Como ajudar meu filho de 7 anos com dificuldade de leitura?

Feita por >Camila · 17 out 2016 Dificuldades de aprendizagem

Meu filho tem 7 anos e não consegue ler e quando pressionados ele chora. Ele conhece o alfabeto, mas nunca lembra das palavras. Acho que ele tem problema com atenção.

A melhor resposta 17 OUT 2016

Olá Camila Boa Tarde,

Salientando o fato de estarmos num período onde a medicalização/ patologização infantil esta cada vez mais preocupante, no caso, antes de mais nada, acho de suma importância traçar uma rota junto com o pai e a própria criança, de como anda a vida dele, escolar, social, familiar, etc, para assim, conseguir tomar alguma atitude e até buscar ajuda profissional.
Nem toda criança aprende igual a outra, nem toda criança gosta de coisas que as outras gostam, se interessa por temas infantis.
Partindo desse ponto, é necessário iniciar essa rota que se vai verificar sobre a vida da criança, verificando a escola, conversando com os professores, se necessário, com pais de alunos, para se interar não só de como está seu filho em sala de aula, mas como é essa escola com seus alunos. Num segundo momento, verificar, dentro de casa, como esta a vida desse garoto, quais são seus hábitos, se existe uma rotina, se é preciso, de repente, construir uma rotina com ele, para assim, incluir horário de estudo, horário de jogos, horário de ver os amigos, horário dos esportes. Se existe conflitos próximos a esse garoto que estão interferindo em sua vida emocional e que acabam afetando seja a leitura do mesmo, seja na matemática, seja no âmbito que for, nossas emoções não tem um botão que determinadas coisas a despertam, elas simplesmente são acionadas a medida que vamos vivenciando essa imensidão que nos cerca.
A psicoterapia seria interessante no caso dele, porém, antes você como mãe e interessada no melhor para ele, pode fazer um acompanhamento antes de mais nada.
Um abraço.

Bruna Serejo
Psicóloga

Bruna Serejo Psicóloga Psicólogo em São Bernardo do Campo

16 respostas

26 OUT 2016

A avaliação neuropsicológica é o processo de análise das potencialidades e dos déficits cognitivos do cliente refer- entes à atenção, memória, pensamento, linguagem, praxia construtiva e funções executivas. Busca-se melhorar a com- preensão de como determinada condição patológica afeta o comportamento e a personalidade.
Atenciosamente,
Aline M S De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

25 OUT 2016

Camila, procure conversar com os professores e veja o que eles falam. Tem crianças que aprendem a ler com mais rapidez do que outras, mas todas tem seu tempo para alfabetização. Se houver alguma demanda por parte da escola, procure um psicanalista em tua região.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

20 OUT 2016

Camila

Importante levá-lo a um psicólogo para avaliar. Também há possibilidade de um psicopedagoga fazer esta avaliação e acompanhá-lo na área escolar.
O psicologo poderá dar respaldo no sentido de ajudá-lo e ais pais a lidar com suas angústias.

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

20 OUT 2016

Boa noite Camila,
Na minha experiência em lidar com esse tipo de problemática, principalmente com crianças dessa idade, o ideal é levar em uma psicóloga para uma avaliação, pois seu filho pode está apresentando insegurança pelas próprias dificuldades, auto estima baixa, (precisa estar com uma boa auto estima para que ele possa confiar nele próprio é adquirir conhecimentos) também um trabalho multidisciplinar com uma fonoaudióloga para que se avalie leitura escrita. Existe especialidade nessa área para que seu filho receba melhor atendimento possível. Quanto mais cedo descartar possibilidades, menor será a angústia dele e da família.
Boa sorte

Psicóloga ​Leila Spezani Psicólogo em Rio de Janeiro

11 respostas

19 OUT 2016

Oi, Camila! Existem vários fatores que podem influenciar a desenvoltura de uma criança na leitura, desde questões emocionais até questões cognitivas propriamente ditas, dentre as quais estaria a atenção. Um profissional bem instrumentado para identificar a origem das dificuldades do seu filho é o neuropsicólogo: através da avaliação neuropsicológica, que inclui entrevistas com pais e professores, observações comportamentais e aplicação de testes e tarefas que avaliam aspectos cognitivos e comportamentais, é possível estabelecer quais as áreas de maior habilidade e fragilidade no perfil neuropsicológico atual da criança e, ao final do processo, fornecer orientações e encaminhamentos a outros profissionais para garantir que a criança se desenvolva da melhor forma possível. Espero ter ajudado com sua dúvida!

