Fico associando o rosto de uma amiga nova com o rosto da minha ex melhor amiga

Feita por >Giovanna · 28 dez 2022 Abordagem psicológica

Recentemente fiz amizade com uma pessoa e essa amizade me remete muito a minha última ex melhor amiga e automaticamente toda vez que penso nessa nova amiga eu só consigo associar ao rosto da minha ex melhor amiga e aí preciso ficar lembrando o rosto da minha nova amiga pra esquecer a velha, é normal?

A melhor resposta 22 FEV 2023

Olá Giovanna.
Isto pode acontecer por um tempo, mas depois cada uma das amigas terá sua importância e sua história ligada a sua vida.

Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

6 JAN 2023

Olá Giovanna,
Toda essa associação tem a ver com a relação que tinha com sua "ex melhor amiga".
A psicoterapia pode te ajudar a entender esse comportamento.
Fico a disposição.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

6 JAN 2023

olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar comigo que eu lhe responderei o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 JAN 2023

Olá Giovanna! Obrigado por escrever. Certamente é normal isso acontecer. Lembranças muito positivas e lembranças muito negativas, são associadas a seus assemelhados. É preciso tomar cuidado, para não direcionar a mente de forma a pensar que são idênticos, do mesmo tempo, mesmo sentido e mesmas características. Todos nós, estamos o tempo todo, em modificação. A melhor amiga de ontem, não é a mesma melhor amiga de hoje. Esse dia de passagem a modificou, acrescentou a ela, novos viveres, novas vivências, novas interpretações. Essas constantes transformações são difíceis de perceber, porque gera certo conforto - embora ilusório - de das coisas continuarem do mesmo jeito.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.