A vontade passa?

Feita por >Lucas · 9 jun 2018 Psicologia clínica

Aquela vontade grande de fazer alguma coisa passa com o tempo? Eu tenho tipo um vício que gostaria de parar e sempre programo algum dia pra fazer essa coisa por uma última vez mas estou resistindo pois sei q vou fazer de novo, essa vontade vai passar?

A melhor resposta 11 JUN 2018

Boa noite Lucas! Esse tal vício muito provavelmente está ligado a uma seria de significados ou representações, e sendo assim acho difícil "marcar um dia para dar fim a ele" sem antes entender o que o motiva. Entendo que talvez não esteja claro para você o motivo de persistir nesse vício e por isso acredito que o auxilio de um psicólogo possa ajuda-lo a entender essa questão. Na psicoterapia você terá um espaço seguro e sigiloso para falar abertamente sobre seu vício.

Anônimo-341327 Psicólogo em Belo Horizonte

10 respostas

11 JUN 2018

Olá, Lucas! Me chamo Paulo Martins (Psicólogo em Recife-PE) - Como bem falou nossa colega Eliana Benedetti, precisas ser mais específico, até porque você pode utilizar um nome fictício ou anônimo, se preferir.

Etretanto, é necessário avaliarmos o grau de influência que esse vício tem sobre você, se isso prejudica sua saúde e relacionamentos, e traçar um caminho para juntos reduzir ou até sanar esse problema.

Em alguns casos se substitui o vício, que normalmente é prejudicial, por uma outra fonte de prazer que lhe traga benefícios.

Quanto à sua questão principal: "A vontade passa?" Depende do quanto você está disposto, pois essa vontade deve partir de você principalmente. O processo terapêutico irá te ajudar a compreender as motivações para tal "vontade", "repetição".

Estarei à sua disposição,

Paulo Martins
CRP 02/19840

Paulo Sérgio A. Martins Psicólogo em Recife

45 respostas

11 JUN 2018

Olá lucas, quando uma pessoa não consegue parar o pensamento de fazer algo mesmo percebendo que não está fazendo bem e quando para sofre abstinência e volta para o mesmo comportamento de consumo é porque já estabeleceu uma relação de depência e este comportamento está de certa forma causando um prazer para poder se livrar das tensões e dores em sua vida, por isso a resistência em parar. Primeiro precisa trabalhar numa psicoterapia o que está por trás deste consumo ou uso, porque dependência é uma doença mas você não é a doença e sim uma pesoa que está em sofrimento e precisa de ajuda. Para tratar primeiro é preciso aceita o problema. Espero ter ajudado. Á Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

10 JUN 2018

Olá Lucas. Sua pergunta está muito superficial, dificil entender essa "coisa" que você não consegue deixar de fazer. Por favor,retorne a perguntar e descreva melhor o seu vício. Você pode escrever como anônimo, se se sentir vulnerável. Abraço. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana