É possível esquecer algo que te magoa?

Feita por >Capitu1994 · 12 mar 2019 Desenvolvimento pessoal

Sempre fui depressiva e ansiosa, meu atual qnd nos conhecemos tinha recentemente largado da esposa, ficamos juntos por 4 meses, sem namorar, porem vivendo como namorados, depois de 4 meses juntos a ex dele pediu pra voltar e ele ficou balançado e me disse que poderia voltaria com ela, ele tem uma filha com ela e tal, isso aconteceu em um fds, mas ele ainda passou fds cmg e chorou dizendo que não queria voltar com ela, mas dizia que não sabia dizer não pra ela, (primeira namorada) no entanto ele não voltou pq ele descobriu varias mentiras sobre ela, que ela saiu de casa pra ficar com outro e outras coisas, então eu ele ficamos juntos,ele disse que se não fosse eu ele perdoaria ela, pq ele sentia muita falta da família. Depois de um mes desse fato ele ficou estranho e disse pra min que se sentia vazio pela a falta da família, demos um tempo e eu fui passar uns dias na casa da minha mãe. então ele pediu pra eu voltar e tal e disse que viu que me amava e que a cabeça dele bugou pq viu umas fotos da filha dele com outro cara falando que era a familia dele e tal, depois disso ele mudou é um excelente cara e eu sei que ele me ama, porem já faz um ano e eu ainda sinto raiva, muita raiva. Acho que ele não devia ter feito isso, ai minha mente fica pensado que ele tratava ela melhor do que me trata, que ele amou mais ela e isso esta acabando cmg. É possível um dia eu esquecer? Minha auto estima já não é das melhores ai eu fico péssima.

A melhor resposta 23 MAI 2019

Não acho que seja possivel esquecer de uma suposta magoa que te afeta, mas sera que o tempo não apaga as feridas?

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

19 MAR 2019

Ola Capitu acredito que você precisa de um acompanhamento de um terapeuta para reorganizar e entender se realmente tudo isso vale a pena, conversando com um profissional ele irá lhe orientar da melhor forma.
Abraços

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

13 MAR 2019

Olá Capitu
penso que o mais importante não é esquecer o que te magoa, e sim entender porque você se sente depressiva e ansiosa desde sempre e se autoconhecer para saber o que você quer para sua vida, do ponto de vista de relacionamentos.
Me parece que você ficou à mercê, à deriva, de acordo com o que ele queria, em nenhum momento você se colocou em primeiro lugar e falou o que você queria. POr isso penso que uma psicoterapia pode te ajudar a colocar as ideias no lugar, se conhecer e organizar suas emoções e pensamentos para ter uma vida mais feliz.
abraço

Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

13 MAR 2019

Retificação da resposta anterior:
Olá Capitu1994. Pela sua descrição dos fatos, não houve um "real perdão" por ele ter pedido o tempo, o que é importante para a saúde do relacionamento do casal. Nesse sentido, é importante que seus sentimentos sejam ouvidos e que seja acolhida a sua raiva em ter sido colocada em "segundo plano" (é uma hipótese diante o seu discurso). Mais que isso, é compreender de onde vem esse sentimento de menos valia que gera a raiva da mágoa. Para isso, é preciso investigar mais sobre sua forma de ser e o que mantém esse padrão de comportamento no intuito de resgatar a sua autoestima. É possível tratar a mágoa como parte de sua história, lembrando dela sem raiva, quando você a aceita, entende de onde vem a sua origem e escolhe como lidar com ela. Estou à disposição para esclarecimentos.

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

13 MAR 2019

Olá Capitu1994. Pela sua descrição dos fatos, não houve um "real perdão" por ele ter pedido o tempo para voltar com a família dele, o que é importante para a saúde do relacionamento do casal. Nesse sentido, é importante que seus sentimentos sejam ouvidos e que seja acolhida a sua raiva em ter sido colocada em "segundo plano". Mais que isso, é compreender de onde vem esse sentimento de menos valia que gera a raiva da mágoa. Para isso, é preciso investigar mais sobre sua forma de ser e o que mantém esse padrão de comportamento no intuito de resgatar a sua autoestima. É possível tratar a mágoa como parte de sua história, lembrando dela sem raiva, quando você a aceita, entende de onde vem a sua origem e escolhe como lidar com ela. Estou à disposição para esclarecimentos.

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

13 MAR 2019

Olá,

Primeiramente quero dizer que acolho sua dor. É importante frizar um ponto central em todo o seu discurso, sua autoestima. Boa parte do que vivemos e a maneira como enxergamos tem um impacto em nossas vidas. E a sua situação envolve muitas questões relacionadas a esse contexto (autoestima). Busque um especialista. A psicoterapia pode ajudar você a se compreender, entender suas dores e feridas e quem saber compreender o outro e a vida.

Abraço

Psicólogo & Life Coach Marcos Vinícius Psicólogo em Brasília

10 respostas

13 MAR 2019

Olá, como vai?

Esquecer algo que te magoa nem sempre é a questão ou vai dissipar o sofrimento gerado. Um ponto que pode ser trabalhado é o que você entende por sua autoimagem em diversos aspectos e também em que ponto esta magoa te afeta e te causa sofrimento. Uma nova elaboração ("construção", forma de enxergar a situação) para o acontecimento e a forma com que você se constituiu e se vê frente a vida interfere diretamente no desenrolar e expressar dos sentimentos e emoções envolvidas. Sim é possível esquecer e também é possível entender esta e outras situações de uma maneira diferente.

Agradeço por compartilhar parte de sua história e sua dúvida. Estaremos sempre a disposição!

Bruno Marinho Silva Mendes Alves Psicólogo em Uberlândia

58 respostas

13 MAR 2019

Olá Capitu!
Não acredito em esquecimento ainda mais de um fato tão importante, mas acredito ser possível deixar o passado passar.
O ideal é que você iniciasse o processo de psicoterapia se fortalecendo emocionalmente e elaborando estas memórias para que elas deixem de morar em seu presente.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

12 MAR 2019

Olá, como vai?

Para além do ponto central que você traz como queixa (a história do seu atual parceiro e tudo que aconteceu naquele período), acho interessante chamar a atenção para o início e o término da sua mensagem. Você começa dizendo que "sempre foi depressiva e ansiosa" e termina dizendo que "sua autoestima já não é boa". Destaco esses dois pontos por pensar que eles ditam de maneira significativa o seu relato, e certamente devem exercer grande influência sobre os sentimentos e pensamentos que você diz ter, não só em relação ao seu parceiro, mas sobre a sua vida de uma maneira geral.
Sendo assim, mais do que tentar esquecer, recomendo que você procure um psicólogo para que possa trabalhar tais questões e manejar a situação de maneira mais apropriada e adequada, isso te traria grandes benefícios não só no seu relacionamento, mas também na sua vida.

Se precisar, estou à disposição. Até mais.

Psicólogo Michel Simões Psicólogo em Ribeirão Preto