Alterações de humor do meu namorado

Feita por >Melissa · 29 fev 2016 Transtorno de humor

Olá, me chamo Melissa e tenho um relacionamento de 3 anos. Meu namorado tem 25 e eu 22. A questão é que, desde o início, notei certas alterações de humor nele. Temos uma ótima relação, nos damos muito bem na maior parte do tempo, mas mais ou menos de 6 em 6 meses ele muda radicalmente a personalidade e o humor.

Fica bravo, com muita raiva e ódio de tudo e de todos. Fica sem conversar comigo e tudo que vem me falar é com tom estúpido e ríspido. Ele fica assim por umas duas semanas e, neste meio tempo, me atinge muito.

Ele já me falou que não gosta de sentir essa raiva sem motivo aparente, mas que sente que é incontrolável. A família toda dele fala que ele sempre foi assim, que é "de lua". Gostaria de saber se este tipo de coisa merece atenção de um psicólogo. Obrigada!

A melhor resposta 2 MAR 2016

Meliisa, bom dia! Sim, seu namorado deveria procurar um psicologo para ver esse comportamento variante.É algo que o prejudica e que ele esta disposto a mudar. Vão em frente, todos nós merecemos ser felizes.
Um abraço

Lea Maria Vicari Psicólogo em São Paulo

51 respostas

20 SET 2016

Ei Melissa, parece que essa alteração de humor está incomodando a todos e atrapalhando a vida do seu namorado, que bom ele já passou a ter consciência sobre isso, é importante sim de uma avaliação profissional, porém isso só vai acontecer se ele quiser e quando quiser e você também precisa tomar cuidado para não adoecer frente as mudanças de humor dele, a questão é dele não sua. Abraços

Vânia Virgínia da Silva Nogueira Psicólogo em Vila Velha

21 respostas

3 MAR 2016

Boa noite Melissa
Sim, ele precisa de ajuda médica e psicológica, pois como você mesmo relata, ele não gosta de sentir essa raiva descontrolada, sabe que está com tolerância zero mas não pode controlar. Você percebe que isso não é normal? Acredito que ambos deva está sofrendo com essa situação. A família talvez por desconhecer os motivos, tenha negligenciado este tipo de mudança comportamental, porém, você não precisa o mesmo, procure ajudá-lo orientando-o e acompanhando-o a um médico Psiquiatra e um Psicólogo.
Há vários fatores por traz desse comportamento e é preciso descobrir para tratar.
Espero ter ajudado, atenciosamente à Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

3 MAR 2016

Boa noite Melissa. Esse comportamento de seu namorado merece sim um olhar de um psicólogo. O profissional poderá avaliá-lo e ajudá-lo enteder de onde vem toda essa raiva e trabalhar isso com ele. Procure um profissional de sua confiança e boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

2 MAR 2016

Olá Melissa, sim, um psicólogo poderá ajudar muito, não só para entender o que geram essas variações de humor, mas como ele pode viver de uma forma mais equilibrada, pois a mudança de humor pode prejudicar outras várias áreas da vida, como a profissional por exemplo. É importante que ele se sinta também incomodado com a variação de humor, pois só assim ele irá aderir ao acompanhamento psicológico e colocar a energia necessária para fazer as transformações desejadas.

Psicóloga Marcela Pavan Psicólogo em Rio de Janeiro

5 respostas

1 MAR 2016

Essa labilidade/mudança de humor cíclica precisa ser avaliada por um profissional e, se necessário, este encaminhar para um Psiquiatra.

Psicóloga Maria Zelinda Machado Psicólogo em Brasília

7 respostas

1 MAR 2016

Boa tarde Melissa
Não é nada fácil lidar com uma pessoa que sofra de alteração de humor, porém se ele já revelou que não gosta de se sentir assim já é um primeiro passo para a mudança, pois revela que ele reconhece que tem um problema. Nesse caso você poderia aproveitar um momento que ele estava dócil e tranquilo e conversar com ele sobre a possibilidade dele procurar a ajuda de um psicólogo, com certeza isso iria ajudá -lo muito a desenvolver estratégias de enfrentamento para esse problema, e se for necessário ele poderá se consultarefere com um psiquiatra para tomar a medicação apropriada. Com muito amor, compreensão e carinho você poderá ajudá-lo com certeza.