Abraços,

Roberta Barrocas
Psicóloga
CRP-11/10050

Anônimo-298633 Psicólogo em Fortaleza

3 respostas

18 OUT 2016

Oi Camila, o melhor seria você procurar ajudar de um psicologo para fazer uma avaliação da leitura dele. Ele chorar, é sinal do quanto está cansado das cobranças pela leitura, ou ate mesmo de frustração de não conseguir realizar uma atividade que outras crianças proxima à ele ja conseguem. MAs gosto de lembrar que cada criança tem seu tempo de aprendizado. E muitos casos de dificuldade de aprendizado em consultorio,descobrimos logo de inicio que a dificuldade da criança, não é aprender, mas ver as palavras, então leve ele também num oftalmologista e descarte a possibilidade de ser algo oftalmologico. E procure um psicologo da sua regiao. Boa sorte. Bj

Patrícia Vico Psicólogo em São Paulo

24 respostas

18 OUT 2016

Boa tarde, Camila.
Você percebe essa dificuldade somente em casa ou isso é percebido também na escola? O que a escola diz a respeito? Quando ele entrou na escola? Já foi relatada alguma dificuldade nos anos anteriores (caso tenha entrado mais cedo na escola)? Já conversou sobre isso com a orientação da escola? Houve mudança recente de escola?
Estas são algumas questões a serem observadas e respondidas. Antes de procurar qualquer ajuda profissional, converse com os profissionais da escola.
Podem ser vários motivos para esse comportamento - uma reação à metodologia da escola que pode não ser a mais adequada a ele; alguma dificuldade afetivo-emocional; falta de afetividade e interesse para com o processo de aprendizagem...
É sempre bom investigar. Se houver alguma dificuldade de aprendizagem, o quanto antes iniciar a intervenção, melhor é para a criança. Procure a escola e converse sobre suas preocupações. Caso sejam recíprocas, peça o encaminhamento para uma avaliação psicopedagógica.
Fico a disposição.
Um abraço,
Renata

Renata Leal Quaglio Psicólogo em Vinhedo

49 respostas

18 OUT 2016

Ola Camila, concordo com a colega quando pontua que a Terapia Cognitiva Comportamental será de grande utilidade no tratamento e compreensão do caso de seu filho de 7 anos. Não que as outras abordagens não sejam eficaz, mas esta é mas pontual e focada.
Espero ter contribuído da melhor forma. Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

18 OUT 2016

Seria interessante submetê-lo a um processo de avaliação psicológica, pois dessa forma, podemos distinguir se há alguma dificuldade nos processos psicológicos dele. Que fique claro: isso não se constitui doença, nem tampouco ele ficaria limitado ao receber algum diagnóstico. Pelo contrário, desta forma fica muito mais fácil trabalhar. Deixemos esses medos de lado, e enfrentemos o novo com bravura.

Abraços,
Lais

Laís Costa de Carvalho Psicólogo em João Pessoa

2 respostas

18 OUT 2016

Boa Noite Camila! Trabalho com a psicoterapia cognitivo- comportamental onde podemos trabalhar em setting às emoções e comportamento do seu filho, visando sempre a queixa principal! Usamos algumas testagens para poder descartar questões de hiperatividade e desatenção, pois hoje o uso de medicações em crianças está muito comum e nem sempre é necessário! Fico à disposição

Psicóloga Rosinês Andrade Psicólogo em Porto Alegre

5 respostas

18 OUT 2016

Uma estratégia interessante que você pode tentar com seu filho é tornar a leitura interessante para ele. Por exemplo utilizando livros interessantes e próprios para crianças, com os quais ele possa ter curiosidade em manter a leitura. No começo você pode ir lendo e aos poucos pedir para ele completar alguma frase ou palavra de acordo com as informações do livro.
Dar o exemplo de gosto pela leitura também pode ser bom para seu filho se engajar.
Além destas iniciativas conversa com os profissionais da escola de seu filho para verificar se há a necessidade de algum acompanhamento extra ou intervenção psicopedagógica.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte