As palavras me machucam

Feita por >Santana da Silva · 1 jul 2020 Desenvolvimento pessoal

Boa Noite. Não sei como dizer isso. Mas estou sempre me sabotando. Quando fui tirar minha primeira habilitação, não passei no primeiro teste porque meu corpo inteiro tremia, e eu não conseguia controlar isso. É um nevorsismo e medo fora do normal. Agora me encontro de novo assim. Pois estou tentando tirar minha habilitação pra dirigir ônibus aqui na Espanha onde vivo. E já começou as noites em claros. Fico com medo, nervosa. Hoje no psicotecnico a psicóloga foi super grossa, pois como estávamos de máscara eu não entendi bem qual a dinâmica do exercício lá. Pronto, já é motivo pra eu ficar mau. Minha cabeça não parar de pensar. E tbm esse é outro poblema, as palavras me fazem muito mal. Eu não queria ser assim.

A melhor resposta 3 JUL 2020

Olá Santana da Silva! Grato por participar. As palavras não te machucam; você se permite ser machucada com a explicação do que é dado pelas palavras. Quando uma pessoa diz à outra "vou te matar", há uma distância muito grande entre o discurso e a execução, da mesma forma, quando uma pessoa diz: "gosto muito de você" e a correspondente ação de demonstração, há uma distância muito grande. Palavras são teorias, explicações, cujas conexões com as ações, precisam ser entendidas caso a caso. Quando você fica noites em claro, antes da hora da prova, você está gastando energia em lugar e tempo inadequado. Na hora certa, falta a harmonia interna. É preciso tratar a ansiedade. Faça a prova como um procedimento natural que pode aprovar ou reprovar. Caso reprove, poderá fazer de novo. No fundo você tem o entendimento de que é capaz de fazer melhor (caso não esteja nervosa), por essa razão fala de auto sabotamento. Sendo possível contate um psicólogo para te ajudar, tecnicamente, a se posicionar para essas situações. Estamos à disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, tome os devidos cuidados!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8757 respostas

6 JUL 2020

Olá Santana da Silva! Obrigada por sua pergunta.
Imagino como deve ter ficado nervosa por não ter conseguido tirar a primeira habilitação. O nervosismo é normal, até certo ponto, porém como me descreve a maneira com que sente as emoções em seu corpo, percebo que há a necessidade de senti-las, mas ainda sim, tendo controle sobre elas. Isso quem poderá te auxiliar é um profissional da psicologia.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida fico à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga Clínica
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

5 JUL 2020

Olá Santana, tudo bem?

Olha, você descreveu situações bem específicas onde você sentiu os sintomas do descontrole da ansiedade. E não é nada incomum sentirmos tudo isso em situações que nos tiram da nossa zona de conforto. Repare que podemos sentir esses sintomas em avaliações como a que você passou, viagens para lugares desconhecidos, e até mesmo encontros românticos. Em todas essas situações é comum sentirmos essas sensações ruins, depois que passadas elas tendem a se equilibrar

A grosseria da psicóloga com você também pode te fazer que descontrola-se a sua ansiedade, pois você estava em meio a uma avaliação, então esse fator pode ter influenciado no seu mal estar

Enfim, situações reais podem sim desequilibrar a nossa ansiedade, porém, se você sentir esse desequilíbrio de modo constante, e com situações um tanto quanto "imaginárias" procure ajuda de um psicológo

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

3 JUL 2020

Santana,
Um problema afetivo te perturba. deveria enfrentar uma Psicoterapia para ver este bloqueio energético, porque fica nervosa diante de situações em que tens que provar que és boa.
Tens medo de pessoas que representam autoridade e isto é bloqueio ou trauma energético.
Em de focar no teu objetivo, ficas dando atenção ao que as palavras te causam dentro.