Psicóloga Raquel de Queirós Psicólogo em Niterói

2 respostas

1 MAR 2016

Olá Melissa, seu questionamento é de grande valia! Esses sintomas de oscilações no humor e fúria repentina e incontrolável devem ser averiguados. Ele pode sofrer de ansiedade, ter algum tipo de transtorno de humor, ou também pode ser um comportamento aprendido no meio em que vive... para descobrirmos a real causa é necessário acompanhamento psicológico . E pode acreditar se ele der o primeiro passo e buscar ajuda, tudo pode mudar. Um forte abraço.

Psicóloga Kelly Pereira Psicólogo em Campo Grande

1 resposta

1 MAR 2016

Oi Melissa. certamente seu namorado tem um conflito interno não resolvido e deve estar transferindo para você, mas também deve haver alguma coisa que você faz, que o remete a esta reação. É muito comum nos casais esse tipo de transferência de afetos. Quando alguém escolhe um parceiro, busca segundo os modelos de sua vida e vai sentir todos sentimentos ligados a estas pessoas, amor, raiva, medo, e vai reagir com o cônjuge de forma semelhante, mas no seu caso, é necessário ver quais são os seus limites e o quanto esta atingindo sua auto-estima. Boa sorte.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

1 MAR 2016

Olá Melissa!
Entendi o que você está sentindo.
A raiva é um sentimento muito ruim para quem sente, ela vai correndo as emoções.
Pelo que relatou já conversou com ele sobre isso e ele não consegue controlar certo?
Portanto indico sim que ele procure uma psicoterapia para ajuda lo a entender este movimento dele e conseguir uma mudança de comportamento .
Att.,

Alessandra D. Ricci Manganaro Psicólogo em Ribeirão Preto

40 respostas

1 MAR 2016

Olá! Claro que merece a atenção de um bom tratamento psicológico, ainda bem que já tem consciência disso, que vai ajudá-lo a perceber que tem que iro mais rápido possível, o que poderia chamar de humor cíclico, muito importante de ser avaliado, inclusive com testes psicológicos, para garantir inclusive o nível se que encontra, na verdade está quase a ponto de receber medicação, e fora a medicação tratamento psicoterápico. Não nós cabe aqui formular de hipótese alguma diagnóstico, inclusive por que isso é contra normas do CRP, porém os alertas nossos é para que se deem conta da gravidade ou não, e isto é bem de uma gravidade alta.
Sucesso na escolha do profissional!

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

29 FEV 2016

Boa tarde Melissa, tudo bem? Acredito que sim! O Psicólogo terá o respaldo adequado para compreender o que está acontecendo com seu namorado e eleger os melhores objetivos terapêuticos, auxiliando da melhor forma. Além disso, verificará se é o caso de encaminhar para outros profissionais, como por exemplo um Psiquiatra ou até mesmo um Clínico Geral, pois muitas vezes as alterações de humor podem estar atreladas a causas orgânicas, como por exemplo uma Anemia ou até mesmo uma Disfunção Hormonal. De todo caso, se o Psicólogo perceber que as alterações de humor do seu namorado estão ligadas a questões comportamentais e emocionais, desempenhará o tratamento. Muito interessante sua preocupação e encorajamento destinados a ele! Muitas vezes é difícil a gente reconhecer nossas dificuldades e dar o passo inicial à terapia e, quando temos alguém que nos apoia, faz toda a diferença (além do suporte durante o processo terapêutico). Espero que dê certo e que ambos possam se beneficiar do tratamento. Caso você tenha mais dúvidas sobre como funciona o processo terapêutico, estamos à disposição. Boa sorte! Um abraço, Aline Frasson.

Aline do Prado Frasson Sales Psicólogo em Brasília