Dúvida em qual faculdade seguir

Feita por >Vi · 7 jun 2016 Orientação profissional

Tenho dúvida em qual faculdade seguir. Acredito que todo ser humano é capaz de desenvolver qualquer atividade, mas, é claro, que cada um tem a sua vocação (interesse) em praticar determinada área. O que fazer para decidir?

A melhor resposta 7 JUN 2016

Boa Tarde Vi !

O processo de escolha profissional geralmente é "acompanhado " de muitas dúvidas, angustias , medos . Você pode trabalhar esses aspectos e também desenvolver autoconhecimento , identificar melhor suas habilidades atuais e às que você precisará desenvolver, conhecer melhor as profissões, no atendimento de Orientação Vocacional / Profissional. Esse atendimento com o profissional de Psicologia, ajudará você escolher com mais segurança.

Boa Sorte!
Abraços.

Psicóloga Aline de Paula do Nascimento Psicólogo em São Paulo

34 respostas

12 JUN 2016

Olá Vi.

A escolha de uma profissão é um processo complicado que gera ansiedade, angústia e incertezas. Você pode buscar ajuda de um orientador vocacional que te ajude a lidar com esses sentimentos, a olhar para você para você se conhecer melhor e possa escolher uma profissão que combine com o seu perfil.

Um abraço
Maria José Machado Jorge

Maria José Machado Jorge Psicólogo em Ribeirão Preto

44 respostas

9 JUN 2016

Bom dia Vi.
Um bom começo seria você fazer uma relação das carreiras que mais tem interesse e pesquisar sobre elas. Para conhecer melhor a profissão e o.mercado de trabalho. Depois procurar um psicólogo que trabalhe com orientação profissional, ele te ajudará a conhecer melhor suas afinidades e te ajudará a encontrar sua vocação.

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

9 JUN 2016

Olá, Vi.....Talvez uma das melhores escolhas seja fazer um processo de Orientação Vocacional ou até mesmo um Coaching e se nesse processo identificarmos algum trauma, encaminhamos para Terapia. Boa Sorte e fico à disposição.

Kelly Garcia Psicólogo em Jundiaí

8 respostas

8 JUN 2016

Bom Dia Vi,

Entendo sua duvida, quando a decisão de seguir uma profissão não vem naturalmente, torna-se difícil saber para que lado seguir. Mas uma boa conversa com um psicólogo o qual vai te orientar como proceder com avaliações especificas, entrevistas e observações, com certeza vai te ajudar a saber quais as áreas que você tem mais dificuldades e quais as áreas com mais afinidade.
Espero ter ajudado e qualquer duvida pode entrar em contato.
Att
Mira longoni
Orientadora Vocacional

Anônimo-260623 Psicólogo em Curitiba

11 respostas

8 JUN 2016

Bom dia, Vi!
Sugiro que procure um psicólogo que trabalhe com orientação vocacional, pois, dessa maneira poderá se conhecer, perceber traços de sua personalidade que correspondem ao que você procura profissionalmente e poderá assim decidir-se de maneira mais assertiva.

Karla Beatriz Pessanha Psicólogo em Niterói

4 respostas

8 JUN 2016

Bom dia Vi. Sugiro que você procure um psicólogo e faça um teste vocacional, ele erá apontar em quais áreas poderá sedar melhor enquanto profissional. Você poderá escolher a que mais a agradar, a que você terá mais prazer em atuar. Lembre-se de que você precisa gostar do que faz e que atuará muitos anos nessa área. Quando você era aluna qual matéria ia melhor no colégio? Qual você gostava mais? Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

8 JUN 2016

Ola,Vi.
Realmente decidir qual profissao seguir e muito importante e causa duvidas, ansiedade e desconforto. Uma orientacao vocacional seria importante nesse caso
E possivel tambem voce procurar informacao em sites de profissooes, conversar com pessoas que atuem.nas areas que voce tem interesse . Procure algumas faculdades algumas delas fazem esse trabalho junto aos alunos

Cristiane Cabreira Psicologia Psicólogo em Florianópolis

38 respostas

8 JUN 2016

Vc se engana! Não podemos assumir qualquer coisa, temos capacidade para discernir que podemos gostar de música e isso não significa que tenhamos habilidades musicais. Procure um psicólogo vsivte ajudar muito. Boa sorte e boa escolha!

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

8 JUN 2016

Boa noite, Vi.
Um processo de orientação profissional é a maneira mais assertiva em momentos como esse.
Procurar um profissional que trabalhe nessa área é aconselhável. Mas tenha em mente que orientação profissional não é somente aplicação de testes, mas sim a avaliação de suas habilidades e o mercado de trabalho, para que você possa ter maior segurança de qual profissão seguir.
No entanto, caso não seja possível a orientação, recomendo que você busque em sites confiáveis informações sobre cursos e profissões, como também esteja atenta a feiras que algumas instituições promovem durante o ano sobre as profissões. Procure também visitar faculdades, elas geralmente possuem setores que recepcionam possíveis alunos para conhecer a instituição e assim conhecer um pouco mais desse novo mundo. Informação é sempre bem vinda.
Espero ter ajudado.
Ticiana Araújo Carnaúba

Ticiana Araújo Carnaúba Psicólogo em Salvador

40 respostas

7 JUN 2016

Olá!

Se você não puder fazer um processo de orientação profissional, sugiro que pesquise muito, por meio de:
- feiras nas próprias faculdades/universidades
- guias que você pode encontrar na própria internet
- Pense nas suas habilidades e interesses, coloque-as no papel e tente identificar com quais profissões elas se identificam. Não se preocupe com certo ou errado, fácil ou difícil, faça isso com a mente aberta.
- Converse com pessoas que já são profissionais nas áreas que você tem, pelo menos, interesse
Boa escolha!

Tânia Maria Magalhães Psicólogo em Belo Horizonte

9 respostas

7 JUN 2016

Vi,
Que dúvida boa a sua, boa porque mostra sua preocupação em seguir aquela profissão que se relaciona melhor com você.
Sabe, nos antigamente kkkk diziam que quem gosta de matemática, nunca seria médico e coisas do tipo, felizmente hoje é bem diferente e as profissões dão uma gama infinita de possibilidades.
Uma enfermeira tanto pode estar numa UTI, quanto num computador fazendo auditoria - olha que beleza!
É importante lembrar Vi, que você pode escolher e mudar caso sua opção não lhe agrade.
Tem muitos psicólogos que trabalham com Orientação Profissional e ajudam a muitos jovens e adultos a definirem seu leque de possibilidades profissionais, busque algum perto de você.
Boa sorte querida!

Maria Emília Simões

Maria Emília Simões Psicólogo em Salvador