Como esquecer o passado e perdoar a mim e aos que me magoaram?

Feita por >Henriquecosta · 25 jun 2020 Traumas

Sou extremamente apegado ao passado, não consegui me perdoar e nem aos que me magoaram, principalmente meus familiares mais próximos, por conta dessa magoa não evolui na vida, hoje tenho 30 anos, não tenho propósito e sinto que já perdi toda a minha vontade de viver. Não sei mais o que fazer.

A melhor resposta 26 JUN 2020

Olá Henrique
Primeiro você comenta sobre perdão, saiba que o perdão é para sua vida e não do outro, é você que fica com uma sensação ruim dentro do seu corpo por não perdoar, o outro muitas vezes nem se lembra do que fez, ou já esqueceu, está vivendo a vida dele “muito bem obrigado”, enquanto você fica pensando no passado. Embora não é fácil, coloque o que aconteceu em um “porão” que de vez em quando você possa se lembrar, mas não deixe no meio da “sala”, mantenha seu ambiente limpo para receber o novo.
Você também comenta sobre propósito, olhe para você e pare de olhar para fora de você, e provavelmente encontrará seu propósito, não queira ser ou ter o que outros tem, isso só frusta, pense naquilo que te dá prazer, o que gosta de fazer, qual a causa que você gostaria de ajudar ou defender, desta forma poderá encontrar um propósito que seja seu e não de outros.
Procure ajuda psicológica para junto com um profissional buscar seu propósito e a cura pelo perdão.
Estou a disposição
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

26 JUN 2020

Caro Henrique Costa,
Realmente, se ficar preso ao passado, vives magoado, triste e desanimado.
O que é a vida? Força e energia
Quem voce é? Força e energia!
O que veio fazer aqui? Veio para construir o teu projeto de vida e ser feliz.
Conhece o teu projeto de vida? Tua missão de vida? Descubra, caso contrário, serás sempre infeliz.
Veio aqui, escolheu seus pais, sua família, escolheu essa cultura para, através disso tudo, te realizar e ser feliz.
Significa que tens que achar uma estratégia de poder lidar com as situações, ter flexibilidade para driblar os problemas e fazer o que o teu interior determina.
Estás magoadinho porque os outros te contrariam? Problema seu! Ninguém vai mudar por tua causa. É voce que tem que mudar, não eles. É voce que toma uma atitude de ditador e fica bravo porque as pessoas não são COMO TU QUERES!
Tome consciência e mude tua forma de comportamento.
Aprendeu que todos estariam á tua disposição e te satisfariam teus desejos... cada um cuida de si, cada um tem o potencial interno para se realizar e ser feliz e não depende dos outros.
Invista em ti mesmo. Faça Psicoterapia para te conhecer, para dar-se conta de como estás te boicotando, estás agindo como uma criança birrenta.

5817 respostas

26 JUN 2020

Olá Henrique! Grato por participar. Ainda que você não especifique maiores detalhes, precisamos pontuar algumas questões:
Esquecer o passado é fórmula altamente errada, equivale a cortar a cabeça para preservar o corpo. No passado estão os aprendizados, as memórias, os vínculos. Magoar e perdoar, ainda que entendido como direcionado ao outro, apresenta seu grande efeito para o perdoador. Em outras palavras quem perdoa, não guarda mágoas, tem uma vida mais leva, interage com mais doçura. Propósito precisa reorganizar. Certamente há material nas tuas lembranças, sonhos e desejos que podem remontar aos quatro ou cinco anos de idade. Você passou por trabalho técnico-científico, com psicólogo? Certamente você será muito beneficiado com isso. Cabe alertar que precisa fazer psicoterapia com disciplina, persistência, abertura mental e profundidade. Não há espaço para desistência. Estamos à disposição para esclarecimentos mais profundos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, seja cuidadoso!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.