Como ajudar minha namorada com a dependência emocional dela?

Feita por >anonimo · 30 abr 2022 Dependência emocional

Minha namorada decidiu por um termino, pois se sentia completamente dependente de mim, logo após nós voltamos para a relação, identificamos que aquilo foi um surto causado por um sentimento ruim que ela teve em um final de semana longe um do outro, de acodo com ela diversos pensamentos irreais surgiam ao longo de um dia de diversão pra ela. Coisas como, "sera que ele me odeia", "sera que ele ta achando que eu sou ruim" e coisas do genero.

Na ultima terça ela retornou chorando pedindo para terminar pq ela não sabia lidar com esse sentimento e imaginou que eu sofreria com isso. Eu ajudei ela a iniciar o tratamento psicologico meses antes do ocorrido e provavelmente ela esta percebendo aos poucos oq ela sente e por isso tomou essa atitude.

O relacionamento foi normal durante esse ano, porém ela perdeu o pai recentemente, motivo pelo qual a ajudei no processo de iniciar a terapia, após o falecimento ela tem se sentido perdida e sem objetivo, pois o pai pra ela era um porto seguro sempre que existia um problema

No momento estamos afastados, conversamos normalmente mas tratamos a nossa relação atual como término, não é da vontade de nenhum dos dois, mas ela achou necessário de alguma forma, eu posso continuar o contato com ela e de alguma forma ajuda-la? Ela percebe que nós nos amamos, foi um relacionamento incrivel mas não sabia a melhor alternativa para lidar com isso.

A melhor resposta 1 MAI 2022

Olá Anônimo! obrigado por escrever. Tua namorada está em tratamento com psicólogo. Isso ajudará muito. Algumas observações desconfortáveis mais necessárias:
- Ela precisa vivenciar situações em que, mesmo com trocas com outros, o centro e a autonomia seja dela;
- Nenhuma pessoa chega ao que chamam de "dependência emocional", sem cultivar isso por anos; é cômodo.
Logo, ela precisa amadurecer e desenvolver autonomia. Sutilmente, podemos perceber que você também precisa ficar atento para não alimentar algo assim.
Abraços virtuais (a pandemia ainda é real, há grande maioria de falsos políticos, maior parte ainda de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento- até alguns falsos cientistas. Diante disso devemos seguir recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, enriqueça a proximidade afetiva, evitando aglomerações.

8630 respostas

1 MAI 2022

Olá
Acredito que, como você já fez, a melhor forma de ajudar seria ajudando a buscar ajuda profissional. Para além disso, tente respeitar o espaço dela, ou até mesmo incentivar esse espaço, para que ela consiga explorar as novas possibilidades que lhe surgem, entendendo o que é amor e o que é dependência.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha