O pai do meu filho foi considerado psicopata. Como afastá-lo de nós?

Feita por >Vanessa · 9 ago 2019 Psicologia clínica

Tive um relacionamento muito conturbado com um rapaz. Como sempre, se mostrou uma boa pessoa no início do namoro, mas com o tempo se tornou manipulador e controlador. Me fazia sentir inferior, incapaz e sugava toda minha energia. Após 2 anos de relacionamento, me deixou grávida do "filho que ele queria muito", sem dinheiro e sem amigos. Graças a Deus minha família me apoiou muito.

Meu filho nasceu prematuro. Ele visitava no hospital, mas várias vezes ignorou as regras da UTINeo, perturbava os horários, saía com funcionárias do hospital e sempre deixava nosso filho muito agitado nas visitas, o que chamou a atenção das pediatras, que nos encaminharam para uma conversa com os psicólogos e terapeutas que acompanhavam os pais de prematuros. Depois disso, em particular, esses mesmos profissionais me aconselharam a descobrir o que faria com que ele se afastasse do nosso filho, pois perceberam nele um perfil de psicopata e ficaram muito preocupados. Sem dizer o por quê, recomendaram que ele fizesse acompanhamento, conselho que óbviamente ele não seguiu.

Por fim, não precisei fazer nada para afastá-lo, pois por conta própria ele simplesmente sumiu assim que o bebê saiu do hospital. Nunca perguntou pelo filho, mas me mandava mensagens no meu aniversário (o que eu nunca respondi).

Quando meu filho estava com quase 3 anos, ele ressurgiu nas nossas vidas. Regularizou visitas quinzenais e pensão, mas aparece mesmo uma vez por mês, em média. Ele nunca pergunta nada pelo filho, se está bem, se tem algum problema de saúde, nada. Voltou como se nunca tivesse se afastado.
Tem uma esposa bem sucedida, mas ele continua o mesmo, não pára em emprego e já me disse que é ela quem paga a pensão.

A questão é que ele quer levar o meu filho pra viajar com ele, passar finais de semana e férias. Fico muito preocupada que ele tenha algum acesso de raiva ou simplesmente seja negligente e algo aconteça com meu filho, estando sob os "cuidados" dele. Não vejo nele nenhum interesse real de pai. Só fala sobre o filho quando quer pegar pra passear. Além disso, sinto que ele usa o nosso filho pra tentar puxar conversa comigo, falando sutilmente sobre coisas do passado, como algum gosto ou mania que eu tenho, mas sempre respondo somente o necessário e procuro não dar muita conversa. Sinto que ele tenta me "enredar" de novo. Parece que testa se é capaz de me conquistar depois de tudo que fez.

O que devo fazer pra afastar ele de nós? Vejo que muitas pessoas acreditam ser bobagem dizer que alguém é psicopata, mas só quem conhece e já foi vítima de um sabe o medo que fica. Agora não se trata só de mim, mas principalmente da segurança e bem estar do meu filho.

Agradeço se puderem me ajudar.

A melhor resposta 10 AGO 2019

Olá Vanessa! Obrigado por participar. Primeiro é preciso verificar melhor esse alerta dado pelos profissionais do hospital neonatal. Alguma razão para isso eles tinham. Trata-se de característica, quando comprovada, complexa. Há algum histórico de violência contra pessoas? Os psicólogos e assistentes sociais da vara da infância da sua cidade estão cientes disso? Quais providências eles te sugeriram? Será importante você lidar com isso com eles. Quais serão especificidades quanto a comportamento, que o pai do seu filho já apresentou? Qual seria a utilidade do menino, para a mente do pai, sendo realmente um psicopata? Procure um psicólogo para te ajudar a planejar formas de lidar com isso. Lembre-se, a formiga está presente onde há alimentos. O que alimentaria o pai do seu filho para ficar próximo de você? Não o alimente. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Grato: Ary Donizete Machado.