Como decidir minha faculdade?

Feita por >Lucas · 21 nov 2016 Orientação profissional

Olá , tenho um amigo que está fazendo arquitetura , mas ele não tem certeza se é isso realmente que ele quer , ele está pensando em fazer gestão finanaceira! Esses testes vocacionais não ajuda muito , seria melhor se eu encontrasse alguém que pudesse falar pessoalmente sabe , e poder contar o que está acontecendo com mais detalhes , eu também tenho essa dúvida pq estou terminando Administração e não sei pra que área seguir , vcs podem ajudar ? Desde de já obrigado .

A melhor resposta 21 NOV 2016

Ola Lucas!
Como a orientação vocacional não lhe ajudou anteriormente, é importante que busque o apoio da psicoterapia para que através do processo de autoconhecimento e fortalecimento, consiga ampliar suas perspectivas da vida profissional permitindo direcionamento e segurança na tomada de decisões.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

24 NOV 2016

Olá Lucas! Certamente vc será beneficiado se procurar um(a) psicólogo(a) capacitado(a) e experiente em Orientação Vocacional/Profissional ou mesmo um Coach nessa área. Ambos poderão te ajudar a ampliar o autoconhecimento e sair dessa dúvida e indecisão. Abrç e boa sorte!

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

24 NOV 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

Obs.: Por meio de instrumentos de avaliação neuropsicologica é possível fazer um mapeamento de potencialidades e déficits cognitivos, afetivos e comportamentais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

23 NOV 2016

Oi Lucas, Que bom que você e seu amigo estão começando, desde cedo, a perceber o tamanho da dificuldade encontrada quando nos deparamos com uma escolha que vai afetar uma vida inteira, e ainda, que essa escolha é colocada pra nós justamente em uma fase da vida tão turbulenta e cheia de perguntas.
É importante saber, primeiramente, que a orientação profissional e vocacional não é feita somente de testes, eles são apenas uma parte de um processo que inclui, e deve incluir, outros fatores muito importantes, que são o teu contexto de vida, a tua visão de vida, os teus valores, teus talentos, se eles combinam ou não, o que você gosta e não gosta, a análise do mercado de trabalho, enfim, são muitos os aspectos a serem pensados e trabalhados, por isso que não se pode rotular alguém com base em um teste; por exemplo, já ocorreu pra você o fato de que você pode estar fazendo escolhas para agradar a outros que não você mesmo? Ou para apenas ganhar dinheiro, ou aquela carreira que está "bombando" no mercado?
Pense nisso e procure um bom profissional em Orientação Vocacional/Profissional, tendo em vista que é um processo e não meramente aplicação de teste onde tudo vai se resolver em um piscar de olhos. Não é simples assim. Leva um tempo e custa um pouco de dinheiro. Não confie em receitas milagrosas.
A vida é feita de nossas escolhas, e escolher é difícil, demanda tempo e um olhar bem amplo, mas tampouco se cobre demais, essas escolhas mudam ao longo da vida e temos direito a essas mudanças, pois somos seres em constantes transformação.
Bem vindo à vida.

Um abraço
Giseli Nunes
CRP 06/116.282

Giseli Nunes Pereira Psicólogo em São Paulo

30 respostas

23 NOV 2016

Olá Lucas,
O teste vocacional te dá uma orientação de quais suas aptidões mas o que fazer , qual faculdade escolher é algo maior, uma vez que implica no que você espera da vida como um determinado profissional, quanto isso vai render. O mais indicado é você conversar com um profissional de orientação vocacional mais profundamente, não baseado só em teste, mas sim no mercado de trabalho e economia do país.
Boa sorte.
Maria da Conceição V. Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

23 NOV 2016

Bom dia Lucas, o que você se refere sobre testes vocacionais você realizou com um profissional? Pois é uma avaliação bem complexa realizada em cerca de 10 sessões, é super detalhada, creio que você não tenha feito em um lugar adequado, por isso não sentiu que realmente te direcionou a algo. Sugiro que procure um psicólogo especialista em orientação vocacional!

Espaço Recriar Psicólogo em Curitiba

48 respostas

22 NOV 2016

Boa tarde Lucas, os testes vocacionais auxiliam as pessoas a escolherem uma profissão, pois permitem um melhor direcionamento das mesmas,você falou que esta concluindo administração mas que não esta muito certo se é essa a profissão que você quer, sugiro que você procure uma psicoterapia para ter um auxilio mais profundo em suas escolhas. Um abraço

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

22 NOV 2016

Olá Lucas. O mais indicado é o teste vocacional mesmo, mas não te dará uma profissão como resposta e sim qual é o seu potencial e vocação e quais profissões pode se encaixar no seu perfil. Vai depender do profissional saber conversar e te compreender. Outra forma, é você visitar empresas, conversar com profissionais, pesquisar na internet, ou seja, tudo que te possibilite experimentar um pouco como seria seu desempenho na profissões. O ensino médio deveria ter uma matéria que já fosse ajudando os alunos a definir a faculdade que vai seguir. Boa sorte

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

22 NOV 2016

Há quas 45 anos facilito o encontro com a missão de vida de cada pessoa. Como iremos passar mais de 5 décadas. Ocupado em quase metade do nosso dia. É importante termos paixão pela nossa atividade profissional. Todos nossos temos talentos e apenas precisamos de um especialista no tema para encontrarmos.
Psicologa Cida Santos
Missão de vida: ajudar você a encontrar a sua!

Doutora Aparecida Paula Santos Psicólogo em Rio de Janeiro

21 respostas

22 NOV 2016

Olá Lucas

Parece que tanto você quanto seu amigo estão em dúvidas quanto à carreira profissional. Seria importante poder pensar desde o motivo da escolha dos atuais cursos até interesses particulares de cada um bem como atividades que proporcionam prazer. Penso ser importante procurar auxílio profissional em que possa trabalhar de maneira partumicularizada cada caso. Em relação a seu amigo é importante que ele se permita procurar auxílio.

Estou à disposição

Psicóloga Daniele Marla Psicólogo em Florianópolis