Achei o álbum de fotos do casamento do meu marido. Devo me preocupar?

Feita por >Maria · 3 abr 2023 Terapia de casal

Meu marido é viúvo e recentemente encontrei o álbum do primeiro casamento dele. Devo me preocupar? Meu medo é estar numa posição de substituta na vida dele e sim, sou insegura ao ponto de pensar algo assim, mas não vem ao caso. É normal a pessoa estar com alguém e ter uma recordação guardada de momentos passados com outra pessoa?

A melhor resposta 4 ABR 2023

É comum que as pessoas tenham lembranças e recordações de momentos importantes e significativos em suas vidas, mesmo que esses momentos tenham envolvido pessoas que não estão mais presentes em suas vidas, seja por falecimento ou separação. Por isso, o fato de seu marido ter um álbum do primeiro casamento não necessariamente significa que ele ainda tenha sentimentos por sua ex-esposa ou que você seja apenas uma substituta na vida dele.

No entanto, é importante que você converse com seu marido sobre seus sentimentos e preocupações em relação ao álbum. Comunicação aberta e honesta é fundamental em qualquer relacionamento saudável, e isso inclui a expressão de sentimentos de insegurança e medo. Converse com seu marido sobre como você se sente e escute o que ele tem a dizer. Essa conversa pode ajudá-los a construir um relacionamento mais forte e saudável.

Lembre-se de que cada relacionamento é único e que é normal que vocês tenham diferentes experiências e histórias em suas vidas. O importante é que vocês trabalhem juntos para construir um relacionamento saudável, baseado na confiança, respeito e amor mútuo.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

10 ABR 2023

Maria,
O que está gravado, gravado está. Nunca a pessoa vai apagar. Todas as tuas experiências estão gravadas, não tem como tirar. O que está incomodando, causando dor, sim podem ser tratadas a ponto de não mais causar dor, mas gravadas ficarão.
Voce tem uma pessoa, ele tem a história dele assim como voce tem a tua história. Isso sempre vai fazer parte de voces.
O que voces podem tratar pe ou são as coisas que não estão permitindo voces usufruírem da vida agora, no dia a dia.
Abraços

5817 respostas

5 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 ABR 2023

o quê? Marido viúvo isso é difícil hein! Agora estas recordações é muito complicado de te dizer fica difícil

Henrique Rezende Psicólogo em Belo Horizonte

43 respostas

4 ABR 2023

Olá, Maria!
Cada caso é um caso (rsrs), mas ter uma recordação de momentos passados por si só, isoladamente, não me parece um problema. Afinal é algo que faz parte da vida dele e da construção de quem ele é hoje.
Você fala de uma insegurança e logo em seguida diz que não vem ao caso. Será mesmo que não vem ao caso? Não sei como é a sua relação com o seu marido, se ele demonstra de alguma forma que você precisa se preocupar ou não, afinal, você trouxe apenas alguns fragmentos da relação. Mas se existe uma insegurança da sua parte, talvez seja necessário olhar um pouco pra ela. E a psicoterapia é um ambiente seguro pra que você faça isso e compreenda o que ela (a insegurança) está tentando te comunicar, para que você possa se ajustar melhor e lidar de forma mais saudável com ela.
Além de olhar para a sua insegurança, é importante também que você seja sincera e aberta com seu esposo para falar como se sente. Novamente, não sei como é a relação de vocês, se existe ou não uma abertura para o diálogo e a exposição de sentimentos, mas expondo o que sente, talvez você possa possibilitar que ele também se expresse. Claro, se isso tudo que eu falei fizer algum sentido para a sua realidade.

Me coloco à disposição, caso queira meu auxílio!

Isa Laury Oliveira Psicólogo em Wenceslau Guimarães

10 respostas

4 ABR 2023

Olá Maria! Obrigado por perguntar. Um álbum de fotografia equivale a um grão de areia na praia. Um grão de areia não faz praia; um álbum de casamento não representa problemas. A história e a memória são elementos que precisam ser lidados com sabedoria pelas pessoas, não esquecidas. É normal guardar recordações da vida. A vida não se interrompe e começa de novo, é continuidade.
Não havendo outros aspectos relevantes, quanto a ele, tranquilize-se.
De outro lado, você não é insegura, está insegura. Isso sim deve ser trabalhado com um de nós, psicólogos. Você é única, rara, rica de possibilidades e potencialidades.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

4 ABR 2023

Olá, É normal que as pessoas guardem lembranças, ter um objeto do passado não quer dizer necessariamente que há um desejo de retorno ao passado. Como você mesma percebeu há uma insegurança em si mesma, é importante conversar com franqueza e expressar seus sentimentos e suas inseguranças em seu relacionamento para que isso não afete a dinâmica de vocês.

Luan Ricardo Santana Psicólogo em João Pessoa