Devo trocar de psicóloga?

Feita por >Dorotéia · 27 set 2020 Psicologia clínica

Há dois anos eu tenho feito terapia com a mesma psicóloga. Meu principal incômodo comigo mesma é que eu me sinto muito travada, não consigo agir naturalmente, não consigo conversar, fazer amizades e isso já tem me trazido grandes prejuízos. Eu tive alguns progressos com a minha terapia, mas há algo que sempre me incomoda nas sessões. A minha psicóloga não me deixa falar. Ela fala em 90% do tempo. Quando começo a tentar explicar o que eu estou sentindo, ela já tira uma conclusão precipitada e começa a me explicar porque aquilo está acontecendo, etc. Não sinto que eu tenho espaço para ser ouvida. Às vezes, quero contar algo que aconteceu e ela me interrompe e diz que ficar falando sobre o passado não vai resolver o problema, que é necessário mudar de atitude daqui para frente. Eu concordo, mas há coisas do passado que a gente acaba carregando e gostaria de ter alguém que estivesse disposto a ouvir e falar sobre o assunto, por mais que não vá resolver. No fim das contas, eu fico travada com ela também e nos poucos momentos que ela me deixa falar, eu já não consigo. Essas conclusões precipitadas que ela tira também tem me incomodado e várias vezes ela fala coisas da minha vida que não são daquela maneira, e por mais que eu fale que não são assim ou não aconteceram dessa forma, ela insiste. Estou começando a me sentir sufocada porque não tenho com quem falar e quem deveria me ouvir não me ouve e não me compreende.

A melhor resposta 28 SET 2020

Olá Dorotéia.
Converse com sua psicóloga, e se perceber que não consegue concluir o assunto sobre não se sentir ouvida e poder falar o que quer, escreva em um papel e entregue a ela, será terapêutico você conseguir falar o que pensa, e será mais uma conquista para suas relações. Se achar mais confortável, treine antes em casa como quer conduzir esta conversa, uma vez que você já a conhece, poderá prever qual será as respostas dela, e procure ser assertiva em suas justificativas. Se assim mesmo não conseguir o que pretende, você tem todo o direito de procurar um profissional que se sinta mais acolhida ou enfrentar esta situação para conseguir se "destravar".
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

7 OUT 2020

Boa noite, o espaço da terapia é seu, reinvindique isso, caso nao de certo, procure outras opções. abs
Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

30 SET 2020

Prezada Dorotéia, a psicoterapia é uma dinâmica no qual há interação das duas partes psicoterapeuta e paciente, deve se criar uma ligação de empatia com outra pessoa, para que a mesma possa confiar, ficar mais a vontade e se abrir, pelo que vejo, isso foi perdido no decorrer das sessões, sugiro que tenha uma conversa franca e afetuosa com a sua psicoterapeuta, explicando seu ponto de vista, para que vocês se reconectem e voltem a fazer trabalho progressivo, caso não consiga reestabelecer este vínculo de confiança com o profissional, o melhor é procurar outro no qual você se sinta mais acolhida e confiante.
Espero te ajudado
Att
Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos

74 respostas

29 SET 2020

Olá Dorotéia!
Obrigado pelo contato.

O papel do psicólogo é sobretudo ouvir. Se você não está sendo ouvida como gostaria, é preciso mudar essa situação.
Antes de você tomar a decisão de mudar de profissional, eu aconselho que você exponha como você está se sentindo em relação a ela. Explicar que você sente necessidade de falar suas questões para que ela possa lhe ajudar melhor. É preciso que haja transparência entre paciente e terapeuta.
Essa é minha orientação.

José Almiro Machado

Psicólogo José Almiro Machado Psicólogo em Taubaté

42 respostas

28 SET 2020

Olá Dorotéia! Obrigada por sua participação.
Penso que esse deva ser um assunto para você falar com ela. Dizer o que pensa e sente durante a sessão.
Se você não se sentir confortável em falar ou não tiver espaço, escreva num papel ou no lugar que lhe agradar, mas é preciso expor para você mesma exercitar o ato de mostrar seus pensamentos e sentimentos e a terapeuta também poder olhar para sí.
Pense sobre isso.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

28 SET 2020

Olá, vejo que sua psicóloga, conseguiu trabalhar algumas coisas com você, tente conversar com ela sobre está situação.

Fabricio de Oliveira Sousa Psicólogo em São Paulo

3 respostas

28 SET 2020

Olá! grato por escrever. Limitações de comunicação, distúrbios, significados diferentes de palavras, comportamentos e gestos, limitações da audição, visão e interpretação, podem fazer as comunicações parecerem indevidas. Você precisa ser profundamente respeitada, merecer forte esforço por ser compreendida, sua psicólogo também. Noventa por cento de fala da psicólogo, conclusões precipitadas recorrentes, não é razoável, para a riqueza da conduta psicoterapêutica. Como as duas precisam ser muito respeitadas, o melhor caminho é o diálogo para esclarecer. Escritas, gravações, filmes, pode ajudar a dar completude plena ao pensamento.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de crescimento da curva da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, distanciamento físico, higiene, empatia, respeito ao coletivo, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

28 SET 2020

Olá Dorotéia, o processo psicoterapêutico é seu, é muito importante que este espaço seja respeitado e que sua psicoterapeuta esteja disponível e presente para acolhe la e ouvi lá sem pré julgamentos. E nesse espaço de escuta é o paciente/cliente/consulente que tem autonomia pra dizer o que faz sentido em sua vida, o passado já foi, porém se isto está em aberto pra ti e você precisa e quer falar sobre, procure um espaço e um profissional que respeite e acolhe você. O mundo por diversas vezes nos silencia, os setting terapêutico não é pra é pra isso, ele é pra ser livre.
Um forte abraço.
Estou a disposição pra qualquer dúvida.
Elisângela Bispo da Silva Alcarria
Psicóloga

Elisângela Bispo da Silva Alcarria Psicóloga Psicólogo em Jaraguá do Sul

18 respostas

28 SET 2020

Olá, Dorotéia!
Tente conversar com ela sobre essas questões e os sentimentos que tem. Pode ser que essa conversa a ajude em seu processo, trabalhando seu incômodo e sua dificuldade em se expressar.
Caso ainda assim se sinta desconfortável, busque outro profissional. Mas não desista de buscar um espaço no qual se sinta acolhida e ouvida.

Andressa Farias Psicóloga Psicólogo em Brasília

3 respostas

28 SET 2020

Olá Dorotéia.
Grata por sua pergunta.
As dificuldades de comunicação merecem muita atenção pois podem mesmo causar muitos prejuízos como dificuldades de relacionamentos íntimos, familiares, amizades, lazer, profissionais, e outras áreas importantes da vida.
O diálogo franco com a sua terapeuta pode ser esclarecedor. Diga como se sente e fale da sua necessidade de falar. Faça anotações, listas dos assuntos que quer abordar a cada sessão, talvez assim se sentirá mais segura para falar, e caso sinta-se travada novamente você terá um lembrete para dar uma olhada e seguir a sua fala com mais segurança e menos ansiosa. Caso perceba que essas medidas não são suficientes para sentir-se ouvida e compreendida busque um profissional com o qual se adapte melhor.
Espero ter lhe ajudado.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba