação é necessário mais que leituras, é importante o autoconhecimento para entender em que momentos você tem pensamentos que te levem a ter as atitudes que não quer. Aprendemos por espelho principalmente dos nossos cuidadores, portanto mudar estes comportamentos é possível, mas difícil. Quanto antes buscar ajuda psicológica melhor para conseguir mudar aquilo que deseja, mas entenda que a sua essência, esta não se muda, seu coração bom, honesto, de alguém que quer o bem de todos, este é seu, continuará com você sempre.
Sugiro que busque ajuda psicológica, com abordagem na Terapia cognitiva comportamental, ou a abordagem comportamental pura para que possa conseguir o que deseja.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

18 SET 2023

Olá >Jcbd24! Obrigado por escrever. A história que você relatou organiza alguns entendimentos. Acontece que cada pessoa é única, cada história é uma construção única. De outro lado você ainda conta com vinte e quatro anos: há muito o que amadurecer. A grosseria de cada um de nós, é decorrente de reação, não de ação. Ao identificar melhor e mais ricamente as razões e fundamentos para essa reação, você se conhecerá melhor, poderá organizar formas mais sábias, amadurecidas para lidar com a questão.
Você não é grossa, não nasceu grossa, não viverá grossa. Sente-se grossa na atualidade.
Dará perfeitamente para avaliar essa questão de forma mais abrangente, integrando passado, presente e futuro, temperando com tua personalidade, individualidade, riqueza interior, metas e planos.
Estaremos a disposição para contribuir.
Abraços!