Acho que estou sendo traído

Feita por >Éverton Rafael · 18 jan 2021 Terapia de casal

A pouco mais de 2 meses percebi pequenas mudanças na relação com minha esposa. Seja comportamental onde ela toda vida que me aproximo bloqueia a tela do celular, seja na cama não sinto mais como se ela tivesse tesao em mim. Ultimamente passei a ser muito desconfiado e vasculhei tudo porém não achei nada tão óbvio. Apenas pontos: ela disse que iria almoçar com o pessoa da empresa e nesse mesmo horário fez uma transferência de 120,00 reais para um amigo de trabalho sem motivos pelo o menos não sei o porque. Vi nas suas pesquisas do Safari uma página onde tinha ; porque beijo uma pessoa sem vontade! Mas quando a questionada ela insistir que nunca me traiu e que não mente pra mim é sempre passa meus erros do passado na minha cara. Esse sentimento de que há algo erro está me consumindo ao ponto de eu já pensar em me separar. Gostaria de

A melhor resposta 20 JAN 2021

Olá Everton.
Grata por sua pergunta.
Acredito que você pode começar investindo no seu autoconhecimento. Procure um psicólogo para trabalhar a sua auto estima e comunicação. Muitas questões poderão serem esclarecidas no processo terapêutico. O que você pode fazer neste momento para melhorar o seu relacionamento? Procure esclarecer e falar de fatos que ainda incomodam o seu relacionamento e se fortaleça para conversar seriamente com a sua esposa sobre eles. Procure não repetir erros, busque sempre e seu desenvolvimento na área da comunicação e do diálogo franco. Mude o que tiver que mudar. Perdoe se tiver que perdoar e ajude a sua esposa a se encontrar. Que tal pensar nas coisas que fez para conquistá-la e se motivar para reconquistá-la novamente? Mudar velhos hábitos, ouvir atentamente o que ela fala, observar as coisas que ela faz, as coisas que ela gosta e passar a elogiar aquilo que ela faz de melhor? Na terapia que é um ambiente neutro e sigiloso você terá o acolhimento que precisa na busca de respostas às suas questões.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

23 JAN 2021

Olá Everton
O fato de sua esposa estar fria e procurar informações sobre "beijos sem vontade" não quer dizer que ela está te traindo, mas a relação de vocês parece não estar se sustentando.
Ter uma conversa franca, sem cobranças, e sem ataques a pessoa um do outro, normalmente traz alguns esclarecimentos, mas nem todo casal consegue conversar assertivamente.
Muitos casais costumam perceber no outro aquilo que falta em si mesmo, como achar que o outro não o(a) valoriza, não dá a atenção devida, quando muitas vezes a própria pessoa não está se valorizando e observando suas necessidades pessoais, e acaba por cobrar do(a) parceiro(a) aquilo que não faz por si mesmo. É por este motivo que um acompanhamento psicológico se faz necessário para por exemplo buscar sua essência, seu auto conhecimento e suas verdades.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

19 JAN 2021

Olá Éverton !
Quando não temos respostas concretas das coisas, costumamos procurá-las de diferentes formas, investigando, imaginando, perguntando e etc. Ao fazermos isso, colocamos uma energia muito grande nessa busca de respostas e isso nos deixa cada vez mais angustiados se não as encontramos ou se encontramos respostas parciais. Lidar com isso, sempre foi muito caótico se tentar fazer todo esse processo solitariamente. As dúvidas consomem nosso tempo e nossa saúde mental se não descarregarmos ela de tanta tensão, como está sendo o seu caso. Procure uma ajuda profissional psicológica o quanto antes para lhe auxiliar nesse processo e finalmente conseguir achar suas respostas no lugar que elas realmente estão.
Grato pela pergunta, estou à disposição.
Psicólogo/Psicanalista Túlio Bueno R. Martins

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo

86 respostas

19 JAN 2021

Ola Everton. As vezes ficamos com pensamentos automáticos disfuncionais, ou seja, q n te ajudam .
O ideal é ter uma conversa franca com ela, para entender a situação.
Vc mesmo está em dúvida mas tem algumas situações q vc n entende no comportamento dela, então, o diálogo é a melhor opção.
Se interessar consulte TB uma terapia de casal.
ABS Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 JAN 2021

Olá Éverton, esse momento onde se instaura a desconfiança deve estar sendo muito difícil para você. Pelo que você relata, a sua percepção acerca da mudança de comportamento de sua esposa tem alguns fundamentos, porém ao pergunta lá, ela nega.
Bom tenho algumas sugestões para você. Penso que neste momento uma terapia seria de grande valia. Ou individual, para você conseguir pensar de forma mais clara sobre isso tudo e os desdobramentos que isso possa vir a ter ou sugerir a sua esposa que vocês façam terapia de casal, para dialogarem mais sobre essas situações . De qualquer forma, penso que um apoio psicológico te ajudaria muito neste momento.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga Clínica - individual e casal

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

19 JAN 2021

Olá Éverton! Obrigada por sua participação.
Bom, você notou mudanças no comportamento dela com você, mas você percebeu se algo aconteceu com você nesses últimos tempos? Houve alguma mudança no seu trabalho, família, no seu corpo, etc? Você percebe que depois de ter essas desconfianças com sua esposa, você começou a agir diferente com ela? E que erros são esses do passado que ela lembra?
É preciso entender melhor seu caso e tudo o que está envolvido para melhor ajudá-lo. Você já pensou em buscar a psicoterapia? Poderá ser um processo de grande valia para sua vida.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Um grande abraço,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

19 JAN 2021

Olá! Grato por escrever. Pelo jeito você, por alguma razão, não concluiu seu texto. Não é bom gastar energia com coisas desconfortáveis que achamos que podem estar acontecendo, mas não temos certeza. Caso isso povoe o pensamento, nos fará agir contaminados por essa possibilidade, que pode ser enganosa. Cuidado!
Quando você cita erros do passado, pelo contexto da escrita, você coloca que são reais os erros do passado. Não sabemos quais são, mas não podemos explicar um erro pelo outro, nem podemos colocar todos os erros e diferentes situações, idades e contextos, como iguais ou explicativos de outros.
Querendo melhorar e enriquecer seu vínculo com sua esposa, será necessário você olhar para os aspectos históricos de vocês dois, do ponto de vista do companheirismo, da confiança, da conversa confiável.
Será muito importante, não tendo provas ou certezas, você resgatar a harmonia interna, a doçura da troca de casal e oferecer seu melhor para si mesmo, consequentemente para ela.
Caso os desconfortos não parem, será importante você contar com o respaldo científico de um psicólogo. Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de aumento grave da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.