Como diminuir minhas expectativas no meu namorado?

Feita por >Rebeca · 3 abr 2021 Terapia de casal

Boa noite!
Estou namorando há 4 meses, é o meu primeiro namorado sério, meus poucos relacionamentos não passavam de 1 mês pois geralmente eu "enjoava" dos caras, muitas vezes porque não tinham uma visão do futuro pra eles, e por serem ou se mostrarem muito carentes. Conheci meu namorado e gostei de ver a forma que ele era, trabalha, estudava, tinha metas, tinha uma visão do futuro, enfim tudo que eu procurava em alguém, pra admirar e ter orgulho de quem eu escolhesse pra estar ao meu lado. Não precisávamos conversar toda hora pois tínhamos nossos afazeres. Era tudo muito novo pra mim corresponder dessa forma intensa. Eu dizia pra mim o quanto ele era incrível, legal, sabia me dar espaço, no começo as demonstrações eram iguais, época da paixão né. Com o tempo eu sentia que estava fazendo mais e não recebia o mesmo, fazia esperando algo em troca. Comecei a pontuar pra ele, justificava que precisava falar o que incomodava pra podermos ficarmos bem mas eram praticamente conflitos diários, e por impulso, comecei a acompanhar os horários que ele me respondia, se estava online em outra redes, eu mesma me sufocava com isso, até usava uma linguagem mais passivo-agressiva, e ele não entendia e dizia que estava normal, mas eu queria o mesmo garoto daquela fase de conquista. Quando ele se abriu pra mim e expôs que valorizava o tempo dele sozinho pois já havia passado por um relacionamento abusivo onde não podia fazer nada sozinho, e até rolou ameaças de suicídio quando ele tentou terminar, ele disse pra mim que precisávamos ter um espaço e que ainda não estávamos na fase de ficar sempre juntos, que era pra aproveitarmos o namoro, e disse que além da intimidade eu estava criando uma dependência. Eu compreendi e concordei pois era uma visão que eu mesma tinha, e acabei me tornando o que mais odiava nos outros relacionamentos. Fiz umas três sessões de terapia e foi muito esclarecedor, me sentia mais como era antes do relacionamento, conseguindo o controle da minha vida de volta, achei que aquelas três sessões tinham sido o suficiente. Mas com o passar do tempo voltei as mesmas expectativas, fico achando que ele não tá se entregando, as vezes desabafo com uns amigos mas me arrependo pois eles não tem a mesma visão que eu, acham que ele não tá me fazendo bem, mas não o culpo, as vezes acho que não o valorizo, ele nunca me desrespeitou, é carinhoso, eu me vejo com uma carência afetiva e fico querendo que ele preencha. Por vezes penso em despejar que ele me dê mais atenção, mas repenso e vejo que talvez seja coisa da minha cabeça e que eu não gostaria de ele fosse 100% disponível, provavelmente perderia o encanto. Mas não tô sabendo lidar, não consigo fazer as coisas motivadas, de coração. Faço esperando uma aprovação, uma validação, que ele goste de mim, querendo agradar. Fico esperando o momento de estarmos juntos pessoalmente, pois é diferente, por mensagem ele é mais desapegado, parece que está a vontade para me dar vários vácuos, já pensei em pedir pra ele me avisar quando saísse para o trabalho mas quando penso melhor vejo que estou tentando de alguma forma controlar. Não consigo ter uma comunicação mais profunda e falar isso que tô sentindo pois penso que voltaremos aquela estaca que desgastava tanto eu quanto ele. Não sei o que faço, não quero terminar, eu sei que posso e consigo viver sem ele, mas eu gosto do jeito dele, foi o que me encantou desde o início mas essas expectativas que estou projetando estão quase me destruindo, pois ele obviamente não age como eu esperava

A melhor resposta 4 ABR 2021

Olá, é importante pensarmos que as expectativas precisam ser realistas e não fantasiosas. Dito isso, precisamos pensar também que necessariamente em um relacionamento deve-se sim existir momentos de individualidade por parte dos dois, mas também deve-se ter os momentos do casal. É importante que dentro desta relação possa haver espaço para o diálogo com relação aos fatos que incomodam os dois lados, pois muitas vezes aquilo que nós pensamos tem efeito totalmente contrário no parceiro. Veja, existem inúmeras razões que levam você a depositar altas expectativas no seu namorado. Isso pode remeter a muitos pontos e seria muito interessante poder observar estes pontos mais a fundo para descobrimos de onde e a serviço de que essas expectativas aparecem. Ainda, é de extrema importância também, que ambos neste relacionamento estejam depositando o mesmo nível de investimento, caso contrário automaticamente se torna desgastante para um e muito cômodo para o outro, levando a diversos conflitos encarados como "bobos" mas que possuem um peso de sobrecarga no relacionamento muito grande. Como eu disse, são muitas as variáveis a serem observadas aqui, então caso você tenha interesse em se aprofundar nestas questões, fique a vontade para entrar em contato. Abraço!

Vinícius Terra Mendes Psicólogo Psicólogo em Passo Fundo