Arcar e viver minhas responsabilidades

Feita por >Emerson · 23 jun 2023 Abordagem psicológica

Bem, primeiramente boa tarde. Me chamo Emerson, e atualmente estou enfrentando problemas relacionados em aceitar certas coisas na minha vida. Pra ser sincero, tudo esta ligado as minhas responsabilidades. Sempre tive problema em arcar com minhas responsabilidades, e por isso colho os frutos disso. Enfrentei bastantes problemas e com eles passei a refletir sobre o passado e o que deu de errado na vida. Vi que no fundo eu era imaturo e cometi uma serie de erros que me direcionaram a outros erros e assim cheguei aonde estou. So que mesmo assim, vi que grande parte dos meus erros é literalmente em procrastinar e não arcar com minhas responsabilidades, estudo trabalho etc. E vejo que sempre tive e ainda tenho uma dificuldade em analisar as coisas e tomar a atitude correta sabe? Por exemplo, no simples fato de estudar ao invés de assitir um filme, ler um livro ou outro prazer qualquer, sempre entro em um estado meio que paralisado e tenho que dizer a mim mesmo, lutar com minha propria mente que certas coisas são erradas ou inadequadas no momento e que não me levarão a lugar nenhum. No fundo eu sei o que é certo, o certo a se fazer, mas mesmo assim sinto uma certa ansiedade e angustia dentro de mim nessas situações, eu tenho que fazer isso tenho que fazer aquilo, mas sempre aparece algo para me atrapalhar e eu definitivamente não sei seguir em frente, não sei tocar minha vida e seguir meu próprio caminho, eu não sei parar de pensar e sentir uma vontade de fugir das responsabilidades ao mesmo tempo que sei que isto não me levara a nada. É meio que uma dificuldade de aceitar o obvio e seguir em frente, se você não fizer por onde não conquistará nada na vida, mas mesmo sabendo disso conscientemente parece que uma parte de mim quer fugir das responsabilidades. Eu não consigo ter equilíbrio com as coisas, então estou seguindo meio que uma filosofia um pouco radical até mas que de certo modo está trazendo uma paz de espírito em mim. Assim, gostaria de saber o que pode ser isso, esse meu lado criança sei lá, me sinto as vezes uma criança que não consegue controlar seus instintos básicos por prazeres mundanos.

A melhor resposta 25 JUN 2023

opa! é isso aí tente se concentrar no que está fazendo e terminar a tarefa.

Henrique Rezende Psicólogo em Belo Horizonte

43 respostas

25 JUN 2023

Emerson
Digamos que voce está vivendo uma crise existencial, quer fazer mas não sabe onde começar, fica em dúvida, sente receio e fica se questionando, julgando, se julgando...
Na verdade, voce não conhece a si mesmo, não conhece seu objetivo de vida e dentro deste, o teu objetivo profissional.
Voce não está aqui por acaso, mas o meio, o sistema, o ambiente familiar, educacional, social, religioso não te ensina este caminho; apenas tenta te modelar, te adaptar a eles. Toda a informação que recebeu foi apenas INFORMAÇÃO, não FORMAÇÃO.
Então que voce está escondendo ou duvida da tua sabedoria da tua inteligência, foi forçado a abandonar a tua inteligência para aceitar o ponto de vista dos outros.
Hoje, apesar de perceber o que tua vida exige, voce tem medo, não confia, fica receoso ...
Promova a ti mesmo, faça psicoterapia, perceba as coordenadas da vida e do sistema.
A vida voce precisa viver e o sistema precisa aprender a usar ele em teu benefício.
Enquanto a vida te dá a liberdade para fazer experiências, te dá o poder de escolha e decisão, o meio te dá o limite, a proibição, a culpa, o medo através dos quais te mantem dominado.
O que voce escolhe? O que voce decide?
Precisamos conversar, dialogar, entender!
Abraços

5827 respostas

24 JUN 2023

Olá Emerson! Obrigado por descrever essa reflexão. Agora será preciso partir para a prática de modificações efetivas. A maior parte das pessoas tendem, de forma a desperdiçar tempo e oportunidade a procrastinar ações de desenvolvimento pessoal.
Poderá ser benéfico você se reorganizar com a ajuda de um de nós, psicólogos especialistas em orientação ocupacional.
Estarei a disposição. Venha com mente aberta, disciplina e persistência.
maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.