Amor por um amigo

Feita por >Mspr · 17 jul 2023 Abordagem psicológica

Conheci um homem tem uns três anos, num jogo que estou jogando a dez anos. Muito bacana ele, nós conectamos muito bem e nos divertimos jogando no mesmo espaço, o jogo é online. E se construiu uma amizade legal entre nós,tanto que mudei de lugar no jogo ele tb e continuamos a trocar mensagens a falar tb da vida pessoal, uma amizade bem legal. Até que a um ano mais ou menos decidimos jogar juntos no mesmo lugar e estamos até hoje. Tivemos momentos difíceis de relacionamento dentro do jogo, entre nós e com outros gamers, mas ele é fantástico em resolução de problemas e isso fez com que eu começasse a admirar ele. Ele é ou era casado a 7 anos, um relacionamento bem top sem neuras dele ter amizades e jogar e tal. Qual foi a minha surpresa quando a uma semana atrás ele veio me dizer que estava se separando, confesso que fiquei atônita e preocupada com ele e dei e estou dando a maior força inclusive para que ele reate o relacionamento. Ele está convicto da decisão e que não tem volta. O meu modo de vê lo desde então mudou, eu o vejo agora como homem, não sei dizer quando mudou ou se já existia esse sentimento. O fato que tenho vontade de falar com ele o tempo todo e estou tentando evitar mandar mensagem o máximo que posso e quando vejo já mandei. Não quero nunca perder o que temos o que construimos durante esse tempo todo. Tem uns quinze dias que em uma discussão sobre o jogo ele disse: - já está na hora de vc parar de me ver como um colega de jogo. Até então não entendi e nem refleti sobre isso, só começou a martelar na minha cabeça quando soube da separação. O pior que ele nunca mais viu um storie meu, e ele era sempre o primeiro a vizualizar,e tb não sei se é a minha ansiedade, mas parece que ele não me chama como antes, estou confusa, não sei oq pensar. Sei tb que ele está vivendo um momento muito delicado na vida dele e eu tento apoiar como eu posso e só mesmo tempo administrar meus sentimentos. Preciso de uma orientação, já agradeço. Abraço.

A melhor resposta 25 JUL 2023

Nesse momento delicado da separação do seu amigo, é importante continuar sendo um suporte e apoio para ele. É natural que os sentimentos evoluam em uma amizade próxima, mas é essencial entender e respeitar o tempo dele. Dê espaço para que ele possa lidar com suas emoções e reflita sobre os seus próprios sentimentos. Respeite o momento dele, mesmo que pareça distante, e considere ter uma conversa honesta quando ambos estiverem prontos para entender melhor a dinâmica da relação. Se necessário, buscar apoio de um profissional de saúde mental pode ser útil para lidar com essa situação de forma saudável. Cuide de si mesma e esteja presente da melhor maneira possível. Abraço!

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

19 JUL 2023

Voce o conhece como parceiro de jogo, mas não conhece ele em outros aspectos.
Voce está ansiosa é isto é um risco que pode te cegar, pode impedir que veja a realidade dele.
Então, vá com calma e deixe ele resolver o problema dele... mantenha-se afastada o mais que pode; por isso, também ele não te acessa nas redes sociais. Redes sociais é uma droga! Pode sim através da rede, ter os primeiros contatos, mas não servem para te dar segurança, conhecer quem realmente é ele, o que ele pensa da vida, o que busca na vida, quais os problemas, conflitos que tem para resolver. Quase todos omitem falar disso ou se colocam como vítimas da situação.
Portanto, deixe as coisas acontecerem naturalmente... "Não apresse o rio"
Abraços

5830 respostas

19 JUL 2023

Olá Mspr, espero que esteja tudo bem com você!

Em ambientes on-line é muito fácil projetar situações que podem não ter nenhuma correspondência na realidade. Dizendo isso, já podemos pensar que você deve compreender essa questão a partir da maneira como a realidade está se mostrando. Ele está passando por um momento de separação, segundo ele, e essas fases são cheias de idas e vindas, muitas vezes com resolução de problemas e conflitos que duram algum tempo, mesmo a separação já tendo acontecido, e pode até ser que haja um retorno, mesmo ela afirmando que isso não é possível. Procure entender essa situação dessa forma, mais conectada com a realidade, sem tantas projeções. As coisas vão se desenrolando, e vão acontecendo a medida que o tempo passa. É muito indicado você focar em seus objetivos de vida, seus desejos, suas perspectivas, aquilo que deseja construir para si, ao longo de sua vida. Projetar cenários que não existem, pode apenas te levar para estados de maior ansiedade. Siga com sua vida, com o foco em você mesma. Entenda que vocês tem algum contato através do jogo, de um ambiente on-line, e a vida real é bem diferente, e demanda muitas outras coisas que esse ambiente virtual não comporta. Se desejar aprofundar mais a questão, e ampliar as maneiras de compreende-la, um profissional de Psicologia é o mais indicado, e pode te auxiliar neste momento. Se houver possibilidade, busque esse profissional.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

919 respostas

18 JUL 2023

Olá Mspr! Obrigado por escrever. Você, segundo o que escreveu, precisa amadurecer. A probabilidade de você perder com colega de jogo, um amigo, um namorado, é enorme. Dois papeis não são fáceis de administrar. Isso ainda é agravada pelo superficialidade das comunicações virtuais.
Você precisa reorganizar formas de ocupar o tempo na vida, aprofundando a consciência de que uma interação real equivale a um milhão de interações virtuais, que quando se acaba, com facilidade, um relacionamento, na maior parte das vezes, se acaba com o próximo também. Não sei se é o caso. Certamente cada caso precisa ser avalizado em suas particularidades. As pessoas que se separam não podem ser condenadas a ser vistas como pessoas que não terão firmeza no futuro, mas é preciso ver os fundamentos de cada caso.
Perto de você há muitas pessoas interessantes. Caso ocupasse metade da parte do tempo de jogo virtual em interações reais, você construiria entendimento de vida real, próxima, ao vivo e em cores.
Pondere!
Será importante você ponderar se está ocupando da melhor forma possível seu tempo.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.