Como acabar com a raiva e sentimentos afins?

Feita por >Pedro Henrique · 13 jul 2022 Autoestima

Ano passado tive um relacionamento de mentira com uma pessoa e no final eu fui muito humilhado por ela. Fez seis meses que não nos falamos, mas mesmo assim às vezes eu tenho vontade de procurar ela e, de alguma forma qualquer, me vingar; às vezes acordo no meio da madrugada com o coração acelerado lembrando das coisas que foram ditas. Eu tentava ser o que ela pedia e não foi o suficiente, no final da história ainda virei o bandido monstruoso e insensível. Às vezes, aleatoiriamente, eu me pego revivendo as situações; e quanto mais eu penso nisso, mais eu sinto "raiva" das pessoas de modo geral, qualquer sinal de aproximação eu quero fugir. Queria saber se tem alguma forma de desligar isso ou amenizar os pensamentos.

A melhor resposta 14 JUL 2022

Olá Pedro.
Você pergunta se tem alguma forma de desligar isso ou amenizar os pensamentos.
Você pode começar pensando a respeito do perdão: O perdão é para você e não para o outro, quando você perdoa, você se liberta daquilo que te incomoda, deixa de ser escravo da situação que te incomodou. E quando falo que o perdão é para você, é porque a pessoa a qual não se perdoa já está vivendo a vida dela sem lembrar do que aconteceu e pode estar crescendo pessoalmente, porém quem fica na amargura, deixa de perceber novas oportunidades e pode não evoluir como pessoa por ficar preso a coisas que não te valoriza.
Fica aqui mais uma dica: evite fazer tudo que outra pessoa quer, seja você mesmo e será verdadeiro com você, uma pessoa que exige que você seja diferente de quem você é, sempre irá pedir mais e mais e nunca estará satisfeita com o que tem, então você nunca atingirá a expectativa do outro. Sendo verdadeiro com você mesmo, não terá que se sentir mal com você e fará o que é bom para você, a outra pessoa que se contente com quem você é, e resolva seus problemas pessoais.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

8 AGO 2022

Olá Pedro Henrique,
Sim, é perfeito isso, procurar ela para encerrar esta questão que ainda esta aberta, ainda está repleta de raiva, de desconforto... porém, não com intenção de desforra, de vingança; mesmo que que ela tenha te dito absurdos.
A vingança sempre faz mais mal a ti mesmo e não traz resultados nenhum.
Primeiro, precisa processar dentro ti, sem julgamentos, sem colocar juízos de valor.
Saiba que você vai falar, mas também vai ouvir; se você quiser ser ouvido, ouça ela também.
Peça se é possível conversar com ela ainda sobre o fato; fale da chateação que ela ficou talvez por ter uma expectativa quebrada; fale que você fez esforço, que não conseguiu ser como ela desejava;
Fale que o que ela disse te doeu muito, até hoje e que gostaria de resolver e selar a paz com ela.
O mundo é pequeno e amanhã ou depois, vocês podem se reencontrar novamente.
Pedro, esta foi uma experiência que você teve e o resultado foi esse. Não é positivo e nem negativo, foi uma aprendizagem, como está sendo uma aprendizagem a tentativa de esclarecer este fato com ela, agora de cabeça mais fria (é possível?) porque ambos querem prosseguir a jornada em paz, com as coisas resolvidas.
A vida te deu a liberdade para fazer todos as experiências; sejam quais forem os resultados, a aprendizagem sempre deve acontecer e assim, ficará cada dia mais perfeito. Legal se pudesse compartilhar o final dessa história, dessa experiência, para aprendizagem de todos.
Abraços.

5817 respostas

14 JUL 2022

Olá Pedro! Sobre amenizar os pensamentos aflorados, não existe uma fórmula pronta. A ruminação de pensamentos negativos geralmente surge quando estamos com uma desregulação emocional. A raiva pode estar sendo um gatilho, assim como situações ansiosas. É como uma panela de pressão sem válvula que te lembra que pode explodir a qualquer momento. É muito bom que você esteja em busca de ajuda, pois isso precisa ser investigado com um profissional de psicologia pra que seu problema realmente seja resolvido.

Thais Soares Psicólogo em Fortaleza

12 respostas

14 JUL 2022

Olá Pedro! Obrigado por escrever. A raiva castiga quem a sente, a vingança envolve grandes riscos, além das ações baseadas em vivência sentidas no passado de uma forma, que pode não encontrar legitimidade nos fatos. O vingador não cresce, não se melhora, pois vive da resposta ao suposto comportamento inadequado do outro. Para acabar com isso, é preciso amadurecer, resgatar a harmonia, entender desdobramentos das ações. Será bom refletir sobre o que quer colher na vida. Colhemos os frutos do que plantamos.
Vamos amadurecer com a assessoria científica de um psicólogo?
Abraços virtuais (A covid e a dengue são reais. A maior parte dos políticos é falsa, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional