A psicóloga indicou ele se afastar de mim

Feita por >Marialuiza95 · 2 ago 2023 Depressão

A cerca de um mês e meio meu namorado aceitou finalmente ajuda psicológica.
Ele está estranho a tempos e pensei que a depressão poderia estar afastando ele de mim.
Essa semana ele me disse que a psicóloga orientou a ele se afastar de mim (mas que me avisasse antes) para que ele soubesse como se sente longe de mim.
A questão é que ele se afastou e não conversou comigo sobre isso. Só quando perguntei o que estava acontecendo.
Seria melhor eu me afastar dele pra ele melhorar dessa crise depressiva?

A melhor resposta 23 AGO 2023

Olá, Maria Luiza!

Sim, o melhor neste momento é seguir a orientação da psicóloga que está acompanhando esse momento de elaboração depressiva do seu namorado; a depressão é um estado mental, afetivo no qual a pessoa acometida é chamada para uma série de revisões em sua vida, inclusive a amorosa; a depressão é uma condição de absoluta solidão, solidão tanto da pessoa se retirar do convívio habitual devido ao abatimento emocional, quanto solidão para que a pessoa possa acessar e se defrontar com sua fragilidade, suas questões, seus desafios.

Então, Maria Luiza, não se preocupe, esse afastamento de seu companheiro é estratégico afetivamente falando, é a reação de uma psique abatida para que ela possa encontrar seu autêntico sentido de ser, para que possa estar consigo e dentro de si, para que gradualmente possa acessar a energia que reverterá tal sofrimento.

Relativo distanciamento no caso da depressão também é ajuda, um distanciamento do amor que respeita o espaço e ritmo da transformação do outro.

Maria Luiza, um cordial abraço!

Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

20 MAR 2024

Olá, Maria Luiza!

O que fazer e o que não fazer são coisas bastante delicadas e acredito que nosso papel enquanto terapeuta é ajudar o/a paciente a entender melhor o que se deseja frente a determinada questão. Realmente é uma situação muito difícil estar lidando com uma pessoa que não está bem mas é importante também saber que a pessoa não se resume ao seu problema psíquico, que ela é muito mais do que o problema que enfrenta. É importante também saber o que você quer, não só o que ele quer. Espero que possam encontrar o melhor caminho para os dois.

Att,

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

42 respostas

8 AGO 2023

Oi Maria, obrigado por compartilhar conosco. Bom, primeiro é difícil dar uma opinião sem saber todos os detalhes, porque cada caso é um caso. Geralmente, a forma como eu trabalho e como eu oriento outros psicólogo em supervisão é que quando existe alguém no círculo social do paciente que está trazendo prejuízo, ensinamos o paciente a perceber e a decidir. Particularmente eu nunca digo para paciente nenhum se afastar ou se aproximar de alguém, pois isso tem que ser uma decisão dele, o paciente precisa ter autonomia para decidir. É muito perigoso o psicólogo ficar decidindo pelo paciente. Entretanto, existe alguns casos onde o paciente está emocionalmente comprometido, onde sua capacidade de julgamento e decisão está prejudicada, então nesses casos o psicólogo pode tomar a frente (tendo avaliado o que é melhor para o paciente, e sempre com essa premissa em mente) e tomar uma decisão por ele, mas isso é pontual. Então o que eu peço para você é avaliar o relacionamento, pensar na dinâmica de vocês e como isso poderia estar afetando seu namorado. Se quiser você também pode procurar terapia para aprofundar essas questões e trabalha-las de modo mais direcionado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

7 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 AGO 2023

Olá Maria Luiza,
Sinto pelo momento que se encontra.

Entendo que, nesta situação, o mais adequado é pensar um pouco em você mesma, fazer uma autoavaliação sobre como se sente de fato sobre isso.
É comum a gente lutar para manter os bons relacionamentos que temos (ou aqueles que entendemos como bons).
Lidar com alguém em sofrimento pode causar diversos sentimentos negativos, inclusive a sensação de distanciamento, abandono, ansiedade, entre outros.

Na sua opinião, você acha que deveria se afastar dele ou se aproximar de você mesma?

Se quiser conversar sobre, sinta-se à vontade para me contatar.

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

69 respostas

4 AGO 2023

Olá Maria Luiza, como vai?

A compreensão das dinâmicas emocionais e relacionais pode ser complexa e requer uma análise individualizada. No entanto, posso fornecer algumas considerações gerais:

Orientação da psicóloga: A psicóloga pode ter recomendado o afastamento temporário como uma forma de seu namorado explorar seus sentimentos e emoções sem a influência direta do relacionamento. Isso pode ser uma estratégia para permitir que ele reflita sobre suas emoções e necessidades.

Diálogo aberto: É importante que vocês conversem abertamente sobre a situação. Tente expressar seus sentimentos, preocupações e necessidades. O diálogo pode ajudar a trazer clareza sobre os sentimentos de ambos e as expectativas em relação ao relacionamento.

Auto-cuidado: Enquanto seu namorado está buscando ajuda profissional, é igualmente importante que você também cuide de si mesma. Concentre-se em sua saúde emocional e bem-estar durante esse período.

Respeito mútuo: Respeite a decisão de seu namorado e dê espaço para ele processar suas emoções e questões internas. O autoconhecimento e a reflexão são essenciais para o processo de crescimento pessoal.

Considerações individuais: A decisão de se afastar ou permanecer juntos é altamente pessoal e depende das circunstâncias e das necessidades emocionais de cada indivíduo. Seja honesta consigo mesma sobre suas necessidades e desejos em relação ao relacionamento.

Apoio emocional: Se necessário, busque apoio emocional de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental para ajudá-la a lidar com suas próprias emoções durante esse período.

Lembre-se de que um relacionamento saudável requer comunicação aberta, respeito mútuo e apoio emocional. Se você estiver enfrentando dificuldades em lidar com a situação, considere a possibilidade de buscar ajuda profissional para apoiá-la durante esse processo.

Fico à disposição.
Até breve!

Gleyce Gonçalves Oliveira da Silva Psicólogo em São Paulo

8 respostas

3 AGO 2023

Maria Luiza
Não fique no julgamento... ela pode ter pedido se afastar de você para que aprenda a se responsabilizar por si mesmo.
De qualquer modo agora você vai testar e comprovar se ele é de caráter, se sabe se conduzir na vida ou não.
De ambas as formas, você sai ganhando; ou ele acorda para as responsabilidades sobre a vida dele ou você se afasta de mala!
Abraços

5817 respostas

3 AGO 2023

Olá, bom dia! Tudo bem com você?
Primeiramente, é fundamental que você se conecte com seus sentimentos nesta situação. Reserve um momento para explorar suas emoções e pensamentos em relação ao relacionamento. Em seguida, sugiro que você compartilhe abertamente suas reflexões com a pessoa com quem está se relacionando. Pergunte genuinamente sobre o que ela pensa a respeito da sugestão da psicóloga e como chegou à decisão de se afastar.

Lembre-se de conduzir essa conversa com calma, clareza e sem julgamentos, permitindo que ambos expressem suas perspectivas livremente. Após esse diálogo, tire um tempo para avaliar suas decisões, identificando o que é realmente importante para você nesse relacionamento e o que você espera dele.

Entendo que esse processo pode ser doloroso, especialmente quando há a possibilidade de término. Nesse sentido, é essencial cuidar de si mesmo durante esse período desafiador. Se sentir necessidade, não hesite em buscar ajuda profissional, pois contar com o apoio adequado pode fazer toda a diferença para atravessar essa fase com mais clareza e bem-estar.

Um abraço,

Flavia Andrade, Psicóloga.

Flavia do Nascimento Andrade Psicólogo em Rio Branco

9 respostas

3 AGO 2023

Olá Marialuiza, seria interessante vocês conversarem juntos e perceberem o que querem fazer. Nessa conversa falarem de seus sentimentos, como se sentem juntos , como se sentem separados. Para tomar a decisão que for melhor para o momento é importante ter a clareza para os dois.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

3 AGO 2023

Olá Marialuiza! Obrigado por colocar sua questão aqui. Na maior parte das vezes, quando as pessoas relatam orientações de psicólogos, relatam encaminhamentos sem colocar o contexto, especificidades e suas fundamentações. O que acontece com extrema frequência, não é orientar a se afastar das pessoas, mas sim, aproximar-se de si mesmo, resgatar a essência pessoal.
Creio que seja essa a questão. As pessoas não podem explicar suas vidas, facilidades ou dificuldades por presença ou ausência de outras.
Vamos aprofundar entendimento!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.