A meditação funciona? É boa?

Feita por >fabio · 3 dez 2017 Psicoterapias

Eu pesquisei um pouco mas não achei muita coisa. A maioria fala sobre espiritualidade e coisa do tipo e isso me deixa com um pé atrás. Mas eu vi muita gente falando que a meditação foi a melhor coisa que eles fizeram e esses relatos me deixo curioso. Eu to pensando em faze o curso vipassana mas preciso saber: A meditação ajuda o funcionamento do cérebro, a forma com a pessoa vê o mundo, ajuda a pessoa a fica mais calma?

A melhor resposta 5 DEZ 2017

Fábio, a meditação funciona para acalmar os pensamentos, reduzir o funcionamento do corpo e entrar num estado de serenidade. É muito útil para controle do estresse e da ansiedade.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

5 DEZ 2017

Bom dia Fabio.
A meditação como você já deve saber é um conjunto de técnicas de relaxamento e concentração que buscam treinar a focalização da atenção. Entretanto muitos outro benefícios são descritos por quem a pratica como melhoria em quadros de ansiedade, concentração, consciência, autodisciplina e equanimidade.
A assimilação que fazem com a espiritualidade, é devido ser uma prática CULTURAL ligada a religião budista, entretanto, a meditação por si só é absolutamente terapêutica.
Espero ter ajudado e lhe incentivo a se informar e praticá-la.
Grande abraços.
Isaac Melo

Isaac Bruno de Melo Silva Psicólogo em Fortaleza

20 respostas

4 DEZ 2017

Fabio, bom dia! Dentro da terapia congnitivo comportamental usamos a meditação para pacientes ansiosos, em todos os transtornos desse expecto, também para os casos de atenção focada. A meditação não precisa esyar vinculada a espiritualidade, existem muitos estudos clínicos comprovando sua eficácia. Espero te-lo ajudado, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

4 DEZ 2017

olá Fabio,

assim como a colega colocou a Mindfulness é usada para trabalhar ansiedade, depressão e até mesmo vícios. É importe que associe a meditação à pratica de terapia.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

4 DEZ 2017

Olá Fabio,
meditação é muito boa para o cérebro para o estresse, ansiedade mas deve ser acompanhada de terapia.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

4 DEZ 2017

Olá, Fábio.
Existem muitas pesquisas científicas que encontraram evidencias sobre os benefícios da meditação. A psicologia, sobretudo psicólogos que seguem as abordagens TCC e Terapia dos Esquemas, tem utilizado a Meditação Mindfulness como uma das técnicas para ajudar pessoas com problemas como a depressão, a ansiedade, o estresse, fobias, etc.

Mindfulness foi difundido por um biólogo americano, chamado John Kabat-Zin, que aprendeu inúmeras técnicas de meditação no Japão e no Tibete, retirou os conceitos e dogmas religiosos e levou aos EUA. Inicialmente, aplicou em pacientes com estresse e fez tanto sucesso que essa técnica passou a ser utilizado por psicólogos de diversos países. Há vídeos no YouTube sobre o Mindfulness. Vale a pena assistir e praticar meditação. Recomendo!!
Indico também que assista na Netflix o documentário chamado Altruism Revolution, que mostra os benefícios da meditação.
Atenciosamente,
Cecília Sakai
Psicóloga

Cecilia A. Sakai Psicólogo em Campinas