Aflita demais

Feita por >Cherry · 5 mai 2020 Terapia de casal

Eu namoro um rapaz faz 3 anos, amo muito ele e queremos morar junto, porem o que ele ganha não é o suficiente pra isso. Sou estagiária,ganho pouco também e até daria pra morarmos juntos, mas tenho medo de acontecer algo e ficarmos na rua. Estou terminando a faculdade esse ano e meu maior medo e não conseguir nada na minha área depois de me formar. Isso vem me deixado aflita demais!!

A melhor resposta 6 MAI 2020

Olá! Grato por participar. Há um ditado que diz que a verdade é dolorida, mas faz crescer. Por que morar juntos se você ainda é estagiária? Nem começou a carreira ainda? Ele ganha pouco (ainda que pouco seja relativo), nessa expressão está embutida a ideia de que a carreira dele ainda não está consolidada. Temos uma pandemia em andamento: certamente, depois dela teremos um modo de viver, trabalhar, lidar com dinheiro, diferente; haverá aspectos altamente positivos, mas haverá necessidade de aprender a viver de outro jeito. Sendo estagiária, possivelmente você ainda é bem jovem. Tenha calma, a ansiedade - pré-pandemia, provavelmente contribuiu muito para a pandemia mundial, a ansiedade pessoal pode gerar pandemias individuais. Tenha muita calma. Trabalho, para pessoas profundas e abertas a se adaptar a fazer o que a sociedade precisa; sempre haverá. Estude profundamente, dedique-se por inteiro a cada trabalho, a cada ação em seu estágio. Daqui a alguns anos, certamente você colherá os frutos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário de máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda aquela vida!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

6 MAI 2020

Olá Cherry, conciliar nossos desejos com as demandas reais do mundo realmente é muito difícil e nos traz ansiedade, primeiro acolha sua ansiedade e entenda que a aflição que você sente é natural e sinaliza uma necessidade sua que deve ser olhada, nesse caso necessidade de segurança.

Pelo o que você relata, você está vivendo um conflito ocasionado pelo medo de um desejo não se realizar, não consegui morar com seu namorado e terem uma vida da forma como imagina, porém me parece que isso poderia ser amenizado pelo estabelecimento de metas práticas (buscar parcerias profissionais, ampliar o olhar sobre as formas de ganhar dinheiro com a mesma profissão, identificar suas habilidades e como conseguir ganhar dinheiro com elas, etc).

O que ocorre também, é que às vezes, para termos nossas necessidades atendidas, precisamos abrir mão de algumas coisas em nossas vidas que já não são mais suficientes para satisfazer essa necessidade e isso é cansativo mentalmente. Se o desejo de ter uma vida junto com seu namorado demanda que a necessidade de segurança material seja plenamente atendida e isso não está ocorrendo hoje, pode ser que alguns comportamentos atuais terão que ser deixados para trás e outros terão que ser adquiridos. Isso também é natural, estamos a todo momento mudando nossa forma de nos comportar. Pode ser que depois de ter essa necessidade atendida, surjam outras e assim terá que se adaptar novamente.

Procure fazer uma psicoterapia para te ajudar emocionalmente nesse processo de transição.

Maria Carolina B. Rodrigues Psicólogo em Marília

16 respostas

6 MAI 2020

Cherry, pelo seu relato consigo destacar dois pontos importantes, vamos ver se você concorda comigo?
1 - O primeiro ponto é sobre seu relacionamento. Você já tentou expor esses sentimentos de insegurança para o seu namorado? O que ele diz a respeito? Você está realmente preparada para dar esse passo? Se pergunte internamente e reflita sobre o que você verdadeiramente quer.
2 - Pude notar que muitas mudanças estão acontecendo com você, não é mesmo? E acima de tudo, ter que tomar decisões nesse momento te dá razão para se sentir aflita. Você consegue conversar sobre isso com alguém?
É normal ficarmos ansiosos com o novo, o desconhecido, ainda mais quando tanta coisa depende somente de você. Além de te recomendar fortemente por um psicoterapeuta para que você tenha auxílio neste momento difícil, eu gostaria de lhe pedir para tentar focar nas coisas que você consegue fazer por agora. Neste momento atual. Sempre pensando em um futuro, claro, mas como se realmente tivesse fazendo o possível para que ele seja construído aqui, agora, no presente.
Espero ter te ajudado, um forte abraço!

Arianne F. B. Gonçalves Psicóloga Psicólogo em Campinas