Aí vai um desabafo

Feita por >dani santos · 21 ago 2019 Transtornos personalidade

Não consigo entender muito bem meu problema, não vou fazer um texto enorme mas basicamente eu tive muitos problemas familiares e principalmente na escola, as pessoas me maltrataram mesmo eu sendo legal e fazendo tudo por eles, agora adulta me sinto uma pessoa confusa, vazia, fria, é como se tivesse uma segunda personalidade em mim que assume o controle e acredite não é uma personalidade boa, é extremos 8 e 80, gostaria de saber se eu posso ter desenvolvido algum tipo de bipolaridade, ou qual seria o diagnostico para uma dupla personalidade, quando essa personalidade assume eu me sinto um espectador dela, ela se sente bem sendo ruim, se sente segura, tem uma auto estima elevada mas quando a outra assume me sinto mal por ter esse outro lado e tento não deixar assumir o controle,mas é como pensamentos obsessivos não consigo evitar, esse lado meu bom digamos assim tem uma baixa auto estima e uma insegurança, como eu disse dois extremos opostos, duas pessoas diferentes.

A melhor resposta 21 AGO 2019

Olá Dani.

Primeiramente, é importante destacar que uma avaliação psicológica deve, necessariamente, ser feita com um profissional de Psicologia, o qual ira proceder com entrevistas, observações, instrumentos e/ou testes psicológicos que irão embasar tecnicamente o seu diagnóstico e, somente a partir de então, dar subsídios para uma conduta terapêutica para o seu caso.

Isto posto, cabe ressaltar que todos nós estamos sujeitos a variações de humor, modulações de autoestima e a crises emocionais que podem vir a afetar a nossa personalidade. Essas variações são perfeitamente normais, dentro de um quadro de afetação e sensibilidade desenvolvido no decorrer da evolução de cada ser humano, que podem ser mais ou menos permissivos, mais ou menos responsivos, mais ou menos adaptativos... depende muito da história de vida de cada um.

Entretanto, quando essas variações passam a comprometer o bem-estar da pessoa, suas relações sociais e sua atividades rotineiras, isso pode, sim, corresponder a um distúrbio ou transtorno psíquico, o qual demanda cuidados específicos. Tais cuidados, Dani, devem ser proporcionados o mais rápido possível, haja vista não se ter ainda a certeza da gravidade dos sintomas e dos seus desdobramentos na vida da pessoa.

No seu relato, você fala em "extremos opostos", "pensamentos obsessivos" e outros sinais que importam serem melhor analisados. Busque, Dani, um profissional psicólogo em sua cidade. Um atendimento presencial seria o ideal para que você possa encontrar os meios necessários para tratar esses sintomas, buscar suas causas e promover seu bem-estar.

Espero ter ajudado.

Saulo Cruz Rocha
Psicólogo.

Saulo Cruz Rocha Psicólogo em Fortaleza

11 respostas

22 AGO 2019

Olá Dani Santos!. Grato por participar. Vou tentar resposta que acrescente a outras já dadas. Primeiro, volte a ser boazinha espontânea. Segundo, você divide porque foi esse o jeito de evitar algumas dores. Tente evitar pensar as ideias de "saúde"e de "doença". Pense que você é uma pessoa inteira com muitas características, a ser revelada a si mesma. Para isso a ajuda de um psicólogo será de grande valia. Certamente você poderá iluminar áreas interessantes de si mesma, sobre as quais nunca pensou e, por isso, as pessoas verão essas partes interessantes e as valorizarão. Um abraço: Ary Donizete Machado.