Como descobrir quem está roubando dentro de casa?

Feita por >Dri · 5 ago 2020 Terapia familiar

Aki em casa sempre some dinheiro
Somos numa família grande , sempre some sorrateiramente... é sempre quando há oportunidade, queria muito descobrir quem esta fazendo isso?

A melhor resposta 6 AGO 2020

Olá Dri! Grato pela pergunta. Ainda que ela não seja, de maneira direta, conectada com a psicologia, podemos pegar os lados que a psicologia pode contribuir: quando uma pessoa rouba quer satisfazer, via matéria, sensação de falta, quer sentir-se valorizada. Quem rouba, faz algo escondido, que pode funcionar como uma espécie de desafio ou jogo, para ver a própria capacidade de iludir ao outro, tal qual faz o mágico. O que a pessoa compraria ou pagaria com esse dinheiro? Qual seria o local a ser gasto? É possível fotocopiar as cédulas ou anotar seus números e combinar com os prováveis vendedores, para identificar. Por outro lado, é preciso cuidado. Roubar não é simplesmente um crime a ser punido; é preciso ver o contexto, a pessoa, a idade, as dificuldades. Pode ser que seja possível, antes de condenar a pessoa, compreender as razões do roubo e ajudar a pessoa a adquirir conduta mais adequada. Por exemplo, crianças carentes de atenção, podem roubar, não pelo crime, mas pela carência, jovens dependentes de droga ou escravizados a traficantes, podem roubar, não por maldade, mas por fragilidade das circunstâncias.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para possíveis aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

6 AGO 2020

Olá, Dri.
Obrigada pela sua participação.
Me parece que você conta sobre um possível problema, e quando temos um problema
uma das formas de resolver é falando sobre. Já que você possui uma família grande, envolva as pessoas para a solução deste caso, peça ajuda e cooperação.
O diálogo é sempre uma maneira muito rica para mediação de conflitos. Procure expor para sua família o seu sentimento no momento que se depara com o sumiço do dinheiro, é preciso deixar claro sua opinião sobre essa situação.
Espero ter contribuído e coloco me à disposição.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo