Com qual frequência deve-se trocar de psicólogo?

Feita por >inez · 9 ago 2019 Psicologia clínica

Pergunto de forma teórica, pois sei que na prática cada caso é um caso.
Existe um tempo médio para se trocar de profissional?
Sei que o paciente e psicólogo devem tomar estas decisões.
Mas quero saber se na teoria, na faculdade, o que é ensinado?
Qual tempo médio para se trocar de profissional?

A melhor resposta 10 AGO 2019

Oi Inez,

Essa questão não é “ensinada” na faculdade, mas é um aspecto que pode acontecer na prática.

Um cliente não fica com um psicólogo por diversos motivos:
- por não ter gostado do jeito da pessoa
-por não ter se identificado com o método de trabalho
- por não estar no momento de motivação interna suficiente para “suportar” o processo terapêutico
Não sei se te esclareci.
No entanto, você como cliente tem total liberdade para interromper seu processo terapêutico caso observe que não tem obtido resultados positivos e significativos na sua vida.
Essa resposta que você busca não existe porque ela se dá na prática e com a vivência da experiência.

Bjos
Eu sou a Erica Taylor
Psicóloga Clínica e realizo atendimentos online

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

10 AGO 2019

Olá Inêz! Há várias e diversas considerações sobre o tema, muitas vezes controversas. Depende muito do perfil do profissional, da dinâmica do cliente. Em minha experiência pessoal as pessoas costumam permanecer por anos. Alguns saem, experimentam outros, mas, na maior parte das vezes, voltam rapidamente. Por outro lado, o tratamento, para a população geral, quando se busca autoconhecimento, mudança da forma de pensar, sentir, perceber e agir, dura em média dezoito meses. Não podemos esquecer que a dinâmica do alcance mental do cliente e do psicólogo, fazem com que se precise pensar caso a caso. Espero ter contribuído. Um abraço: Ary Donizete Machado.