Como aceitar os defeitos do outro no relacionamento?

Feita por >Talita Ferreira Neto · 19 set 2022 Terapia de casal

Estou namorando há 1 ano depois de 7 anos sozinha. Eu acostumei muito a não ter ninguém, mas resolvi me permitir quando conheci meu namorado. Ele é muito bonzinho comigo, me trata muito bem, e sempre aceita minhas chatisses. Quando falo em chatices, quero dizer que sinto que cobro muito dele. Ele não é uma pessoa que gosta de ler, se atualizar, estudar.. e eu sou muito dedicada a essas coisas. Essa é uma diferença q temos e eu vivo cobrando ele pra assistir pelo menos um noticiário na tv. Ele fala q não tem paciência. Ele trrminou no supletivo, e escreve tão errado, sem pontuação, erros de gramatica etc. Enfim, eu me irrito por ele ser assim, e gostaria que ele mudasse, pq sempre eu que tenho que ficar "ensinando" as coisas pra ele pq não acho legal a pessoa ser assim ignorante. Mas ao mesmo tempo eu paro e penso o por quê de eu ficar focando nisso, sendo que ele me trata tão bem, é super carinhoso, não me critica em nada, sabe fazer inúmeras coisas numa casa, e é muito bonito tbm. Eu vejo que ele me aceita do jeito que eu sou, mas eu sempre fico caçando alguma coisa pra chamar atenção dele em vez de ver as qualidades. Me sinto péssima por ser assim e não sei como melhorar. Não sei se devo continuar cobrando dele algo que ele não tem interesse..achando que vai ser bom ora pra ele, sendo que talvez isso seja bom é pra mim né? Me sinto egoísta.

A melhor resposta 21 SET 2022

Olá Talita Ferreira Neto
Sabedoria não é conhecer muito; é saber fazer com o que sabe.
Uma pessoa simples, sem cultura pode ser mais inteligente do que um estudioso, ele faz pela intuição, pela prática e a vida é extremamente simples e prática. Se ele se resolve na vida, se voce se sente segura com ele, se ele te dá proteção, companheirismo, dignidade, porque implicar por causa do conhecimento? O fato de não assistir TV o coloca em inúmeras vantagens, pois a TV só fornece quase que somente porcarias, sem valor real.
O que pode fazer é parar de julgar... pare de colocar juizo de valor, aceita como as coisas são.
Cada um é como é; voce não tem que mudar os outros, só pode mudar voce mesma. Se percebe que o outro serve para voce, fica; se não serve, deixe-o ir, mas não o citique.

5817 respostas

7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

23 SET 2022

Talita. Mudar as pessoas não é muito fácil e nem sempre é necessário.
Nós relacionamentos precisamos aprender a lidar c as pessoas e não querer muda lãs.
Se possível faça terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

21 SET 2022

Olá Talita! Você precisa entender que todas as pessoas tem defeitos e qualidades e não é diferente com seu namorado. Tem coisas que a gente consegue aceitar e outras não. Você já percebeu que ele tem qualidades, será que isso que você pontua é maior do que os pontos positivos?
Entenda que mudar é difícil quando a gente quer, porque precisa de empenho e dedicação e pelo que falou algumas questões ele não tem interesse em mudar o que torna ainda mais difícil.
SE for do seu interesse continuar é aprender a aceitar quem o seu namorado é.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

20 SET 2022

Olá Talita, espero que esteja tudo bem com você.

Tudo aquilo que você chama a atenção para seu namorado, diz respeito a características que você aprecia, que você gosta, e sente afinidade, mas que ele não possui (no momento), e não sabemos se vai possuir um dia. Esse é o perfil de personalidade de seu namorado, e muito provavelmente é o que ele vai desenvolver ao longo da vida, isso se ele não desejar mudar conscientemente por ele próprio. O que seu namorado possui, e que você gosta e admira, é o fato de ele ser carinhoso, bonito, cuidar da casa etc. Cabe você pensar, a partir deste conhecimento que você tem dele, se essas características positivas que ele possui são suficientes para você continuar a projetar uma relação com ele, ou se elas não vão suprir aquilo que você deseja. Não diria que você está sendo egoísta, mas apenas diria que você está levantando reflexões sobre o relacionamento de vocês, e indiretamente sobre o que você deseja de um parceiro afetivo. Se desejar aprofundar esta questão sobre seu namorado, um Psicólogo pode te auxiliar neste sentindo, e pode te ajudar a ampliar a sua compreensão sobre as possibilidades seu relacionamento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

20 SET 2022

Olá Talita! Obrigado por escrever. Namoro é experiência de conhecer mais de perto. Quais serão as razões para você ter ficado sete anos sozinha? Namorar, interagir, conviver, sorrir, viver a vida, são buscas naturais. Leitura e notícias, são elementos da cultura. Nunca a cultura deve prevalecer sobre a natureza, mas a natureza contém a cultura, e, certamente, uma pessoa culta, valoriza a cultura, vivenciam leituras de mundo mais completas e mais valorizadas. Não há pessoa completa em tudo. Um certo grau de "egoísmo" é importante para se conquistar evoluções.
Será precisa vocês amadurecerem prevalência de componentes positivos para que direcionem vida juntos, ao longo do tempo.
Outra possibilidade será você construir, depois dele, outros namoros, assim como ele buscar outra namorada que represente o que ele considera mais adequado com as prioridades dele.
Antes de tudo, porém, é preciso que você namore a essência de si mesma, que ele namore a essência dele mesmo. Qual é a essência de cada um de vocês?
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8607 respostas

20 SET 2022

Oi Talita,
Para acontecer uma mudança é preciso o outro está disposto a mudar. Imagina você ficar sem ler um livro/artigo, sem assistir noticiário, sem estudar... acredito que ficaria sem "paciência". É dessa forma que ele se sente, por não ter interesse nessas coisas.
Acho legal você puxa-lo para ter mais conhecimento, mas a mudança depende só dele.
Não te vejo como egoísta, eu vejo qualidades importantes que você admira em um homem e ele não tem.
É suficiente você estar ao lado de uma pessoa carinhosa, que te trata bem, que é bonito, que não te critica, que sabe fazer as coisas em casa? Se não for, ai você realmente esta com um problema.
Não existe certo ou errado, existe o que te deixa feliz e o que te incomoda.
Busque o autoconhecimento na psicoterapia. Será fundamental para suas decisões presente e futuras.
Fico a disposição.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo