Irmã que não aceita a outra

Feita por >Giovana · 4 jul 2022 Terapia familiar

Faz mas de 20 anos que eles se separaram o meu marido já teve outros relacionamentos antes de mim mas não teve filhos só do primeiro casamento duas 27 e 22 e agora ele teve comigo mas a filha falou pra irmã que o pai não dá atenção desde que a nenê nasceu ela não gosta da menina nunca ligou mas o pai acha que gosta o que eu faço nessa situação ? Obs.a minha filha vai fazer um ano e ele paga a faculdade dela paga tudo dentro da casa pra ela

A melhor resposta 7 JUL 2022

Olá Giovana.
Relações familiares não são fáceis, sempre haverão conflitos, o importante é não gerar muitas expectativas com relação a outras pessoas e buscar maior assertividade nas palavras. Oriente seu marido a conversar com esta filha e buscar ajuda psicológica para ela, assim com autoconhecimento ela pode entender o que está acontecendo e melhorar a relação entre eles e a irmã.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

7 JUL 2022

Olá Giovana, espero que esteja tudo bem com você.

A sua relação com seu marido, com sua filha, e a relação de vocês, deve ser pautada dentro daquilo que desejam para o melhor desenvolvimento da relação de vocês e de sua filha. Independente da postura das filhas de seu marido, e de suas expectativas em relação ao comportamento delas, você deve ter claro o que você deseja para sua relação, e para a melhor qualidade de vida de sua filha. Eu entendo que você gostaria que as filhas de seu marido fossem mais participativas em relação a sua filha, mas pode ser que isso aconteça com o tempo, e com o manejo adequado da relação de todos vocês. Quanto ao seu marido pagar a faculdade das filhas dele, ele está tentando cumprir com as responsabilidades dele de pai, e vai chegar o dia que, muito provavelmente, ele pague a faculdade da filha de vocês também. Se for possível, procure iniciar um processo de psicoterapia com um Psicólogo, pois ele vai te ajudar muito a trabalhar essa questão ao longo do tempo, traçado metas positivas para você, além de oferecer uma escuta profissional, de forma neutra e capacitada para suas questões.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

5 JUL 2022

Giovanna é comum o ciúme entre irmãos.
O melhor sempre é o diálogo.
No caso de divergências familiares sugiro um terapeuta de família.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

5 JUL 2022

Bom dia, Giovana,
Primeiramente, é muito comum este tipo de ciúmes por parte de meio-irmãs. Ocorre inconscientemente uma "disputa" pela atenção do pai. Porém, a mais velha já tendo autonomia, deve ter respeito ela atual família em que está inserida. Ela está, na verdade, demonstrando não saber lidar com as próprias emoções, e a rejeição é sua maneira de lidar (ou não) com isso.
É preciso haver uma boa conversa entre todos vocês. Cada um ali tem seu papel. Você é a esposa do pai dela, mãe de seu filho. Ela, neste momento, parece estar se sentindo "a outra" nesta relação, mesmo que se deem bem, sempre ficam inseguranças. a lidar.
A psicoterapia pode ajudar cada um à sua maneira, você, seu marido e mesmo a filha mais velha dele a lidar com toda esta questão, que parece ser uma enorme confusão de sentimentos.
Caso tenha interesse e queira conversar um pouco mais sobre esta questão, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

5 JUL 2022

Bom dia Giovana!
Ficou um pouco confuso a situação, mas acho que compreendi.
É de certa forma esperado que crianças não interagem muito bem, sendo que cada uma vez de um casamento.
Recomendo a psicoterapia (ou infantil, ou familiar) para te ajudar neste problema. No momento, não tenho nenhuma dessas especialidades, mas acredito que aqui no site você encontrará outros psicólogos que podem te ajudar.
Att,
Psicóloga Raquel Mangini Stinghen

Raquel Mangini Stinghen Psicólogo em Franca

19 respostas

5 JUL 2022

Olá Giovana! Obrigado por perguntar. É frequente esse tipo de situação. Filhos que não permaneceram com pais em mães, durante o tempo de afastamento, podem alimentar em suas mentes, ideias e fantasias, de que não recebem a atenção que deveriam, de que são colocados em segundo plano. Isso pode e deve ser superado com a ajuda técnica de psicólogo, com o amadurecimento. Cabe ressaltar que vinte dois ou vinte e sete, não implicam idade de amadurecimento, na maior parte das vezes. É preciso sabedoria para acolher a filha dele, para lidar com a questão. Especialmente ele, pai precisa aprimorar clima de acolhimento, empatia com as filhas, cada qual, conforme idade. Pessoas jovens ficam, de certa forma livres, por isso muito vulneráveis. É momento em que a empatia, proximidade, compreensão dos pais, evita muitas construções de dificultadores, tais como: gravidez não pensada, fragilização da construção do patrimônio social, precarização dos estudos e trabalho, dentre outros componentes.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são verdadeiras. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate a máscara, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.