Como ajudar me namorado que tem problemas com álcool?

Feita por >Luiza · 21 set 2016 Alcoolismo

Meu namorado é uma ótima pessoa, porém, quando bebe fica agressivo e inconsequente. Chego a ter medo dele. Esse problema com o álcool está acabando com nosso relacionamento. Ele já ficou um mês sem beber, mas o estilo de vida que ele leva, o trabalho e amigos dificultam a situação. O que fazer para a ajudar?

A melhor resposta 22 SET 2016

Boa noite Luíza
Bom, ajudar seu namorado ou se ajudar? Você percebe que a questão da bebida está incomodando a você e não a ele? As pessoas não podem ser da forma que queiramos que elas sejam. Você percebe que há um problema no comportamento de seu namorado, que é um problema para você e não para ele? As pessoas quando namoram tendem a querer mudar ou moldar a personalidade desta pessoa, mas esquecem que antes de se conhecerem esta pessoa traz consigo experiência de vida e visão de mundo própria de toda uma vida e não dá para abrir mão de seu jeito de ser, de sua personalidade e identidade para satisfazer o outro, porque se assim o fizer não será ele, será o que outro quer. Você idealizou um perfil de homem para você e quer enquadra-lo nele e isso não é possível. Agora você apontou o problema do comportamento dele com relação a bebida e as amizades devido ao trabalho dele, e agora que caminho você tomará para solucionar este seu problema e não dele. Digo seu problema porque é você quem está se incomodando e sofrendo pelo seu relato. Cabe aqui uma reflexão sua, porém se você não consegue ver uma solução pode procurar um psicólogo para trabalhar esta e outras demandas da sua vida, ok?
Att. a Psicóloga Ussénade
Boa sorte!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

23 SET 2016

luisa!!!! saudaçoes!!!! trabalho com pessoas que tem problemas com o abuso de alcool. sou sandra elena carosio-psicologa e hipnoterapeuta

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

22 SET 2016

Olá, Luiza, recomenda-se terapia de casal, focada em psicologia comportamental para oferecer exercícios e atividades que elevem a autoestima de seu namorado na medida que ele perceba que o álcool acaba atrapalhando ter uma relação a dois de qualidade. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

22 SET 2016

Bom dia, Luiza! Se você realmente deseja ajudar seu namorado, e ficar com ele independente dos seus problemas, converse com ele e o aconselhe a buscar um atendimento psicológico e quem sabe, psiquiátrico também para ele. Há profissionais especializados em dependência, pois a dependência química muitas vezes está relacionada a conflitos mal elaborados.

Anônimo-297913 Psicólogo em Fortaleza

1 resposta

22 SET 2016

Prezada Luiza, boa noite.
Antes de tudo, devemos entender que o álcool é uma droga e pode causar dependência química. Não obstante, ela não se limita apenas a um nível meramente comportamental, mas pode envolver outros fatores. Às vezes a utilização de drogas pode esconder conteúdos mais profundos e não compreendidos pelo próprio sujeito. A utilização da droga, não necessariamente é algo ruim, o complicado é o que se faz com a droga, se o sujeito tem o autocontrole (ou não) sobre ela. Caso ele não consiga se manter distante da droga, não consiga passar dias sem ingeri-la, começa a gastar bastante e vive em dependência desta, ai temos um alerta. A própria agressividade é uma repercussão do desequilíbrio psíquico causado pela alteração neuroquímica. Um ponto minimamente interessante seria dialogar com ele, buscando mostrar esses mesmos conteúdos que você colocou na descrição. O auto cuidado se inicia pela própria pessoa.
Espero ter contribuído de alguma forma e desde já fico disponível.
Atenciosamente: Wellington Albuquerque Filho.

Wellington Filho Psicólogo Psicólogo em Olinda

27 respostas

22 SET 2016

Boa noite Luiza. O hábito em beber álcool é socialmente aceito, motivo que as pessoas não se dão conta da resistência e dependência. Importante que ele perceba os excessos que comete devido o efeito da bebida, do contrário qualquer pessoa fica impossibilitada de ajudá-lo. Saudações, Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

21 SET 2016

Luiza, bom dia. Primeiro, precisamos saber o seguinte: é isso que você busca em um homem? É isso que você quer? Eu sugiro que você procure um psicanalista. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André