Meu filho de 7 anos está com problemas de comportamento na escola

Feita por >Lidia · 2 out 2017 Psicologia infantil

Ele não está obedecendo e tem crises de raivas, não aceita a autoridade das professoras, e dificuldade em realizar as tarefas.

A melhor resposta 3 OUT 2017

Olá Lidia! A preocupação é muito importante e positiva. A escola é um local não somente de desenvolvimento e aprendizagem, mas de socialização. As determinantes para dificuldades de uma criança podem estar associadas a uma diversidade de fatores seja ele de socialização, de desenvolvimento ou mesmo diante de uma dificuldade de aprendizagem. É importante entender o que faz a criança não seguir as regras e se houve uma conversa entre a escola e os pais, do que está acontecendo e as formas de solucionar em conjunto, um ser parceiro do outro para acompanhamento do desenvolvimento infantil. Sendo assim, se faz necessário saber de maiores detalhes como histórico de vida da criança, o seus sentimentos, os seus comportamentos, se houve mudanças de escola ou de professores dentre outros pontos para uma avaliação adequada. Como sugestões, eu diria para vocês, pais, conversarem com a criança sobre como ela está se sentindo, suas emoções, caso a conversa não consiga trazer muito conteúdo, vocês podem se utilizar de brinquedos que ela se identifique, que possibilitem a conversação e a construção de contextos/ sentimentos/sensações que estão se passando com ela. Observe o comportamento, a fala, o olhar, as expressões faciais, lembrando sempre que, o primeiro núcleo social que a criança esta inserida é a Família. Caso haja interesse e se for em de acordo com os pais e a criança, seria importante você procurar um psicólogo infantil que através da ludoterapia e da terapia, possam abordar pela fala e pelas atitudes da criança, expressões dos seus sofrimentos e suas dificuldades em relação ao contexto em que vive e que os desencadeiam. Ao ser encaminhado para psicoterapia infantil, a criança é acolhida e ouvida, tendo a oportunidade de expressar seu universo privado. Neste processo, a psicoterapeuta utiliza estratégicas lúdicas como jogos, brincadeiras, desenhos, colagem, pintura, argila, histórias para se comunicar com a criança, investigar e identificar quais os problemas psicológicos a impedem de se desenvolver de maneira saudável para depois ajudá-la a superar suas dificuldades. Neste processo é fundamental o envolvimento dos pais que também tem seus encontros para a compreensão do contexto que está sendo apresentado, bem como para construirmos todos juntos, as melhores formas de ajuda-lo. Estou à sua disposição para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

4 OUT 2017

Boa tarde..
Pude ver no seu relato a preocupação com seu filho, é uma idade em que ele está descobrindo sua identidade como pessoa, procure analisar se é apenas uma falta de interesse pela escola e o que acontece dentro dela, ou se é questão de comportamento ou limites.
Alexsandra Rufino

Alexsandra Rufino Psicólogo em Recife

10 respostas

3 OUT 2017

Olá, Lídia! Uma informação importante seria quando esse comportamento iniciou e se algum evento importante aconteceu na família ou com seu filho. Seu filho pode estar encontrando na raiva e na rebeldia uma forma de expressar algum sofrimento com o qual não consegue lidar. Um psicoterapeuta especializado no atendimento infantil pode ajudar a sua família e o seu filho a descobrir estratégias de expressividade mais sadia, reconhecendo assim as emoções e aprendendo a geri-las.
Caso haja psicólogo(a) na escola, solicite uma avaliação da necessidade de uma psicoterapia infantil. Avalie também, junto à sua família, se há algo que precisa ser cuidado, mudado. Será que ele, como criança de 7 anos, está sendo atendido na sua necessidade de brincar, de carinho, de atenção, de socialização? Será que está sendo exposto a conteúdos violentos nos jogos, TV, internet ou mesmo nos ambientes em que frequenta? Será que está acompanhando os demais colegas, ou precisa de apoio e assim se sente desmotivado e irritado em estar na escola? São questões para avaliar, se possível com um(a) psicólogo(a), pois um olhar de fora, e especializado, junto ao olhar dos que estão envolvidos com a criança, poderão ajudar muito mais e melhor.
Desejo que consigam superar bem!

3 OUT 2017

Seu filho sofre de comportamento opositivo desafiador, um tratamento poderia ajudá-lo a lidar com suas dificuldades e a você lidar com essa condição.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

3 OUT 2017

Boa Noite Lídia, você está descrevendo caracterísitcas de um possível caso de transtorno opositor desafiador (TOD) mas, para que isso se confirme é necessário uma avaliação neuropsicológica pois tem outras características que você não descreveu. Boa sorte!!

Reestruturar Psicologia e Neuropsicologia Psicólogo em Caieiras

50 respostas

3 OUT 2017

Boa noite!
Esse tipo de comportamento é comum nessa fase, principalmente que ocorra na escola. Precisa observar se em casa ele também age assim, se é com todos os comandos que ele se opõe e se houve algo em casa ou na escola que pudesse ocasionar esse tipo de comportamento. Para mais informações, fique à vontade para entrar em contato. Espero ter ajudado!

Psicóloga Thaiana Lima Psicólogo em Rio de Janeiro

1 resposta

3 OUT 2017

Boa noite! Podem ser várias questões. Esse comportamento é atual ou sempre foi assim é hoje se intensificou? Esse comportamento é só na escola ou em casa ou outros ambientes ele também tem esses momentos de raiva? Teve alguma alteração na rotina dele ? Índico que procure um profissional especializado em atendimento infantil para que possa analisar suas impressões e assim poder identificar a realidade problemática e assim auxiliá-lo no controle dessas emoções.

Daniela Ribeiro Psicologia Infantil Psicólogo em São Caetano do Sul

1 resposta

2 OUT 2017

Lidia,
Boa tarde,
Seu filho nao gosta do comando das tarefas ou nao consegue faze-las?
Voce ja o observou e outras atividades? O que ele mais gosta de fazer?
A partir de que momento surgem os momentos de raiva? O que desencadeia?
Se voce puder me dar mais dados posso orienta-la melhor.
Abraco

Márcia Alflen Chirinea Psicólogo em São Paulo

35 respostas

2 OUT 2017

Boa tarde Lidia,

Sugiro que busque um terapeuta infantil para fazer uma avaliação com seu filho. Usando recursos lúdicos, ele poderá acessa-lo de uma forma mais fácil.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis