Como ajudar a minha namorada na dependência emocional dela?

Feita por >Oliv · 2 ago 2023 Dependência emocional

Namoro a mais de 1 ano, e com o passar do tempo percebi que ela tem uma dependência emocional em mim, no nível de achar que a vida dela não flui se eu não estiver perto dela. Acho isso maléfico tanto para ela quanto para mim, afinal gosto dos meus momentos a sós comigo mesmo. Gostaria de saber como posso ajudá-la, já indiquei terapia para ela, mas ela tem experiências ruins com psicólogos.

A melhor resposta 8 AGO 2023

Olá, obrigado pela sua pergunta. Nessa situação não há muito o que você possa fazer, exceto estimular ela para buscar terapia. Infelizmente podemos nos deparar com profissionais ruins em qualquer profissão, mas devemos ter em mente a busca por nosso bem estar. A dependência emocional é um padrão de comportamento onde uma pessoa busca excessivamente a aprovação, atenção e validação de outra, muitas vezes sacrificando sua própria autoestima e bem-estar. Isso pode ocorrer em relacionamentos amorosos, familiares, amizades ou até mesmo no ambiente de trabalho. A dependência emocional pode ser resultado de várias influências, como experiências traumáticas, baixa autoestima, falta de habilidades sociais, modelos de relacionamento disfuncionais observados na infância, entre outros fatores. A busca constante por segurança emocional e medo da rejeição podem contribuir para a formação desse padrão de comportamento. Seria interessante se você também fizesse terapia, pois ajudaria a você identificar melhor os padrões desadaptativos dela e o psicólogo ajudaria você a perceber melhor e a elaborar respostas mais adequadas para as reações dela. É isso. Espero que de tudo certo para vocês.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

7 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 AGO 2023

Muitas vezes nos sabotamos e aí não tem como o profissional ser bom porque a pessoa coloca mil defeitos até mesmo para continuar no mesmo lugar. Isso não é consciente, é de forma inconsciente. A dependência emocional vem da infância, ela com certeza registrou no sistema nervoso dela a sensação de abandono, exclusão de alguma forma mesmo que tenha tido pais que se fizeram presentes, mas geralmente isso vem de infância com traumas e problemas. Precisamos ressignificar , ela precisa ter a consciência para aí sim partir para a decisão e a real mudança. Entre em contato comigo, vem entender melhor de onde vem tudo isso, porque só tendo a consciência para se ter o entendimento, a clareza e a modificação das posturas não saudáveis.

Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

4 AGO 2023

Bom dia, Oliv,
Sinto por sua situação.

A forma mais óbvia de ajudá-la seria que ela aceitasse participar de um processo terapêutico, mas como ela não teve boas experiências com psicólogos, uma alternativa que você poderia ter para ajudá-la é a convidando para uma terapia em casal.

Se esta dependência te afeta e, como você tem intenção de ajudá-la, não a quer magoar falando sobre sua necessidade de espaço (e que isso não significa abandono), a terapia em casal pode ser uma alternativa para lidar com esta questão que interfere na qualidade do relacionamento e, talvez, ela possa ter a possibilidade de mudar a visão dela quanto à terapia individual.

Se quiser conversar sobre, sinta-se à vontade para me contatar.

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

69 respostas

4 AGO 2023

Olá, como vai?

A dependência emocional pode estar relacionada a questões emocionais mais profundas e complexas. Embora seja importante buscar ajuda profissional, como a terapia, para lidar com esse tipo de questão, algumas considerações gerais podem ser úteis:

Comunicação aberta: Tenha conversas honestas e abertas com sua namorada sobre como você se sente em relação à dependência emocional dela e como isso afeta você. Expresse suas necessidades de espaço e tempo a sós.

Empatia e compreensão: Tente entender as razões por trás da dependência emocional dela sem julgamentos. Mostre empatia e apoio, lembrando-se de que essa é uma questão complexa e sensível.

Encoraje a busca por ajuda profissional: Mesmo que ela tenha tido experiências ruins com psicólogos no passado, encoraje-a a considerar dar uma nova chance à terapia ou buscar outras abordagens terapêuticas que possam ser mais adequadas para ela.

Estabeleça limites saudáveis: É importante que você estabeleça limites saudáveis em seu relacionamento. Seja claro sobre suas necessidades e a importância de ter momentos a sós.

Incentive atividades independentes: Encoraje-a a se envolver em atividades individuais que possam ajudá-la a desenvolver sua independência emocional e aumentar sua confiança.

Respeite o ritmo dela: Mudanças emocionais e comportamentais requerem tempo e esforço. Respeite o ritmo dela e não pressione para mudanças imediatas.

Suporte emocional: Ofereça seu apoio emocional durante esse processo, lembrando-a de que você está ao lado dela para apoiá-la em seu crescimento pessoal.

Lembre-se de que lidar com a dependência emocional pode ser um processo desafiador e que requer tempo, paciência e compreensão. Se você perceber que a situação está afetando negativamente seu próprio bem-estar emocional, considere a possibilidade de buscar apoio de um profissional de saúde mental para lidar com suas próprias emoções e limites.

Fico à disposição.
Até breve!

Gleyce Gonçalves Oliveira da Silva Psicólogo em São Paulo

8 respostas

3 AGO 2023

Oliv
Ela precisa de Psicoterapia por várias razões: dependência emocional, carência, se deixa guiar pelas experiências ruins.
Você pode ajudar, não cedendo aos clamores dela.
Ou ela resolve com os conflitos dela ou você acabará se afastando dela.

5817 respostas

3 AGO 2023

Olá Oliv! Obrigado por se colocar. A tese da dependência emocional equivale a oferta de passagem para o sol. Não temos controle razoável de nossas emoções. Quem depende precisa depender de quem controla, logo é muito distante e irreal a possibilidade de depender emocionalmente.
Será preciso retomar o realismos, retomar o possível, assumir responsabilidade sobre o que faz parte das necessidades elementares humanas. Cada qual precisa aprender a administrar suas emoções.
Tua namorada, gosto ou não, precisa de aprender a vivenciar autonomia e responsabilidade sobre as emoções dela.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.