Aceito ou não abrir? Ele me propôs um relacionamento aberto

Feita por >Jr · 7 fev 2023 Abordagem psicológica

Estou namorando a dois anos somos um casal gay. Ele ativo eu passivo.
Meu namorado conversou comigo ontem disse que me ama mais que tudo, mas sente falta da liberdade dele de conhecer novas pessoas de paquera , de ficar com outras pessoas transar. Ele me propôs um relacionamento aberto, podendo ficar com outras pessoas só que ele ou eu não poderíamos saber com quem ficou, disse não gostaria de saber nem imaginar alguém me fu***** . Eu não quero, não sinto vontade de transar com ninguém e não queria ele transando com ninguém além de mim. Mas se eu não aceitar eu vou perdê-lo vamos terminar.

A melhor resposta 8 FEV 2023

Olá Jr. Que bom que buscou ajuda!
Parece que de uma forma ou de outra, você se sentirá perdendo. Se decidir topar, perderá a exclusividade; por outro lado, se decidir não topar, perderá o relacionamento. Escolhendo aceitar, existe um ponto importante - você precisará abrir mão de si mesmo, do que você realmente pensa e sente. Escolhendo não aceitar, há duas prováveis possibilidades: uma delas o que você falou - ele querer romper/ outra é - ele dizer que está tudo bem, mas na verdade continuará alimentando esse desejo, até chegar a fazer o que deseja sem que você saiba. Você tem direito de escolher, precisa ver o que está disposto a perder. Vale ressaltar que cuidar de si mesmo, se preservar agora, pode te trazer enorme dor da perda do relacionamento, mas te fortalecerá e fará mais sentido depois. "A dor é inevitável, o sofrimento é opcional.”

Daiana Oliveira Alvarenga Dos Santos Psicólogo em Campinas

57 respostas

10 FEV 2023

Parece-me que já está decidido!
Nada mais a fazer!

5817 respostas

9 FEV 2023

Olá Junior.
Relacionamento aberto requer consentimento de ambos, é comum o estabelecimento de regras.
Acordos entre os amantes precisa ser confortável para todos. Se houver sofrimento de alguma das partes será necessário repensar o acordo.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

8 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

8 FEV 2023

Olá Jr, espero que esteja bem apesar desse momento de decisões importantes no qual você está passando.
Essas dúvidas sempre trazem cargas emocionais que as pessoas devem aprender a lidar.

O mais importante para tomar essa decisão é saber se você realmente tem essa abertura a um relacionamento aberto. Numa relação, as vezes o que é tranquilo para um, pode não ser para o outro e nesses caso é importante uma conversa franca para que o casal possa construir um caminho possível para ambos.

O possível termino foi sinalizado por seu parceiro ou é algo que você acredita que possa acontecer? Numa relação, priorizar apenas a vontade do "eu" e desconsiderar as vontades do parceiro pode ser um ato egoísta e prejudicial na relação, porém, ir além das suas capacidades para agradar ao outro pode trazer outros prejuízos. Tudo deve ser conversado e ajustado e lembre-se nenhuma decisão é para sempre, vocês podem testar, conversar e rever as decisões tomadas.

Além disso, numa relação aberta a comunicação e principalmente a confiança deve ser pontos bem estruturados, uma vez que numa relação aberta vocês necessitarão criar uma série de combinados que deverão ser cumpridos (falar sobre ou não, ficar com pessoas conhecidas por ambos ou não, entre outros combinados possíveis). Além disso, é importante pensar também em relação a segurança do casal com o uso de proteção nas relações. Estou abrindo essas outras possibilidades para que você reflita que essa decisão perpassa por outras situações que vai além do transar ou não com outras pessoas.

Você deve pensar também até que ponto é saudável aceitar essa proposta, uma vez que ir de encontro com o que você deseja e acredita numa relação pode significar ignorar estragos emocionais que podem ocorrer no futuro.

Uma relação não começa apenas por conta de um dos envolvidos, assim como a mudança nos combinados da relação também não deve partir apenas de uma pessoa. Caso necessite de um maior auxílio para lidar com essa e outras questões, não deixe de buscar ajuda profissional.

Stefanie Moreira de Oliveira Psicólogo em Salvador

2 respostas

8 FEV 2023

Olá Jr! Que bom que você escreveu. Termine o relacionamento. Você nem ele estão maduros para isso. Raríssimas pessoas conduzem isso de forma aceitável. A teoria é uma coisa, a prática é outra. Observe os casais que se dizem abertos. Os riscos são altíssimos e a duração é curta. Depois chorar o leito derramado, não adiantará.
Quem quer muita liberdade, perde a liberdade possível.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.