A psicóloga desmarca muito comigo, devo trocar de profissional?

Feita por >Lary · 18 abr 2021 Psicoterapias

Faço psicoterapia tem 5 meses, ainda não gosto de forma alguma e desde o inicio a psicóloga desmarca pelo menos uma vez no mês. Ela sempre justifica, no inicio eu não achava ruim na verdade eu preferia isso, mas agora me sinto abandonada por ela após 2 ausências seguidas. Talvez seja exagero meu ou carência, mas to com muita raiva dela porque é com muito esforço que ainda insisto na terapia, repetindo, não gosto de forma alguma e eu ainda sempre faço tudo oq ela me orienta fazer.

A melhor resposta 19 ABR 2021

Olá, Lary.
Em um primeiro momento, pode ser importante compartilhar com a profissional aquilo que sente, principalmente em relação a ela.
São informações importantes para que ela utilize no próprio processo.
Dizer que se sente abandonada toda vez que ela não demonstra a dedicação esperada por você é lum sentimento egítimo.
E ai se em um segundo momento você sentir que não houve melhora em relação ao sentimento que te despertou, de repente pode ser interessante se abrir a possibilidade de mudar de profissional. Mas a comunicação do que sente é sem dúvida imprescindível.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

25 ABR 2021

Lary, todo processo de terapia precisa da empatia com a profissional.
Vc pode conversar com ela sobre essa ausência, faltas, o q te incomoda.
Talvez vc esteja aderindo ao processo terapêutico e é por isso q sente falta. Pq está comprometida.
Continue vc está no caminho certo.
Abs

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

20 ABR 2021

Oi Lary,
É muito importante contar para a tua psicóloga como se sente em relação a isso. Lembre que este espaço é TEU e deve ser o mais transparente possível para que seja produtivo para ambas. Talvez tenha uma explicação concreta para que isto esteja ocorrendo e este sentimento de abandono pode desaparecer.
Entretanto, se sentires ainda desconfortável e até desmotivada após esse diálogo, seria interessante procurar outro profissional, pois o mais importante é que você se identifique e se sinta a vontade com o psicoterapeuta que irá lhe acompanhar.

Psicóloga Daniela Rodrigues Coronas Psicólogo em Porto Alegre

7 respostas

19 ABR 2021

Olá Lary,
Se o fato da profissional remarcar está te incomodando, é que você se importa, e quando a gente se importa há um vínculo, sugiro expressar todo seu relato supracitado para ela, e se mesmo assim não melhorar, procure outro profissional; mas acredito que essa conversa irá diminuir essa sensação de abandono e o vínculo irá aumentar;
sigo a disposição
beijos carinhosos
Leni Elisa

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

19 ABR 2021

Olá Lary! Grato por perguntar. Será importante ter os fundamentos das repetidas desmarcações de psicoterapia por parte da psicóloga. A princípio, parece, pelo sua descrição, que a frequência é muito grande. Não havendo uma explicação muito bem fundamentada, válida para o momento, será importante sim, você passar a contar com um profissional que seja estável e com quem você possa interagir com a melhor regularidade, conforto e confiança possível.
Em tempos normais, uma ou duas exceções por ano, com a devida fundamentação, podem acontecer, mais do que isso, o caso precisa ser analisado.
Caso adequado, estarei á disposição para explicar melhor.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mais mortes: fechamento total (lockdown) por quinze dias para que possamos obter os benefícios que Araraquara obteve, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

19 ABR 2021

Olá, te aconselho a falar seu sentimento como expressou nesse texto, para sua psicóloga.
De alguma maneira, você estabeleceu algum vínculo com ela após tantos meses de consulta e por isso esse sentimento de abandono quando as sessões são desmarcadas.
Vale entender os motivos dela e expressar os seus. Para que se chegue a um acordo, caso não seja possível a melhor solução será buscar outro profissional que esteja dentro das suas próprias especificações.

Psicóloga Ariane Da Silva Barbosa Psicólogo em Rio de Janeiro

25 respostas

19 ABR 2021

Olá Lary.
É muito importante que você comente esse sentimento com a sua psicóloga para que juntas cheguem a um consenso. Você também pode ponderar o quanto você se desenvolveu nesses 5 meses e se os objetivos estão sendo cumpridos.
Grata por sua participação,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba