Amigos do ex e ex que me causavam ansiedade

Feita por >MarianaSilva · 14 dez 2022 Ansiedade

Quando eu namorava com ele, saíamos com um casal amigo dele que não me dava boas energias, eram muito julgadores, eles é que escolhiam o que fazíamos, eles é que estavam sempre ocupados, eles julgavam muitas coisas no meu namorado (agora ex) e eu sentia que a moça estava interessada no meu namorado. Eu fiquei sempre muito na defensiva com eles e o meu namorado nunca fez nada para isso parar, nunca me apoiou. Até que ele começou a dizer que se apercebia de coisas nos amigos que lhe chateavam e eu explodi com esse casal e cortámos relações. Agora já não namoramos e ele foi a correr voltar a falar com esse casal e eu sinto-me traída e gozada... Como é que ele pode voltar a falar com eles? Depois de todo o mal que eu via que lhe provocavam? como é que ele não colocou a nossa relação na altura à frente deles?

A melhor resposta 16 DEZ 2022

Olá Mariana,

Obrigada por nos escrever. Da mesma forma que você traz esses questionamentos para nós, podemos te perguntar: Por que isso te incomoda? Será que ele via esse "mal" do mesmo jeito que você, chegando a incomodá-lo tanto quanto a você? Por que se relacionar e ainda se importar com alguém que, pelo que você nos traz, não priorizava a relação de vocês?
Mariana, vocês somente estavam juntos, mas não eram um. Não se pode controlar a forma de sentir e pensar do outro. Para você, esses amigos não lhe acrescentavam nada, mas para ele podiam ser as pessoas que traziam a sensação de pertencimento e que estavam lá por ele antes mesmo de te conhecer e voltaram a falar com ele até depois de serem excluídos.
Se vocês chegarem a voltar, procurem trabalhar a comunicação e empatia. Se não voltarem, fica o aprendizado, inclusive sobre a sua percepção de quais são seus limites pessoais e valores. Se precisar de ajuda para se reorganizar emocionalmente e aprofundar o autoconhecimento, conte conosco.

Estamos à disposição.

Um abraço,

Pâmela C J Fernandes - CRP 17/3314

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

15 DEZ 2022

Mariana Silva
Ok que rompeu com ele... ficou fiel a si mesma... melhor assim.
Quanto ao fato do teu ex voltar pra eles? Ele se sentia atraído pelos encanto da namorada do outro...
Esqueça, isole, delete, não fazem mais parte de ti.

5817 respostas

15 DEZ 2022

Olá Mariana, bom dia. Você vivenciou uma situação bastante desgastante, como relatou esse casal provocada situações que lhe trouxe mal estar. Porém, algo que chama bastante atenção é o posicionamento do seu ex-namorado, pois, mesmo o casal sendo “amigos” dele, seu ex não poderia deixar deixar que eles interferissem no seu relacionamento, afinal, não cabe a terceiros, seja amigos ou familiares, conduzir a relação de vocês (quando namoravam). Você disse que seu ex se afastou do casal porém com o término de vocês ele voltou a se aproximar, o que não gera surpresa uma vez que quando vocês estavam juntos seu ex já apresentava um descaso quanto aos seus sentimentos. Diante do ocorrido e da forma como você se sentiu e ainda se sente, é importante que você se acolha com mais carinho e cuidado. É essencial refletir sobre os motivos que te faziam silenciar diante dessa situação. Por exemplo, consegue identificar se isso também acontece em outras áreas de sua vida, como relações com amigos, colegas, familiares? Pode está ocorrendo uma reprodução de conflitos internos não resolvidos no passado, principalmente se foram provocados por pessoas próximas. Cuide de si, você é a pessoa mais importante nesse processo. Espero ter ajudado. Abraço!

Maria Cristiane de Lima Silva Psicólogo em João Pessoa

7 respostas

15 DEZ 2022

Olá Mariana! Obrigado por escrever. Considerando o que você escreveu, poderemos ponderar as seguintes questões:
- Amigos, quando são amigos mesmos, são mais duradouros e estáveis do que namorados;
- Os amigos dele causando ansiedade, implica que o controle (da tua ansiedade interna), está no externo (amigos de seu namorado). Isso desdobra que te faltava autocontrole, no que se refere a ansiedade;
- Energias: quem as qualificar e direcionar, em você, é você;
- Vocês terminaram relacionamento: ele pode e deve ser livre.
Com esses fatos, é preciso ponderar a necessidade de você amadurecer, desenvolver autonomia, para tuas energias, vinculações e autoconfiança.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.