Como desapegar de alguém?

Feita por >Ana · 28 abr 2022 Dependência emocional

Olá, boa tarde! Meu filho tem 33 anos, casado com dois filhos, me apeguei muitos a eles, saia muito com minha nora e meus netos, todos finais de semana iamos ao shopping. todas vezes que viajavam eu ia junto. de uns tempos para cá eles não me chamam mais para ir junto. já questionei, meu filho foi até grosso " disse da um tempo" estou magoada, triste, não sei mais sair sem eles. o que devo fazer.

A melhor resposta 29 ABR 2022

Oi Ana.
Sabe, não existe resposta certa para seu questionamento. Cada um de nós temos formas de ser nessa vida que se tornam nosso padrão.
E quando há uma mudança nessa forma de ser e interagir ficamos em conflito.
Seria muito bom que você trabalhasse isso em terapia, acredito que meus colegas aqui, assim como eu, estaremos à disposição para te ajudar.

Jean Pierre.

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

30 ABR 2022

Oi querida tudo bem ?
Deve estar se sentindo abandonada e rejeitada e isso cresce como uma bomba relógio, trazendo mais tristeza do que o próprio problema. Mas que tal arrumar umas amizades novas ?
Frequentar novos lugares e ter amizades que você consiga fazer novos programas. Até viajar de excursão pode ser uma ideia interessante.
Talvez eles estão com problemas no relacionamento e queiram passar mais tempo sozinhos. Em suma, pode não ser nada sobre você, e sim sobre eles.

Clarete Duarte Galdino Psicólogo em Marília

55 respostas

30 ABR 2022

Oi, Ana! O que você está passando se chama "síndrome do ninho vazio", que é quando os filhos saem de casa, se afastam e se concentram nos seus projetos e família. Você precisa entender que eles precisam de espaço pois são uma nova família. Você precisa aprender a se divertir sozinha, sair com amigas, fazer exercícios, ter hobbies...você precisa fortalecer sua rede de contatos para seguir com sua vida também.

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte

62 respostas

30 ABR 2022

Oi Ana!
Como se desapegar de alguém?
Quando voce souber quem você é, vai criar objetivos que te leval ao encontro de ti mesma.
Enquanto não sabe quem é, fica na dependencia dos outros, fica insegura e sofre, fica magoada, se sente injustiçada.
Pare de ser mamãe do teu filhinho... ou... deixe seu filho ser dono de si mesmo, deixe ele ser protetor, companheiro da esposa dele.
Voce já fou mãe dele e ele não precisa mais de mãe para cuidar dele.
Sua carência, sua dependência emocional precisa ser saneada, resolvida e isso, não são os outros que vão preencher... é voce mesma que vai preencher esse vazio.
Voce precisa se amar, precisa cuidar de si, precisa amar, precisa namorar, precisa ser dona da sua vida; precisa conquistar a sua independencia.
Faça Psicoterapia... é o melhor investimento em si mesma... estamos aqui para nos resolver e não para outras coisas.
Seja uma mulher que valha a pena, para voce mesma; seja orgulho para si mesma; viva a sua vida!
Abraços

5817 respostas

29 ABR 2022

Bom dia Ana.
Seria saudável para todos que você trabalhasse a Síndrome do Ninho Vazio com um profissional.
Estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

29 ABR 2022

Olá Ana! Obrigado por escrever. Seu tema é extremamente comum e oportuno. Muitas vezes, sem querer as mães se sentem donas dos filhos, prioritárias sobre os netos. Acontece que a nora, vira esposa e mãe, também podendo provavelmente, viver essa sensação inadequada de propriedade em relação ao marido e filho. Os adolescentes e jovens costumam resolver esse sufocamento se rebelando, indo morar longo, não parando em casa. Todo final de semana junto, em mesmos tipos de passeios, é altamente sufocante. Você tem outra idade, outros interesses, outras necessidades. Eles, idem.
Será preciso você construir teu próprio espaço, conhecidos, colegas, amigos, atividades grupais, se adequado, esportes coletivos de contato, grupo de serviços, teatro, arte, dança, estudos, excursões, etc.
Abraços virtuais (A pandemia ainda está ativa. Há maioria de políticos falsos, imensa maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até alguns falsos cientistas. Por essas razões, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere a máscara, mantenha proximidade afetiva, mas evite aglomerações.

8640 respostas

29 ABR 2022

Olá
Esse sentimento de "solidão" pode ser muito comum nesse estágio da vida onde os filhos já cresceram e forma "viver suas vidas". Entendo que possa ser doloroso, mais ainda é tempo de descobrir as possibilidades da vida além do papel de mãe. Há uma série de experiências esperando por ti para serem vividas. Talvez um profissional possa te ajudar a passar por essa ressignificação de uma forma mais sensível e segura, te acompanhando nesse processo de descobertas.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

29 ABR 2022

Boa noite Ana
É maravilhoso participar da familia do teu filho, mas entenda que ele formou uma nova familia e que passar momentos juntos , só eles faz parte da convivência familiar.
Nao se sinta magoada pois eles precisam desse tempo.
Procure atividades que te fazem feliz, faça presentes para teus netos para entregar quando chegar a hora de saber que terá momentos com eles e momentos nao.
Por isso preencha o tempo que se sente sozinha fazendo tudo o que te fará feliz.
Psicologa Andréia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

29 ABR 2022

Ola
Continue tentando, mas tente buscar passeios diferentes!! Mantenha contato com o netos!!
Vai dar tudo certo
A terapia também pode ajudar na ansiedade e autoconfiança
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo