Como ajudar o meu esposo é nítido os problemas psicológicos dele?

Feita por >Lais · 4 jan 2023 Abordagem psicológica

Ele me acusa de o trair e em menos de um ano morando com ele, ele já saiu do segundo emprego porque acredita que estou com alguém do trabalho dele.

A melhor resposta 6 JAN 2023

Olá Lais! Obrigado por citar. Precisaremos mais dados. Pelo que você citou, falta a seu esposo confiança básica, sendo fundamentada (no imaginário dele) a hipótese de traição. De outro lado, ela pode representar uma explicação para a saída dos trabalho, o que interrompe o aprofundamento do vínculo com o contexto de trabalho.
Seu esposo estará disposto a vir a um de nós, psicólogos, com mente aberta, persistência, muita persistência, regularidade e disciplina? Acontecendo isso, teremos com ajudá-lo.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8654 respostas

6 JAN 2023

Olá. Lais!

Situação chata essa que você está vivendo. E uma pena para ele ter saído de 2 empregos somente por achar que você o está traindo com alguém de lá. imagino o quanto isso prejudica a vida profissional dele. O que você pode fazer é conversar com jeitinho de que ele poderia iniciar um processo terapêutico, mas mais do que isso, de ajudar a mostrar para ele que pensamentos não são fatos. Ele até pode ter o pensamento de que vc sai com alguém do trabalho dele, mas que isso não necessariamente será uma realidade. Pode demonstrar e passar para ele seguranca na relacao. mostrar o quanto gosta dele, o quanto é fiel ao relacionamento, mostrando seus valores...agora o restante é com ele.

Espero ter te ajudado.
Abraços!

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

6 JAN 2023

Oi, Lais, todo problema de casal é de responsabilidade dos dois, é parcela de 50% para cada. Se ele te acusa, o que você também pode ter de participação para gerar isso nele? Falta confiança no relacionamento, falta o diálogo, a segurança,. Ambos precisam escutar um ao outro, entender o funcionamento próprio e o do outro para uma relação saudável. Chame para conversar, escute o lado dele, que condutas suas o fazem pensar assim, o que pode ser melhorado para não ter tantas desconfianças. Tudo é questão de alinhamentos. Espero ter ajudado.

Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

6 JAN 2023

Olá, Lais.
Há muitos relacionamentos em que um acusa o outro sem motivo, a pessoa afetada se sente injustiçada, e sente que a relação está deteriorando. Sugiro que busquem terapia de casal.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 JAN 2023

ola! Você precisa de ajuda? então é só agendar comigo que eu lhe responderei e marcarei da forma mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 JAN 2023

Primeiro, que infelizmente isso não depende de você. Provavelmente se você falar que ele precisa de ajuda psicologicamente, ele irá discordar e até mesmo se irritar.
Mas tente mostrar a importância de procurar uma ajuda, de tentar, demonstre apoio e que será melhor para ele e para a relação de vocês.
Afinal, pelo recorte do seu relato, são sobre a insegurança dele, por experiências de vida dele e que se você não dá motivos, precisa ele compreender as feridas que ele tem e não projetar em você. E claro, você precisa se cuidar também.

Francine Souza Silva Psicólogo em Sorocaba