Adultos que roubam dinheiro dentro de casa

Feita por >P G · 10 abr 2018 Terapia familiar

Olá , me chamo P G e estou do 2º semestre de Psicologia... tenho uma irmã mais velha de 28 anos, ela com 16 anos fez o primeiro roubo de dinheiro na casa dos meus tios, minha familia deu uma bronca nela, e ficou tudo ok. Alguns anos depois, ela voltou a pegar dinheiro escondida, dessa vez da minha irmã mais velha, e sempre negando e jurando que não foi ela, e ela sempre chora fica muito brava negando, no final sempre descobríamos que tinha sido ela... no ano novo ela roubou 50 reais da bolsa da minha cunhada, e também negou até a morte, sabemos que foi ela quem roubou, porque como sabemos o histórico dela temos muito controle com nosso dinheiro. Ela tem roubado trocados da minha mochila, sempre confiro antes, logo depois que ela entra no nosso quarto, desaperece meu dinheiro, fico muito brava e discuto, e ela nega.... dessa vez ela roubou do meu pai, e continua negando e ficando muito brava! Eu não sei o que fazer, pois não sei se é doença ou falta de caráter... e ela se recusa a fazer terapia. Não tem um emprego fixo etc. não sei mais o que fazer.

A melhor resposta 11 ABR 2018

Olá, Geovanna.
Sugiro que converse com a sua irmã, mostre a ela como vc se sente diante dessa situação e que você gostaria muito que ela buscasse por ajuda, e sugira que os outros.membros da família façam a mesma coisa.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

11 ABR 2018

Giovana, que complicado essa situação, você parece muito angustiada que sua irmã mude, mas não tem como mudá-la se ela não quiser mudar, o que você pode fazer é encontrar maneiras de ficar bem, apesar do comportamento dela. Procure atendimento psicológico, pois conversar com um profissional vai te ajudar a encontrar outros caminhos para lidar com tudo isso.

Psicóloga Thatiana Fraga Psicólogo em São Paulo