Minha psicóloga desistiu de mim!

Feita por >Josy · 3 dez 2017 Psicologia clínica

Eu fazia terapia faziam 4 meses , mas sou uma pessoa sem energia e procrastinadora. E fiquei desempregada não podendo ir com frequência a terapia por falta de grana. E a psicóloga sumiu desistiu de acompanhar o meu caso! O que devo fazer? Procurar outra psicóloga?! Estou perdida! Obrigada

A melhor resposta 4 DEZ 2017

Olá Josy,
Josy, seu relato é muito breve e carece de informações para uma melhor orientação. Mas, creio que sua terapeuta não tenha desistido de você. Procure-a pessoalmente e converse com ela que com certeza vocês encontrarão uma forma de prosseguir o acompanhamento sem prejudicar nenhuma das partes. Porém, gostaria que você pensasse o seguinte: será que o fato de você identificar a si mesma como procrastinadora pode estar afetando significativamente áreas importantes de seu cotidiano e dentre eles pode estar sua terapia? O que é hoje uma prioridade pra você??
Espero ter ajudado.
Estamos a disposição.

Psicóloga Tatiane Micheli Psicólogo em Londrina

27 respostas

6 DEZ 2017

Bom dia, Josy,
todo psicólogo deve se preparar para ocasiões onde o acompanhamento não deva surtir efeito pela postura do paciente. Claro que não é fácil, e de tempos em tempos a frustração pode consumir o profissional! o que vc deve entender é que além disso, o psicólogo é responsável pelo seu caso enquanto vc decide querer enfrentar e conhecer seus problemas, quando isso não acontece, não é papel dele ficar insistindo. O psicólogo faz o contrato inicial com o paciente cliente a ponto dele saber qual a responsabilidade dele no processo, em caso de problemas o psicologo procura saber porque estes estão acontecendo e se é possível superá-los. Caso a resposta seja negativa, ele deve seguir aquilo que foi pré-estabelecido o começo. Repito não é papel do psicólogo ficar atrás do paciente. Quanto ao que você deve fazer se quiser continuar ou recomeçar o acompanhamento, pode ser sim procurar uma outra profissional! Pode ser através de uma orientação online ou de uma consulta presencial!
Qualquer coisa entre em contato.
Att.
Thalita Ribeiro

Thalita Coutinho Ribeiro Psicólogo em Belém

71 respostas

5 DEZ 2017

Olá Josy, quando o paciente não tem mais como pagar as consultas é importante deixar isso claro para o psicólogo, assim como o psicólogo deve deixar claro se não pode continuar atendendo. Nem todos os psicólogos negociam o valor da consulta, mas somente conversando com o profissional é possível entrar num entendimento. Caso não tenha condições financeiras, você pode procurar as clínicas escolas das faculdades de psicologia da sua cidade, que oferecem terapia gratuita. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

5 DEZ 2017

Sim, você deve procurar outra Psicologa , de preferência em serviços comunitários para que o fator financeiro não interfira na continuidade do seu tratamento e se comprometa com esse tratamento para que tenha bons resultados,pois o terapeuta não trabalha sozinho é preciso que você se comprometa com o tratamento. As universidades e Caps oferecem esse serviço gratuitamente. Boa sorte.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

4 DEZ 2017

Olá Josy!
O que acontece em uma terapia, é um trabalho em conjunto. Tanto você quanto o profissional que você eleger para lhe cuidar, precisam estar em sintonia. Nem sempre essa sintonia se instaura tão facilmente, e nem sempre ambos estão aptos à essa parceria.
Vale o questionamento, pode ser que você não tenha se dedicado tanto à sua terapia e sua psicóloga sentiu que você não estava ainda preparada para o tratamento, ou pode ser que algo entre vocês não tenha "sintonizado" tão bem que acabou não andando o trabalho para ambas.
Vale você definir bem o que espera da terapia, e escolher um profissional que você se identifique.
Tudo é uma questão de parceria. ;)

Espero tê-la ajudado.

Abraços.

Thais Pithan

Thais Pithan Psicologia Psicólogo em Itajaí

66 respostas

4 DEZ 2017

Olá Josy,

não creio que sua psicóloga tenha desistido de você. O melhor a se fazer é procura-la e, assim como a colega colocou, pedir para conversarem pessoalmente a respeito do que realmente ocorreu e dar continuidade ao seu tratamento. Se a dificuldade financeira for um impedimento, converse com ela para resolverem como melhor podem acertar as sessões.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis