Casamento tóxico e sem respeito mútuo

Feita por >Carol do quarto da paz! · 13 set 2021 Terapia de casal

Olá sou casada a 12 anos, e tenho 34 anos e desde do início do casamento ouve uma traição da parte de meu marido e depois disso muitas brigas; e desde então acabou o respeito mútuo entre nós, sempre há agressão, xingamento. Tudo que converso com ele em um momento de carência de amizade, ele usa contra a minha pessoa para ofender e me diminuir, não consigo ter 1 dia de paz em casa quando estamos juntos, problemas e injúrias são constantes nas nossas vidas , coisas antigas jogadas na cara, me sinto casada com meu maior inimigo. Gostaria de me divorciar todavia ele usa infelizmente do poder econômico dele para me prender. “ no momento estou desempregada, pois ele me fez perder meu emprego”. Já não tenho prazer em viver uma vida assim cheia de julgamento, falta de respeito, intolerância e solidão, porque não tenho amigos, ele afastou todos. A única amizade que tenho e minha gata; “cléo”, que ele já ameaçou envenenar. As vezes para ter um pouco de sossego me tranco no outro quarto, levou um balde e papel higiênico, para não ter que sair de lá tão cedo; mas mesmo assim ele fica passando em frente à porta do quarto falando alto para me intimidar, nessa horas chego a temer pela minha vida. Tem dias que acho que a única saída e morre, mas fico falando para mim mesma tem outra saída, você não precisa viver assim, entretanto não consigo ver outra fuga desse pesadelo onde me encontro a 12 anos, nesse momento mesmo estou no outro quarto depois de um dia inteiro de brigas, e eu pedindo para ficar sozinha para ser deixada em paz; ele ficou insistindo incessantemente para dormir no mesmo ambiente comigo, eu não queria ,tomei coragem e vim para o quarto da solidão “ou da paz”, e aqui estou tentando obiter um breve auxílio psicológico.
Tenho certeza que pagarei caro por essa noite de paz nesse quarto, devo ser pirraçada, ameaçada, jugada, e as vezes até ganharei uma cuspida na cara por isso. Talvez não vou comer direito esse semana para pagar essa única noite de paz.
Desde de já agradeço se alguém ler.

A melhor resposta 14 SET 2021

Boa tarde, Carol,
Já parou pra refletir na vida que está construindo pra si mesma? Uma vida baseada no medo e na autopunição?
Desde quando cuidar de si e olhar pro seu bem-estar deve ser motivo de castigo?
Há muita depreciação em sua fala, um sentimento de auto desvalorização muito grande. Pode ser causado pelo que aconteceu no início da relação ou pelo acumulado de sentimentos ruins ao longo dos anos.
Eu sugeriria a você não se deixar prender desta maneira a um lado da sua vida que em nada lhe agrada. Não é um quarto da paz, mas uma prisão auto imposta.
Primeiro, é preciso se libertar destes pensamentos pra só então começar a mudar a vida.
Mas tudo começa pelas suas escolhas.
Se tiver interesse na psicoterapia, para transformar dor em fortalecimento, estou à disposição.
Mudar só depende de você.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

27 SET 2021

Carol,
Voce está vivendo um drama, está se sentindo ameaçada e encarcerada.
Por mais que seja uma situação que voce mesma criou isso, neste momento precisa de ajuda sistêmica (Advogado);
Precisa fazer Psicoterapia para dar-se conta de como se colocou nesta situação e quais caminhos fazer agora para sair dessa!
A primeira, é acalmar o medo porque este é uma mentira; O medo não te ajuda em nada; Usar de bom senso sim, mas não o medo.
Veja que voce se privou de tudo, até do emprego. Isto te fez "comer na mão dele". E voce aceitou isso.

5912 respostas

14 SET 2021

Olá Carol! Grato por escrever. Li inteiro, com atenção. Certamente, considerando os relatos, você precisa montar forma de sair daí com certeza de proteção. Certamente haverá familiares, órgãos públicos, redes de proteção. Mas é preciso pensar a ação e seus futuros desdobramentos. Algumas coisas você não pode e nunca poderá explicar por ele: Poder econômico não pode jamais prender essência pessoal; o outro precisa de minha autorização (mental) para me diminuir; desmprego é algo que se resolve com abertura para iniciar com humildade; ...
Cuidado: seja discreta mas prepare estratégia para lidar com a questão de forma a preservar a tua integridade, respeitar a dele.
Estaremos à disposição para maiores esclarecimentos ou aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (empresários da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.